Navegando por Assunto "Brinquedos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brinquedo terapêutico como tecnologia do cuidado em pediatria: conhecimento de acadêmicos de enfermagem(2018) FONSECA, Andressa Fabiana Ferreira; SILVA, Glauciane Gomes da; PARANHOS, Sheila Barbosa; http://lattes.cnpq.br/3867645420762978O Brinquedo Terapêutico (BT) é um instrumento auxiliador no processo de trabalho da enfermagem e constitui-se como uma estratégia nas intervenções da equipe. Ele promove o alívio da ansiedade, medo e frustração, assim como, possibilita a comunicação, expressão de sentimentos e favorece a criação de vínculo entre o profissional, acadêmico, criança e familiar. Em vista desta relevância e benefícios do BT no cuidado pediátrico, percebe-se a necessidade dos cursos de graduação em enfermagem empregar o ensino da temática, assegurando a vivência teórica e prática desse instrumento. De modo, a formar profissionais de enfermagem humanizados e instruídos ao uso do BT na assistência. O estudo analisou o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem quanto à utilização do BT na unidade de pediatria. Baseia-se em um estudo descritivo, transversal com abordagem qualitativa sobre o conhecimento de acadêmicos de enfermagem acerca do BT como tecnologia do cuidado à criança hospitalizada. Os sujeitos da pesquisa foram treze acadêmicos do 6º e 7º semestre da Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FAENF/ICS/UFPA), localizado em Belém do Pará. Estes atenderam os critérios de inclusão e aceitaram participar do estudo após a apresentação do TCLE. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista aberta, mediante um roteiro semiestruturado e registrados com auxílio de um gravador de celular. A coleta ocorreu no período de 24 de outubro a 01 de novembro de 2018. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo das entrevistas, onde emergiram as seguintes categorias: Conceituação do BT como ferramenta do cuidado de enfermagem, benefícios e importância para as crianças hospitalizadas, fatores que interferem na aplicabilidade do BT e inclusão do BT na formação acadêmica. Os resultados mostraram que o BT é uma ferramenta benéfica e eficaz no tratamento da criança hospitalizada, proporcionando maior interação e vínculo de confiança entre profissional/paciente/família e melhor enfrentamento da sua hospitalização, porém algumas dificuldades em aplicá-lo são encontradas. Apontou que o BT ajuda o acadêmico a ter melhor habilidade com as crianças. Deste modo, constatou-se a relevância em abordar essa temática na graduação e inseri-lo na grade curricular dos cursos de enfermagem, pois possibilita a formação de profissionais mais humanizados e sensibilizados a implementar o BT na sua futura rotina de cuidados pediátricos, buscando oferecer um cuidado mais holístico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A industrialização do brincar: da interação a solidão(2018-08-29) CHAVES, Dayce Kelly Pompeu; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960A presente pesquisa investiga como as tecnologias têm influenciado a perda do repertório lúdico espontâneo e a interação entre as crianças na contemporaneidade e como o brincar industrializado tem conduzidos as crianças para ambientes restritos e solitários. Abordaremos o contexto histórico das modificações em relação à infância. O brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças, os brinquedos e as brincadeiras ao longo do tempo até a contemporaneidade. A pesquisa realizada foi a bibliográfica exploratória com a finalidade de apropriação dos principais conceitos referente a temática e como os teóricos analisaram as modificações em relação ao brincar. Brincar é o maior bem cultural que as crianças possuem e o uso excessivo das tecnologias por parte das crianças, desde a tenra idade tem sido alvo de preocupação de educadores, pais e profissionais da área médica. Percebe-se que as modificações em relação a infância, o brincar, as brincadeiras, modificam-se com os avanços da sociedade, onde se parte de um período em que não havia o conceito de infância até os tempos modernos, onde os equipamentos eletrônicos interferem no brincar espontâneo da infância contemporânea e que gradativamente está perdendo espaço para o brincar industrializado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir de cantigas de rodas e confecção de brinquedos(2014-12-19) SILVA, Luciana Silva da; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta um estudo realizado de elaboração e execução de uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir da ludicidade desenvolvidas por cantigas de roda e jogos didáticos. A proposta foi desenvolvida para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma classe com 20 alunos, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA. A proposta didática está fundamentada na função do brinquedo e do lúdico na formação da criança, conforme Vygotsky e outros autores. A metodologia da pesquisa envolveu observação da prática, registros escritos e fotográficos que foram analisados com a intenção de investigar se essa proposta contribuiu para a aprendizagem da leitura e escrita desses alunos. As etapas metodológicas da proposta didática foram as seguintes: (1) roda de conversa sobre as cantigas que as crianças conheciam; (2) escrita no quadro da letra de uma das cantigas pela professora/estagiária; (3) leitura pela criança silenciosamente; (4) leitura da letra da cantiga em voz alta; (5) audição da cantiga em uma caixa de som; (6) canto em coro associando fala à escrita; (7) escrita do texto da cantiga de memória; (8) ilustração com desenhos associados ao texto escrito; (9) confecção de um livrinho com a cantiga escrita pela criança; (10) atividades com jogos didáticos produzidos com as palavras extraídas das cantigas; (11) confecção de brinquedos com materiais reciclados. Desse modo, a turma organizou um acervo de textos a partir de cantigas a serem lidos e explorados nas práticas de alfabetização, uma vez que as palavras das cantigas foram exploradas também em atividades como o bingo de letras e de palavras, proporcionando o estudo de letras, palavras e análise linguística, de forma significativa para a criança, a partir de um repertório conhecido. Com este trabalho entende-se que o trabalho com cantigas e a confecção de brinquedos, devido sua ludicidade, peculiar à cultura infantil, pode contribuir com um modo mais motivador para se aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se constituindo em uma alternativa para elaboração de propostas didáticas nesta perspectiva.