Navegando por Assunto "Cartography"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do geoprocessamento na elaboração e revisão de planos diretores na região imediata de Belém – PA(2022-07-06) BARROS, Ester Naiana Rodrigues; MARTINS, Natascha Morganna de Carvalho Maia; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390O plano diretor é um documento obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes e é essencial para o planejamento urbano, conforme as disposições da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade. A partir disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicação do geoprocessamento na elaboração e na revisão de planos diretores na Região Imediata (RI) de Belém, estado do Pará, Brasil, destacando que RI são agrupamentos de municípios que tem como principal referências a rede urbana e possuem um centro urbano local como base, mediante a análise do IBGE. O seguinte estudo iniciou-se de levantamento bibliográfico sobre a problemática e levantamento documental-cartográfico. Especificamente, fez-se uma análise com maior detalhe para 4 (quatro) municípios de pequeno ou médio porte populacional, todos eles no interior do estado e fora da Região Metropolitana de Belém (RMB): Acará, Barcarena, Bujaru e Concórdia do Pará. Apenas um município da RI não possui plano diretor, e em outro o plano apesar de elaborado encontra-se em vias de aprovação pelo poder legislativo. Porém, a ausência de atualização dos planos na maioria dos municípios permite se compreender as dificuldades técnicas – associadas a fatores políticos – para o cumprimento do planejamento municipal e urbano pelas prefeituras municipais, no prazo estabelecido por lei (10 anos). Notou-se para os estudos de caso a deficiência técnica e profissional que permeia o uso do geoprocessamento pelas equipes envolvidas na elaboração e revisão dos planos diretores, tanto no diagnóstico como nos anexos das leis de aprovação, o que inclui a confecção dos mapas. O estudo concluiu a partir da realidade em análise a necessidade de capacitação de profissionais da área atuando no planejamento e gestão pública.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Biopirataria e contrabando da biodiversidade amazônica: a cartografia dos crimes ambientais no Estado do Pará(2022-09-30) AVIZ, Anderson da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa busca tratar dos crimes de biopirataria e contrabando que ocorrem no território do Estado do Pará. Localizado na região norte, o estado é um dos muitos que compõem a Amazônia brasileira. Detentor de uma rica biodiversidade e conhecimentos tradicionais dentro de seus limites políticos territoriais, o estado foi e continua sendo alvo de crimes de biopirataria e contrabando desde a sua colonização pelos portugueses. Delitos como a biopirataria e o contrabando de espécies vegetais ou animais possuem um valor alto no comércio paralelo, tendo assim impactos não somente na economia, mas também nos aspectos culturais dos povos que têm sua subsistência, religião e cultura ligada ao extrativismo e a biodiversidade da floresta. Trazemos então como objetivo geral a espacialização dos crimes que ocorrem no estado, dentro de um recorte temporal de dez anos. A pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa documental e da cartografia digital, afim de visualizar espacialmente os municípios onde se incidiam os crimes. Em uma análise de 2012 a 2021, os 144 municípios do estado do Pará foram analisados e tiveram suas autuações representados em forma de mapas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relevância da cartografia como recurso ao desenvolvimento da educação geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem pedagógica(2023-12-27) MACIEL, Maria de Nazaré dos Santos; DUARTE, Edinaldo Lobato; http://lattes.cnpq.br/0094743148865467O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a relevância da Cartografia nas séries para o ensino de geografia no ensino fundamental, a partir de abordagens pedagógicas que valorize o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseando-se no método descritivo-explicativo, realizou-se um levantamento, por meio das bases de dados virtuais: Brasil ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no portal periódico da CAPES.Uma análise comparativa dos artigos revela que eles têm em comum a preocupação em promover uma aprendizagem significativa da geografia, que leve em conta as vivências, os saberes e as demandas dos estudantes e das comunidades onde estão inseridos. Nesse sentido, a Cartografia é vista como uma ferramenta que possibilita a leitura, a interpretação e a representação do espaço geográfico, bem como a participação social e política dos sujeitos.