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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo Devir: as afecções de uma mãetriz e palhaça
    (2021-03-11) CRUZ, Paula Adrianna Barros da; MELO, Priscila Romana Moraes de; http://lattes.cnpq.br/1710377749388056; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241
    Este é um processo criativo em arte. Ele nasce em um movimento de observação das afecções atravessadas em meu corpo, a partir, da maternidade e da minha vida que permeia a Universidade e o Teatro. Em uma dialética com meu SER e com pensadores da Linguagem Teatral como Augusto Boal (1931-2009) e Antonin Artaud ( 1896-1948) que são minha "rede de apoio" no pensar a cena do meu corpo e fazer a cena com o Teatro e a educação. E, em consonância com a trajetória deste corpo ao encontro e descoberta do Si, encontro com os pensadores Gilles Deleuze (1925-1975) e Benedicto de Espinosa (1632-1677) sobre os estados de afecção destes corpos EU: mãe, atriz e palhaça. Desse modo, descobrindo a ação na escrita e nas mídias da vida corpo eu que existe. O objetivo desta pesquisa é relatar minha vivência materna em formatos de cartas, onde se inicia um novo ciclo de construção sobre mim, pela pessoa que fui, que sou e das relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. O método utilizado surgiu a partir do encontro que tive com a primeira gestação, pois a relação da maternidade a linguagem teatral, juntamente com a necessidade de envolver o “Corpo em Construção” em pesquisa que pudesse contribuir nas relações dos estados de afecções do meu corpo com o mundo. Os materias utilizados foram cartas e vídeos, nos quais são a concretização do meu desejo de formar-me educadora sobre a condição humana que o Teatro há séculos se expressa e vive. A demonstração da vivência retrata o corpo/materno com a palhaçaria, no qual foi construído através de cenas e cartas, proporcionando encontros com outros corpos, permitindo afeccionar com Teatro. As sensações e experiências do corpo em construção que sou “eu”, paralelo aos pensadores e fazedores dessa arte, reforça o decurso do Corpo/Devir, no qual enfatiza que sou como uma criança recém-nascida que desde o primeiro momento da sua geração vai recebendo os estímulos externos e vai dando “luz” as suas sinapses. Considerando as devidas aproximações da minha vivência materna em formatos de cartas, narrei a construção sobre mim, mais especificamente as relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. Concluir que o Corpo faz parte do nosso cotidiano e a maternidade se torna um mundo a partir do momento que descubro que um ser cresce dentro de mim. Fortificando a verdadeira natureza do “Corpo em Construção” em conjunto com as partes vivas que construir.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula
    (2022-12-02) SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178; https://orcid.org/0000-0002-6918-3605
    O presente trabalho visa analisar 4 jogos/exercícios de palhaçaria que considero de extrema importância para minha formação artística, assim como suas possíveis utilizações em sala de aula. Compreendendo e catalogando as vivências pessoais que obtive no meu fazer artístico no período de 2014 a 2022, venho abordar os espaços e os formadores que tive a oportunidade de conhecer ao longo deste processo, também suas influências para a minha pesquisa sobre o descobrimento do Palhaço e sua ação dentro da sala de aula. Levando em consideração minha formação acadêmica, assim como, os espaços por onde ocupei meu fazer artístico, sigo com a catalogação dessas vivências. Essa pesquisa tem a intensão de se tornar uma forma possível, em trazer a compreensão para outros artistas, que também tenham passado por uma experiência semelhante de construção de um arcabouço de jogos/exercícios teatrais que possam ser utilizados por outros educadores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vai Trabalhar Palhaço: a trajetória de um palhaço – artista – professor
    (2022-06-28) SANTOS, André Luiz Reis dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: “VAI TRABALHAR PALHAÇO: a trajetória de um palhaço – artista – professor”, no qual são trazidas memórias, marcas do acaso, encantamentos, desilusões e descobertas que constroem a trajetória de um palhaço – artista – professor. A partir da exposição sobre o riso, a importância deste para a formação do palhaço e o aperfeiçoamento desta arte com o conhecimento teórico/empírico, este trabalho tem por objetivo principal descrever a formação de um palhaço que se moldou por amor à arte e que hoje se aperfeiçoa para ensinar a técnicas do fazer rir. Deste modo, apresenta-se a história do Tio Padreco que tem por trás do nariz do palhaço o artista André Reis, que aqui se apresenta. Assim, a partir de um estudo de caso, exponho a maneira com a qual me desenvolvi pessoalmente com o intuito de exercer a minha verdadeira vocação – ser palhaço e artista. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi pesquisa bibliografia com intuito de buscar referências sobre a origem do riso, principal objetivo do exercício de palhaço, arrancar uma alegria de quem o observa. A pesquisa bibliográfica também irá enriquecer a exposição do palhaço, porém a profundidade do tema será realizado através de um estudo de caso, no qual através da história vivenciada pelo palhaço Tio Padreco, há a representação e ressignificação do simples ato de ser um palhaço, desfigurado de técnicas rebuscadas, que se liga estritamente pela síntese do amor à arte do fazer entre o ser artístico e a plateia.
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