Navegando por Assunto "Children's literature"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari(2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura no livro didático(2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental(2019-09-03) ROCHA, Keise Barbosa; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412; https://orcid.org/0000-0001-5462-0668O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura indigena infanto juvenil como forma de valorização da cultura original nativa nas diretrizes da BNCC(2022-11-16) BAHIA, Thaina Ferreira Gomes; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Esta pesquisa tem como tema a forma como a Literatura Indígena é colocada na BNCC, buscando refletir como a valorização da Cultura indígena se dá na realidade das escolas e quais as suas implicações para a formação de crianças e jovens leitores, mais precisamente quando falamos da cultura indígena. Para além disso, essa discussão lança o olhar sobre literatura geral, literatura infantil, literatura de resistência e literatura indígena. Nesta perspectiva, objetivo geral é analisar as influências da literatura na formação dos sujeitos e na valorização da sua própria cultura. Os objetivos específicos são compreender a cultura pelo olhar de autores indígenas que ressignificam o papel do índio frente as publicações da época da colonização, expor a pluralidade de literaturas disponíveis para a formação de leitores nas mais diversas realidades do país, investigar como a BNCC retrata a literatura na perspectiva da realidade da cultura indígena e empregar propostas que podem ser geradas em torno da temática para o ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa é composto por documentos oficiais como a Constituição Federal, a BNCC, os PCN’s e autores como Gallo (2017), Marchelli (2017), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Eagleton Terry (2003), Alfredo Bosi (2002), Hunt (2010), Vangri Kaingáng (2017), Dorrico (2018), Danner (2018), Correia(2018), e Danner (2018).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) SANTOS, Wellington Nunes dos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista(2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Literatura infantil: alfabetização e letramento(2014) AMORIM, Vera Lúcia da Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Literatura Infantil: Alfabetização e Letramento e foi realizado na Escola de Ensino Fundamental “São Francisco Xavier”, busca responder ao problema de como a Literatura Infantil pode contribuir no Processo de Leitura dos alunos das turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental desta instituição de ensino, verificando de que maneira os professores trabalham o processo ensino aprendizagem da escrita e leitura, tendo como teóricos Magda Soares, Isabel Solé, Juracy Assmann Saraiva, entre outros. Percebemos ao longo da pesquisa que os professores têm conhecimento da importância da prática literária nas aulas. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que a literatura deve estar presente desde cedo na vivência dos alunos, facilitando assim, a prática da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Mundo fantástico da literatura infantil: a importância do incentivo à leitura na infância para formação de futuros leitores.(2023-01-06) CRUZ, Marcia Mônica Bomfim; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Tem como objetivo analisar de que maneira o mundo fantástico da literatura infantil pode contribuir para a formação de futuros leitores. Apresenta metodologia com abordagem qualitativa de característica exploratória. Mostra os benefícios que a literatura infantil traz para a infância e o quanto ela ajuda a criança a crescer como um adulto pensante capaz de questionar e compreender a realidade na qual está inserida. Aponta o papel do bibliotecário mediador de leitura e formador de leitores, junto ao usuário infantil, visando despertar a curiosidade, o prazer e o interesse pela leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula(2018-08-17) MENDES, Lúcia do Socorro de Castro; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268O presente trabalho, que tem como tema “a prática da leitura por meio da literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior com o gênero fábula: Percepções discentes”, teve como objetivo analisar, a partir das opiniões da docente e dos discentes de uma turma de sexto ano, a contribuição da literatura infantojuvenil no desenvolvimento de habilidades de leitura na formação crítica e cidadã do aluno nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Pautou-se no procedimento metodológico estudo de caso com pesquisa quali/quanti descritiva, a qual foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio da zona Urbana, com 19 alunos do 6º ano do ensino fundamental da turma: “A”, do turno da manhã, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, por meio do gênero fábula e produção de texto para promover o contato da turma com a literatura infantojuvenil e a posteriori aplicados questionários com perguntas abertas sobre leitura, ensino de leitura e literatura infantojuvenil a fim de coletar opiniões sobre como os alunos percebem essa relação na educação básica. Para tanto, a fim de fundamentar esta pesquisa no que concerne ao ensino da leitura e da escrita através da literatura Infantojuvenil, nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental maior, foram estudados vários teóricos que discutem essa temática, sobre ensino da leitura tais como: Dolz (2004), Fernandes (2007), Freire (2008), GIL (2002), Lajolo, & Zilberman (1996), Lakatos & Marconi, (2010), Lima & Rosa (2012), Zilberman & Silva, (2008). Cagliari (2009). O interesse por essa pesquisa surgiu a partir da observação e da necessidade de oferecer um ensino de leitura diferenciado, utilizando a literatura Infantojuvenil nas aulas de Língua Portuguesa, visando despertar nos alunos a imaginação, curiosidade, criação, emoções, sentimentos, participação e a formação de leitores/escritores críticos e competentes. Nesse sentido, pode-se dizer que, através do resultado obtido, a leitura ocupa na escola um lugar privilegiado, sendo imprescindível na vida do ser humano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Poema e poesia através da literatura infantil(2018-07-09) SANTOS, Josiane Cardoso dos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado desenvolver a formação de leitores/escritores competentes, uma vez que é estimulado o desenvolvimento da imaginação infantil, fazendo do sujeito alguém crítico e envolvido com o ato de interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar o contexto no qual está inserido; o objetivo desse trabalho é mostrar a importância bem como as diferenças entre o poema e a poesia na literatura infantil, expondo as concepções de estudiosos a respeito da poesia e do poema, fazendo uma reflexão acerca da importância da linguagem poética bem como sua estrutura. Justifica-se a mediação do texto poético como fator de suma importância para o imaginário da criança, dessa forma, faz-se necessário apresentar exemplos e analises de poemas de cunho destinado ao publico infantil com temáticas ligadas ao seu cotidiano fazendo uso de uma linguagem acessível a sua condição de criança em fase de aprendizagem.