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Navegando por Assunto "Comunidade carcerária"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário
    (2016) GOMES, Lisnéa de Oliveira; BARROS, Diego Bil Silva; http://lattes.cnpq.br/1428563012039721
    A biblioteconomia como fonte disseminadora da informação, e orientadora educacional no trabalho de reeducação e ressocialização da comunidade intramuros, visa contribuir para uma participação mais ativa das práticas sociais biblioteconômicas aos usuários de bibliotecas prisionais. O presente estudo têm como objetivo geral, a perspectiva de poder ampliar a atuação do profissional bibliotecário ao contexto social, com fins de minimizar a sensação de isolamento, e o a ociosidade dessa comunidade tão excluída do acesso a informação, e cerceada na sua liberdade e, em seus direitos como cidadão. Reconhecer o que as leis asseguram a todos sem quaisquer distinções de classe, raça, origem, religião, dentre outros, o acesso as oportunidades de ensino e a qualificação profissional. Demonstrar aos profissionais da informação que existem vários campos diferenciados de atuação, e os quais requer capacitação especializada de acordo com o ambiente e o tipo especifico de usuários. Como metodologia adotou-se características descritivas com observações e coleta de dados através de questionários, com perguntas semiestruturadas aos sujeitos objetos em questão. Anteriormente foram realizados levantamentos das literaturas na área de biblioteconomia e correlatas. A sociedade e os governos devem repensar os modelos de aprisionamento existentes, pois, somente têm contribuído para o descontrole populacional do sistema prisional sucateado, e que não funciona como processo de ressocializar, porém, apenas de punição, isolamento do convívio social. Deveria haver mais investimento na prevenção, em políticas socioeducativas, oportunizar o indivíduo ao mercado de trabalho, através da qualificação, educação, melhorias salariais, dentre outros. As bibliotecas integradas a atuação do bibliotecário desempenhando papeis, como as já utilizadas práticas de leituras no cárcere têm sido de grande valia, principalmente no combate a baixa autoestima, pois, de acordo com relatos dos profissionais da educação prejudicam no aprendizado e desempenho das presidiarias em quaisquer situações que estejam envolvidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dimensão ressocializadora da leitura no contexto da remição de pena: uma análise sobre os projetos de leitura desenvolvidos nas penitenciárias do Estado do Pará
    (2018-01-26) MONTEIRO, Mariana Martins; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046
    Este trabalho discorre sobre a importância da leitura como remição de pena dentro das penitenciárias. Apresenta a importância da leitura no âmbito da biblioteca prisional, como uma das principais ferramentas para a ressocialização do apenado por meio da leitura. Tem como objetivo levantar e avaliar os projetos desenvolvidos que auxiliam na ressocialização dos detentos, utilizando a leitura para remição de pena. A metodologia baseou numa pesquisa aplicada, caracterizando-se a forma de abordagem do problema de maneira quanti-qualitativa, ao objeto como pesquisa exploratória, ao método no qual a forma de abordagem é problemática e o método relacionado ao procedimento foi histórico. Sobre o procedimento técnico foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental. Os materiais informacionais utilizados foram artigos, livros, legislações, jurisprudência, dissertações etc. Como resultado da discussão levantada, observou-se a importância dos projetos de leitura dentro das penitenciárias do Estado e do país, assim como a implantação das bibliotecas dentro do cárcere, junto com a interdisciplinaridade dos profissionais atuantes dentro da prisão.
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