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Navegando por Assunto "Cidadania"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Aspecto social do acesso e difusão do documento de arquivo para a promoção da cidadania
    (2022-05-10) SILVA, Gisele Lima e; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    A pesquisa objetivou identificar elementos que evidenciam o aspecto social da Arquivologia e Difusão do Documento de Arquivo e seu papel essencial na promoção da cidadania no Brasil por meio do acesso à informação. As reflexões em torno dos temas abordados buscam demonstrar a necessidade do profissional se atualizar frente às novas demandas e necessidades informacionais da sociedade. Com base no objetivo exposto, optou-se pela pesquisa bibliográfica em documentos das áreas envolvidas na pesquisa; de modo a identificar a interdisciplinaridade dos temas estudados, e entender a importância da adaptação da Arquivística ao contexto social no qual está inserida, a fim de atender a todos os seus usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões sobre as concepções adotadas nas escolas e a perspectiva para uma formação crítica e cidadã
    (2022-04-18) SARRAF, Daciene Corrêa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    O artigo apresenta reflexões acerca da avaliação da aprendizagem praticada na sala de aula da escola básica a partir da literatura disponível. Para tanto elegemos as seguintes questões: Que concepções orientam avaliação da aprendizagem na sala de aula da escola básica? Como avaliar para uma formação crítica e cidadã? O que deve se priorizar no processo de avaliação que corrobore ao desenvolvimento da cidadania? O estudo caracteriza-se como bibliográfico de abordagem qualitativa e conta com a contribuição de escritos de autores como Tyler (1979), Libâneo (1994), Depresbiteris (1997), Haydt (1995), Saul (2010), Hoffmann (2001, 2008, 2012), Luckesi (2003) e outros. A análise releva que na escola básica ainda se privilegia uma a avaliação da aprendizagem pautada nas perspectivas classificatória e quantitativa. Isso significa que a avaliação volta-se para julgar, medir em vista de obtenção de resultados em avaliações externas. O desafio das escolas e seus docentes para reverter essa lógica perpassam por reflexões críticas acerca de ações e práticas pedagógica e metodológica adotadas. Conclui-se que para promover uma avaliação da aprendizagem que valorize os aspectos qualitativos faz-se necessário adotar procedimentos didáticos pautados em práticas mediadora e dialética, sob orientação de concepções como a diagnóstica, contínua, formativa e emancipatória, enquanto instrumentos para o desenvolvimento da cidadania.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã em uma escola de ensino fundamental do município de Breves-PA
    (2019-08-14) SILVA, Anne de Oliveira da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Especialização objetivou analisar a construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã no espaço de uma escola pública de Ensino Fundamental (séries finais) no município em Breves/PA, no período de 2014-2018. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como uma escola de ensino fundamental (séries finais) no município de Breves-PA contribui em termos teóricos e práticos na construção da cidadania de seus alunos a partir da disciplina Educação Cidadã? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como os professores da escola em estudo estão trabalhando o tema cidadania de modo a proporcionar aos alunos condições de se posicionarem de forma crítica e participativa na comunidade em que vivem? Quais os conteúdos e práticas estão sendo priorizados na implementação da disciplina Educação e Cidadã? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental Miguel Bitar, localizada na zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados 04 (quatro) professores que ministram a disciplina Educação Cidadã. Também foi realizado a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo oficial da disciplina Educação Cidadã. Os resultados da pesquisa apontam que a escola e professores trabalham de forma significativa a disciplina, contribuindo de maneira positiva na construção cidadã de seus educandos. No entanto, o currículo da disciplina Educação Cidadã precisa de uma reformulação, que esteja adequada à realidade marajoara.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Craque para o futuro: políticas sociais, educação e esporte em Soure-Pará-Brasil
    (2022-08-08) CONCEIÇÃO, Marcos Adrian Macêdo; RAMIRES NETO, Carmelino Antônio; http://lattes.cnpq.br/3375528919058124; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso buscou compreender a relevância do projeto “Craque do futuro”, como ação social esportiva para crianças e jovens sediadas na região do Marajó Oriental, município de Soure-Pará, bem como investigar-se este cumpre os objetivos propostos, com base nos estudos aprendidos no ensino da Geografia Humana. Procurou identificar ainda se há contradições entre os fatos e verificar quais as relevâncias que este projeto traz na percepção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas coletas de informações com todos os envolvidos no projeto e os dados foram analisados mediante a definição de categorias. Os principais elementos teóricos estavam envolvidos na concepção do Direito Social e Legislação Social, presente na obra de Leonice Aparecida de Fátima Alves, “(...)”. Ela foi estudada para dialogar com o referencial teórico, sobre os dados empíricos e o contexto deste trabalho. Conclui-se que o projeto social esportivo tem boas intenções, porém, os objetivos, efetivamente, não são alcançados como seus idealizadores apontam. Há relevância para essas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do bem-estar físico e social momentâneo ao invés da inclusão social e promoção da cidadania dos participantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos
    (2018-10-01) FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219
    Este artigo é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso que tinha como foco práticas educativas do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Viseu-Pará, cujo objetivo consistiu em analisar as ações educativas desenvolvidas pelo CRAS de Viseu, com os idosos, focando a relação entre estas e a valorização do idoso e sua qualidade de vida como direito de cidadania. E quanto a problemática desta pesquisa, configuramos uma questão que pode ser traduzida na seguinte indagação: Como se configuram as práticas educativas do CRAS de Viseu-Pará voltadas para idosos, tendo em vista a valorização deles e sua qualidade de vida? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas, que resultou em asserções que caracterizam o CRAS como um espaço de educação não formal que desenvolve ações socioeducativas voltadas para diferentes públicos, embora neste trabalho nos voltemos para os idosos, sendo assim a pesquisa mostra que são desenvolvidas várias práticas educativas que convergem para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, numa perspectiva em que essas pessoas são vistas como cidadãs. Portanto o trabalho representa uma construção que pode contribuir para problematizarmos pensamentos e atitudes que minimizam a cidadania dos idosos, assim como sinaliza um trabalho que pode servir de estímulos para outras propostas, inclusive para serem trabalhadas na escola no sentido de educar as novas gerações para respeitarem e valorizarem os idosos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Poços artesianos: fonte de água para melhoria das condições de vida na comunidade São Sebastião Canta Galo, Resex Mapuá, município de Breves-PA
    (2019-07-04) SANTOS, Josiel Moraes dos; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    O presente Trabalho de Curso (TCC) é uma proposta de Projeto de Intervenção a ser implementado na Comunidade São Sebastiao Canta Galo, a qual pertenço. Esse modelo de TCC é uma exigência do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, que prevê a formação de agentes de desenvolvimento locais capazes de elaborar e ajudar a executar propostas que venham ao encontro do atendimento das necessidades das comunidades de origem dos estudantes o que traz o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Pretende-se viabilizar o acesso a água potável às famílias para diminuir o risco de doenças transmitidas através do uso de água de má qualidade e possibilitar meios para a diversificação do cultivo de plantações. Para tanto, ocorrerão reuniões e ações com as famílias, a associação comunitária e órgãos da prefeitura que atuarão como parceiros no projeto. Com isso, busca-se melhorar as condições de vida das famílias e a garantia da igualdade de direitos enquanto povos e comunidades tradicionais.
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