Navegando por Assunto "Bullying"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem(2021-11-27) QUARESMA, Maria Cristina de Almeida; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA(2019-12-09) SOUZA, Yan Luis Lima de; FERREIRA, Gicele Brito; http://lattes.cnpq.br/6661841357160170; https://orcid.org/0000-0002-8815-3145O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o bullying no ambiente escolar, e apresentar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA, visando diagnosticar a incidência ou não de casos de bullying na escola. A motivação inicial em abordar o tema se deu pela carência de produções acadêmicas acerca do bullying na região marajoara, e pela preocupação em relação aos relatos sobre violência entre alunos dentro do ambiente escolar no município de Melgaço/PA. Para fundamentar teoricamente este trabalho, Ariès (1981); Rizinni e Pilotti (2011), foram utilizados para balizar a história da criança; para caracterizar o bullying a partir de uma visão multifocal e primando por autores nacionais, foram utilizados, Silva (2015); Gomes e Sanzovo (2013); Lopes Neto (2005); Maldonado (2011); Fante (2015), ainda alguns pesquisadores internacionais, como Olweus (1997); Rigby (2019) e Koo (2007). A pesquisa aplicada à referida escola, teve fins descritivos, e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário, com o corpo docente e técnico- administrativo; e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os resultados da pesquisa apontam a incidência de casos de bullying entre alunos nos anos de 2018 e 2019, principalmente na forma verbal e em grafites depreciativos nos banheiros, além disso, constatasse ainda a ausência de projetos e ações voltadas ao combate e prevenção ao bullying na escola, o que pode ser muito prejudicial para aqueles que são vitimizado pelo bullying.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifestações de bullying em uma escola pública do ensino fundamental: uma análise pertinente(2023-12-14) MATOS, Rita de Cássia Santana de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas comportamentais de estudantes de uma escola pública municipal e se essas caracterizam-se ou não como bullying. Partindo dos seguintes questionamentos: quando as práticas comportamentais da adolescência tornam-se violência na forma de bullying? Quais são os impactos desse fenômeno na vida dos sujeitos envolvidos? A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir da pesquisa de campo e da utilização de questionários para obtenção dos dados. Para o desenvolvimento mais satisfatório, serviram de aportes teóricos os estudos de Silva (2010), Souza e Almeida (2011), Fante (2005), dentre outros. A pesquisa revelou que, as manifestações ocorrentes na escola pesquisada, classificamse como práticas do fenômeno bullying, revelou também, que no contexto educacional, existem poucas produções científicas sobre esse fenômeno, tendo vastas produções voltadas ao contexto clínico, pisicológico, e refrente a escola que é onde se propaga, o acervo é limitado. A prática do bullying é muito grave, e não deve jamais ser encarada como “brincadeira”, as consequências geradas por esse fenômeno são devastadoras e algumas, irreverssíveis, como o homicídio e suicídio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática do bullying no cotidiano da escola Professora Maria Zaíde Cardoso(2018-07-24) NEPONOCENA, Nayanna Quaresma; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344O presente trabalho tem como tema o Bullying, com o título “A prática do Bullying no cotidiano Escola EMEF Professora Maria Zaíde Cardoso”. Como discussão central vem a abordar de que forma se constitui o bullying nas relações de poder no espaço escolar e os efeitos de sua prática na constituição dos sujeitos no ambiente escolar. O objetivo é compreender as relações sociais e a produção do Bullying no meio escolar. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa-descritiva de cunho etnográfico com observação, produção de diário de campo, em lócus e uso de entrevista com questionário de perguntas semiestruturadas. Os teóricos-intelectuais, que falam sobre questões que envolvem relações de poder, desigualdades sociais e a prática de violência entre sujeitos, utilizados como base do projeto foram Michael Foucault (1987), Alfredo Veiga Neto (2007), Guacira Lopes Louro (2003), Tomás Tadeu da Silva (2000), Jorge Larrosa (1994) e Ana Lucia Ratto (2007). A pesquisa dá ênfase na análise de campo que rodeia a construção das relações de poder sociais que permeiam a turma de 5ª ano/9 B tarde. A existência da prática de bullying se faz evidente nas observações realizadas, de uma forma coletiva e também individual, mas infelizmente as ações de discussão e prevenção mostram certo descaso com a gravidade das ações de violência existentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar na escola Basílio de Carvalho(2014) SILVA, Rosivani Costa da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este trabalho monográfico tem como foco principal obter informações sobre a violência com o corpo docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Basílio de Carvalho. As pessoas que contribuíram para a realização dessa pesquisa foram ao todo: dois professores, o diretor da instituição, quatro alunos do ensino médio, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Partindo desta perspectiva, a elaboração do trabalho teve como objetivo 1)compreender como surgiu ao longo da historia educacional, a questão da violência no espaço escolar sejam ela física, verbal ou de outro caráter, 2) quais são as expectativas e desafios que os profissionais encontram no seu ambiente de trabalho.,3) qual o reflexo da violência na vida e nas relações dos estudantes. Logo, a escola tem conhecimento daquilo que ocorre cotidianamente nesse respeitado estabelecimento de ensino. Em decorrência de todos esses necessários procedimentos, ficarão bem evidenciados os conflitos mais sérios que vêm ocorrendo no contexto escolar. Muito se fala em educação de qualidade, atualmente, é exatamente essa a deficiência desse país. Os jovens utilizam a escola como espaço de aprendizagem e como espaço de conflitos que vivenciam, tais como uso de armas, roubos, racismo, homicídios, agressões físicas e psicológicas uso de drogas, bullyng, entre outros, ocorrendo dentro de um contexto de distanciamento entre a escola,a comunidade, a família e o meio social, gerando necessidade de ser criar estratégias no diálogo e a mediação da violência escolar.