Navegando por Assunto "Comunidade ribeirinha"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do destino do lixo em uma escola do campo no município de Igarapé-Miri(2019-07-11) PENA, Raimunda Veronica Souza; ALMEIDA, Benedito de Brito; http://lattes.cnpq.br/8743522589588129; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215As questões ambientais tornaram-se mais intensas a partir de algumas crises ambientais vivenciadas pelo mundo. Isso fez com que muitos países se unissem para discutir o futuro das nações e assim surgiu a educação ambiental e com ela o conceito de desenvolvimento sustentável. Assim, inúmeras ações e projetos foram realizados pelo mundo, com o objetivo de conscientizar a população mundial para a importância do desenvolvimento sustentável. Atualmente, um dos principais problemas ambientais que enfrentamos é relacionado ao elevado volume de resíduos sólidos produzidos e descartados indevidamente na natureza, devido ao alto índice de consumo da população, tanto urbana, quanto rural. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar o destino dado ao lixo em uma escola do campo, pois consideramos que esta, é a principal auxiliadora da educação ambiental e tem um papel extremamente importante nesse processo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, através de um estudo de caso. realizou-se a aplicação de formulários para alunos dos anos finais do ensino fundamental e entrevista com os gestores e professores, além da observação, captação de imagens e caderno de anotações. Os resultados obtidos apontaram a destinação mais usada para os resíduos sólidos e orgânicos, os tipos de resíduos produzidos tanto nas dependências da escola, como nas comunidades onde os alunos estão inseridos, além do coeficiente de separação usado nas comunidades e a abordagem que a escola adota para trabalhar a problemática. Verificou-se que a escola produz diariamente uma quantidade considerada de lixo e a maioria é descartada indevidamente. Um dos principais motivos é que as ações da escola em relação a essa problemática são superficiais, os projetos são bem reduzidos e na maioria das vezes se restringem nas conversas informais com os alunos e familiares e cartazes espalhados por alguns espaços da escola. Além disso, a falta de políticas públicas é outro fator que contribui para a problemática, pois não há na comunidade nenhum tipo de ação do poder municipal ou estadual, que possibilite alternativas para os moradores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA(2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo etnobotânico da planta medicinal barbatimão nas comunidades rios Doce e da Prata, município de Abaetetuba, Pará(2019-09-03) SILVA, Marli Maués da; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487A utilização popular de plantas medicinais para o tratamento e cura de doenças é uma prática antiga na humanidade e seus usos está precisamente ligado a miscigenação das culturas, costumes e valores que são repassados entre as gerações. Nesse trabalho objetivou realizar um estudo etnobotânico da planta medicinal Barbatimão usada pelos moradores ribeirinhos das comunidades Rios Doce e Prata, município de Abaetetuba, Pará. A seleção dos colaboradores se deu através da metodologia “bola de neve”. Foram incluídos nessa pesquisa 61 participantes, sendo 58 do gênero feminino e três do masculino, todos alfabetizados, com faixa etária entre 33 e 99 anos de idade. Foi coletada e identificada a espécie Connarus perrottetti, a casca é a parte da planta mais utilizada para fazer chás, banho e garrafada, essas formulações são indicadas para infecção de útero, feridas na pele, câncer e corrimento vaginal, segundo os colaboradores os remédios caseiros não causam nenhum efeito indesejado e seu uso pode ser interno e externa. O barbatimão utilizado na fitoterapia dessas comunidades tem grande importância para a população, pois as formas de preparo e de usos desses remédios caseiros atendem as demandas desses moradores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre o uso e aplicações medicinais da mamorana (pachira aquatica aublet) em uma comunidade ribeirinha no Baixo Tocantins, Pará(2018-05-10) PANTOJA, Gracilene Ferreira; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215O presente artigo tratou de pesquisas realizadas em 2018, na Comunidade Ribeirinha São Lourenço-distrito Maiauatá, município de Igarapé-Miri, PA (Pará), o qual teve como objetivo principal: fazer levantamento sobre o uso e as aplicações medicinais da Mamorana (Pachira aquatica Aublet). A coleta de dados foi realizada no mês de Março, especificamente com onze (11) sujeitos de diferentes famílias que residem neste local. Estes foram escolhidos aleatoriamente tendo como referência as pessoas mais longevas da comunidade, as quais aceitaram participar da pesquisa assinando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Durante as entrevistas utilizou-se como auxílio um roteiro contendo oito (08) perguntas norteadoras sobre a temática e assim foram obtidas informações a respeito do perfil pessoal dos informantes, indicações ou uso da planta, a parte utilizada, modo de preparo, dosagem e herança do conhecimento a respeito desta. Para realizar a herborização e identificação taxonômica da planta, foram coletados três (03) ramos com folhas e flores às margens do lócus de pesquisa, os quais foram armazenados em um saco plástico umedecido por dentro e levados até o Instituto Federal do Pará (IFPA)-Campus Abaetetuba, onde foram prensados, secos e incorporados ao herbário. Os dados obtidos neste estudo foram analisados e interpretados de maneira quantitativa por meio de ferramentas como gráficos e qualitativa a partir das narrativas. Com os resultados foi possível constatar nove (09) tipos diferentes de indicações e/ou usos da Pachira aquatica Aublet pelas famílias do rio São Lourenço, as quais são oriundas de quatro (04) comunidades distintas (Maiauatá, Rio das flores, Cutininga e Guajará de Beja), possuindo uma memória cultural ainda viva em relação à planta medicinal, mas de certa forma invisibilizada, carecendo de estudos etnobotânicos mais amplos que visem documentar o vasto conhecimento que ainda possuem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta medicinal, saberes e etnoconhecimentos no cuidado da saúde na comunidade ribeirinha "Menino Deus" Rio Anapú/ IG - Mirí/PA(2020-12-15) SANTOS, Maria da Conceição Miranda dos; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429; https://orcid.org/0000-0001-7867-2518Este Plano de Ação resulta da construção coletiva junto à comunidade Menino Deus do Rio Anapu, município de Igarapé - Mirí (PA), apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da UFPA. Este tem como objetivo construir uma horta medicinal comunitária, voltada à produção familiar para valorização dos conhecimentos tradicionais e fortalecimento da identidade sociocultural da localidade. A construção desse plano aconteceu em trabalho orientado pela pesquisa-acão, na qual obteve-se dados levantados durante os Tempos Comunidades (TC) do curso de Etnodesenvolvimento em atividades produzidas junto ao coletivo de pertença da agricultura familiar em dialogo com as mulheres da comunidade. No decorrer das atividades e entrevistas realizadas junto ao coletivo, os dados demostraram que o uso das plantas medicinais faz-se presente, porém nos dias atuais são poucas famílias que praticam o cultivo das plantas que curam. Portanto, esse plano visa fortalecer a comunidade para o cultivo consistente dessas ervas, em atenção especial aos cuidados básicos de saúde através do uso de plantas acessíveis à comunidade como resistência na manutenção de valores dos povos e das populações no atributo da valorização dos conhecimentos tradicionais. Espera-se que a implementação da horta medicinal comunitária constitua um ambiente educacional saudável por meio de uma riqueza imensurável de conhecimentos, saberes e benefícios desenvolvidos pelas mulheres em sistemas orgânicos com ações coletivas colaborativas. Nesses termos, este plano será orientado pela vivência através do diálogo intercultural dos saberes, crenças, conhecimentos e práticas da comunidade, que possibilitem construir aprendizagens a partir das vivências da comunidade, na qualidade de ensino diferenciado e especializado favorável a etnoeducação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de implantação de fossa biodigestora adaptada para ambiente de várzea para a sede do projeto social Sorrisos do Rio(2023-12-22) PINA, Camila Silva; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660Este documento apresenta uma proposta para a implementação de um sistema de biodigestor adaptado em um ambiente de várzea para a sede do projeto social Sorrisos dos Rios. O projeto tem como objetivo fornecer serviços básicos de saúde para comunidades ribeirinhas vulneráveis na região metropolitana de Belém, Pará, Brasil. A proposta destaca os desafios enfrentados no estado do Pará em relação aos serviços de saúde pública e saneamento básico em áreas remotas. Ele enfatiza a importância de soluções sustentáveis e introduz o conceito de um sistema de biodigestor, que pode tratar efluentes e contribuir para a preservação ambiental. O documento discute a metodologia do projeto, incluindo visitas técnicas, coleta de dados e a intervenção proposta. Também apresenta estudos de caso bem-sucedidos de implementações de biodigestores em áreas rurais no Brasil. O documento conclui enfatizando o potencial do sistema de biodigestor para melhorar a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e sugere trabalhos futuros para expandir a implementação dessas tecnologias em áreas rurais.