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Navegando por Assunto "Comunidades quilombolas"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação e doenças crônicas não transmissíveis em comunidades quilombolas
    (2021) VILHENA, Ivana Barbosa de; VALE, Pâmela Karoline Chagas; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398
    A presente pesquisa foi elaborada com a intenção de contribuir para o debate sobre a qualidade da alimentação dos povos quilombolas no Brasil com ênfase no estado do Pará. Seu principal objetivo é discutir seus fundamentos a partir de uma abordagem educativa interdisciplinar e crítica, que em nosso entendimento deve fazer parte da formação da vida de sujeitos voltados à construção de novos olhares no desenvolvimento das referidas situações problemas que fazem parte do dia a dia das pessoas em suas diferentes singularidades alimentícias e nutricionais. A prática de uma alimentação saudável para os povos de comunidades quilombolas é de suma importância para o processo das práxis alimentares que tem se configurado como um desafio e possibilidades de superação diante das dificuldades encontradas nesse meio diversificado. Nesse contexto, a pesquisa esteve focada, na alimentação, bem como sendo um direito da vida humana, em suas diversas fases biológicas e sociais, na qual buscou-­se descobrir as potencialidades das práticas alimentares que não se restringem apenas a uma alimentação saudável, mais em como e quais preposições o efeito da alimentação, que pode afetar a vida dos indivíduos. Para sustentar e aprofundar o assunto aqui proposto, trabalhou-­se com livros e artigos decorrentes de pesquisas bibliográficas, revistas especializadas e internet. A mesma revelou que uma formação especializada para esses povos de comunidades tradicionais é de suma importância para uma melhor qualidade de vida. Para isso, os currículos devem criar espaços de articulação dos diferentes saberes socioculturais produzidos pelos grupos sociais, levando em conta questões alimentares imprescindíveis para garantir uma qualidade de vida nutricional, adequada às especificidades de cada sujeito.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogo, conflito e jogos retóricos do poder no processo de regularização do território quilombola alto trombetas em Oriximiná (PA)
    (2022-03-22) MENDES, Raiana Siqueira; REIS, Glaucia Suzi Barbosa; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200
    O objetivo geral deste artigo é refletir sobre usos da noção de “diálogo”, como categoria nativa e analítica, no âmbito das reuniões em que se buscavam alternativas para compatibilizar o direito territorial das comunidades representadas pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Alto Trombetas II (ACRQAT) e o direito difuso ao meio ambiente, neste caso especificamente aplicado a duas Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Enquanto a ACRQAT pleiteava a titulação do território quilombola Alto Trombetas II, o ICMBio defendia a gestão da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Reserva Biológica do Rio Trombetas, no âmbito de um processo administrativo, (que teve sua abertura em 2004 junto ao Incra) perpassado pelo conflito decorrente da sobreposição territorial entre o território quilombola e as unidades de conservação. Buscamos compreender em que consiste o diálogo e em quais situações ele é acionado. Investigamos, ainda, se as características do processo de negociação sobre a regularização fundiária do território são, efetivamente, dialógicas. O trabalho pauta-se em observações realizadas por meio de trabalho de campo etnográfico entre 2015 e 2018, acrescidas de uma revisão bibliográfica das produções de autores clássicos e contemporâneos sobre o tema proposto, considerando a polissemia do termo “diálogo”, bem como pesquisa documental, com o fim de analisar os documentos emitidos durante o processo em questão, como memórias, relatórios, portarias, notas técnicas, atas de reuniões e outros. Deste modo, assim como ocorre nos processos de REURB que verificamos ao longo deste curso, a partir de processos distintos, o diálogo é parte fundamental para promover melhorias nas políticas de regularização fundiária, esperamos com este trabalho, poder contribuir com os debates, propondo também novas intervenções para a Rede Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí Moju-PA
    (2018-08-27) SENA, Viviane Caroline Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as principais estratégias de expor o que é ser quilombola, e se são postas em prática pelo corpo docente da instituição denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rildo Valadares, localizada na comunidade quilombola de Jacundaí, no município de Moju-PA. Ao se falar em Educação Quilombola, principalmente referente às comunidades rurais, muito se propôs para definir de forma introdutória o que de fato a Educação Quilombola representa, bem como a ancestralidade e os saberes territoriais do local em que a mesma está inserida. Portanto, é necessário lutar pela importância dessa forma de educação, compreendendo que sua implantação é fundamental para o currículo escolar da comunidade, através da junção tanto da ancestralidade como da cultura, porque muitas vezes o currículo atual está longe da realidade histórica e cultural destes alunos e alunas. Essa parceria entre dois saberes (cultura e ancestralidade) que se completam e se complementam estão no território como uma forma nova e muito envolvente, explanando de forma real e necessária a realidade existente e pouco mostrada dos territórios quilombolas. Culminou-se essa análise em como foi esse processo de aceitabilidade e as razões que antecederam essa inclusão do conhecimento do que realmente seria a implantação do currículo escolar quilombola na escola estudada. Analisou-se ainda como tal currículo ajuda na formação e no convívio social dos estudantes da comunidade quilombola analisada.
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