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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da qualidade da água em municípios afetados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte
    (2023-10-04) RODRIGUES, Madson Andrey Pereira; SOUSA, Aline Andrade de; http://lattes.cnpq.br/5581585210022226; https://orcid.org/0000-0002-7848-3618
    A água é indispensável para todos os seres vivos, além de ser a base dos ecossistemas, torna-se uma fonte que em breve se extinguirá se for utilizada de forma irracional e insustentável. Megaprojetos energéticos como Belo Monte apresentam desafios previsíveis, como aumento populacional, perda de biodiversidade e mudanças na qualidade da água. O despejo de esgoto não tratado no Rio Xingu representa uma ameaça à qualidade da água, acarretando uma série de problemas que afetam não só o meio ambiente, mas também a saúde pública e a economia local. Portanto, a avaliação bacteriológica da água desempenha um papel essencial na prevenção de doenças transmitidas pela água. Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água do Rio Xingu, em três municípios: Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Para isso foram analisados alguns parâmetros limnológicos, como: Potencial de Hidrogênio (pH), Turbidez, Temperatura da água e condutividade elétrica; E para parâmetros microbiológicos: Escherichia coli e coliformes totais. Na análise dos parâmetros físico-químicos, em todos os pontos, os dados obtidos estiveram dentro dos limites estabelecidos pela resolução do CONAMA, para águas doces classe 2. Entretanto, os aspectos microbiológicos para coliformes totais e E. coli estão fora dos parâmetros considerados aceitáveis pelo CONAMA nº. 357/2005. Desta forma, a instalação da hidrelétrica revelou uma realidade preocupante em relação à qualidade da água nas áreas sob influência direta deste grande projeto, destacando a urgência de ações efetivas para melhorar a infraestrutura de saneamento básico, reduzir a poluição das águas e proteger a saúde dos à população que depende desses recursos hídricos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Monitoramento da qualidade da água, saneamento e higiene em escolas públicas de Bragança, Pará
    (2022-06-29) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186
    Água potável, saneamento e higiene são imprescindíveis para a manutenção da saúde e bem-estar da população humana. Uma vez que saúde, higiene e aprendizado são interconectados, as escolas são ambientes que precisam de especial atenção no tocante à qualidade da água, higiene e saneamento. No entanto, no Brasil, muitas escolas não dispõem de acesso à água potável ou sistema de saneamento básico, o que é mais crítico na região Norte onde apenas 55% da população utiliza água potável e somente 10% dos efluentes são conectados à rede de esgotos, geralmente sem tratamento, podendo contaminar a água de consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo monitorar a qualidade água e aspectos higiênico-sanitários de escolas públicas de Bragança, Pará. Ao longo de dois anos foram avaliadas a qualidade da água e aspectos higiênico-sanitários em 16 escolas do município. Os resultados mostraram que, na maioria das escolas, a comunidade escolar consumiu água não potável em algum período avaliado pois, das 144 amostras analisadas, 45,8% (N = 66) apresentaram coliformes totais e termotolerantes em concentrações que variaram de 3,0 a >1100 NPM/100 ml. Também foi identificado que 56,7% das amostras excederam o limite de 5,0 uT, estabelecido como aceitável para a água potável pelo Ministério da Saúde. No tocante às condições higiênico-sanitárias, foram identificados problemas como: ausência de manutenção nos banheiros, lixo acumulado nos terrenos de escolas e ausência no tratamento de água e esgoto, sendo este último despejado, predominantemente, nas ruas. Tais resultados mostram que os gestores escolares devem pleitear, junto às autoridades competentes, melhoria na infraestrutura das escolas, tratamento da água de consumo, bem como desenvolver atividades de educação sanitária com a comunidade escolar. Considerando tais aspectos, foi entregue aos gestores escolares a cartilha desenvolvida no início do programa de monitoramento nas escolas, que contém orientações quanto ao tratamento da água, e cuidados relativos aos aspectos higiênico-sanitários. Todas estas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade da água de consumo e as condições higiênico-sanitárias das escolas de forma que estas sejam um ambiente salubre que proporcionem o bem-estar da comunidade escolar.
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