Navegando por Assunto "Brincar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais(2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores(2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.(2020-11-23) SILVA, Daniela Caroline da Silva e; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Brincar na educação infantil inclusiva(2021-03-22) MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas realizadas sugerem que a criança percebe o mundo através do brincar. O lúdico na infância possibilita a criança construir sua identidade, autonomia e estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. A educação infantil inclusiva, é a primeira etapa da Educação básica. Documentos oficiais asseguram o brincar como um direito da criança e deve ser exercido em diferentes espaços, inclusive nos espaços da creche e pré-escola . A Educação Especial Inclusiva a educação infantil focaliza alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Na perspectiva da Educação Especial o brincar auxilia as crianças PAEE na construção de habilidades cognitiva, linguísticas, motoras e sócio- emocional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança(2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais(2018) LOURENÇO, Priscila Barros; TEIXEIRA, Natali Machado Pena; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029Este estudo teve como objetivo geral verificar a relação entre as características do brincar, os fatores biopsicossociais e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil de Belém. Trata se de uma pesquisa com delineamento longitudinal, de caráter descritivo exploratório, natureza observacional e com abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 23 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 4 anos, matriculadas na turma do Maternal II de uma UEI vinculada à Secretaria Municipal de Educação de BelémPA, no ano de 2017. Para traçar o perfil biopsicossocial das crianças e suas famílias, foi aplicado o Questionário de Características da Criança; para registro das características do brincar das crianças na escola foi utilizado o Protocolo de Observação do Brincar, e para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II. O estudo revelou que das 23 crianças avaliadas, 56,5% apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento e 43,5% desenvolvimento normal, no qual o maior percentual de suspeita de atraso foi no domínio da linguagem (52,2%). As variáveis biopsicossociais que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho do Denver II, de acordo com o Teste Quiquadrado foram: tempo de aleitamento materno (p=0,04), profissão da mãe (p=0,04) e renda familiar (p=0,08). As variáveis do brincar que tiveram relação estatisticamente significativos e marginalmente significativos a partir do Teste U de MannWhitney foram: interação em grupo (p=0,04), sem brinquedos (p=0,07), brincadeira proposta pelo objeto e não brincadeiraexploração. O estudo buscou dar maior visibilidade para a ocupação de brincar e para a atuação da Terapia Ocupacional na vigilância do desenvolvimento no contexto escolar, além de alertar para a necessidade de se identificar precocemente possíveis atrasos e/ou fatores de risco no desenvolvimento de crianças inseridas em creches ou préescolas públicas, diminuindo assim os riscos à que estão expostas, pretendendo contribuir para o incentivo à implementação de políticas públicas neste contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Inclusão e o papel da ludicidade no contexto da educação infantil(2021-03-18) SILVEIRA, Adriele Sousa da; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837A pesquisa teve como objetivo compreender como está organizado às práticas pedagógicas lúdicas no espaço da educação infantil inclusiva com foco em crianças com TEA. Adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram duas professoras de duas turmas de uma escola de educação infantil. Os dados foram levantados por meio de entrevista. Os resultados foram a organizados em três eixos temáticos: O significado da educação infantil inclusiva; a visão do estudante público alvo da educação especial- a criança com TEA; o brincar na educação infantil inclusiva: um recurso para flexibilização curricular. Para as professoras a inclusão existe, porém faltam mais recursos, formação e apoio aos professores, na percepção sobre o TEA sinalizaram que as crianças tem características específicas. Nas práticas pedagógicas fazem flexibilizações curriculares como foco na ludicidade, porém sentem um pouco de dificuldade nesse planejamento e nas ações pedagógicas. Ressaltam que o brincar é uma peça-chave nas atividades pedagógicas, principalmente em atividades de socialização das crianças com TEA. Citamos as brincadeiras mais usadas: jogos de encaixe, pano mágico, brincadeiras cantadas e de roda. Conclui-se que a inclusão é um processo em construção na educação infantil e a ludicidade está presente nas atividades da educação infantil inclusiva, sendo um fator determinante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A industrialização do brincar: da interação a solidão(2018-08-29) CHAVES, Dayce Kelly Pompeu; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960A presente pesquisa investiga como as tecnologias têm influenciado a perda do repertório lúdico espontâneo e a interação entre as crianças na contemporaneidade e como o brincar industrializado tem conduzidos as crianças para ambientes restritos e solitários. Abordaremos o contexto histórico das modificações em relação à infância. O brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças, os brinquedos e as brincadeiras ao longo do tempo até a contemporaneidade. A pesquisa realizada foi a bibliográfica exploratória com a finalidade de apropriação dos principais conceitos referente a temática e como os teóricos analisaram as modificações em relação ao brincar. Brincar é o maior bem cultural que as crianças possuem e o uso excessivo das tecnologias por parte das crianças, desde a tenra idade tem sido alvo de preocupação de educadores, pais e profissionais da área médica. Percebe-se que as modificações em relação a infância, o brincar, as brincadeiras, modificam-se com os avanços da sociedade, onde se parte de um período em que não havia o conceito de infância até os tempos modernos, onde os equipamentos eletrônicos interferem no brincar espontâneo da infância contemporânea e que gradativamente está perdendo espaço para o brincar industrializado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interações e brincadeiras de crianças da comunidade quilombola do rio baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA(2022-11-30) LOBATO, Maria Cristina dos Santos; BARRETO, Maria da Conceição da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este Trabalho de Curso trata das interações e das brincadeiras de crianças de 5 a 8 anos de idade que residem na comunidade quilombola do Baixo Itacuruçá. O estudo objetivou analisar como acontece as interações e as brincadeiras no cotidiano das crianças, na perspectiva de valorizar a cultura local também pelas produções infantis. Para isso, nos baseamos em estudos bibliográficos com base em autores como os autores Borba (2006, 2005); Brandão (2015, 2005), Pojo (2021, 2017), mais um ensaio de trabalho de campo tomando as vivências e observações junto das crianças por conversas e entrevistas com elas, e outros participantes, alguns familiares e lideranças da comunidade. De um modo geral, constamos que existe diferentes formas de interação, socialização das crianças com a natureza e com suas famílias. Ainda, ratificamos que a valorização da cultura local como um modo próprio de viver, de interagir e de socializar devem ser preservados e valorizados pela comunidade, sendo as produções infantis tem sua importância, versatilidade e potência pedagógica que nos parece útil ao ensino escolar com as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção. Contribuindo com o brincar dos alunos no espaço brinquedoteca da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Primeira Infância-Bragança-PA(2022-12-07) SILVA, Maria de Lourdes de Sousa; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA(2023-06-05) ROCHA, Andressa Dutra Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional com crianças hospitalizadas em situação de queimadura: um estudo da forma e do significado ocupacional do brincar(2017) FERREIRA, Danielle de Fatima Pereira; AMARAL, Brena da Silva Melo; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: o brincar destacase como a principal ocupação da criança, faz parte de seu cotidiano e auxilia em seu desenvolvimento, porém existem acontecimentos que provocam alterações nesse brincar, dentre elas a situação de queimadura. Objetivo: Compreender a forma e significado da ocupação de brincar para crianças hospitalizadas em situação de queimaduras. Procedimentos metodológicos: tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, baseandose em entrevistas com 8 pacientes atendidos pelo centro de tratamento de queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará (HMUEPA), sob o enfoque da ciência da ocupação que tem o propósito de compreender como as crianças se deparam e percebem a quebra do cotidiano delas antes e depois da queimadura. Os dados foram analisados com base na análise do conteúdo. Resultados: os resultados revelam que há mudanças significativas, na forma e significado ocupacional do brincar de crianças em situação de queimadura, estas mudanças repercutem nos papeis e identidades ocupacionais. Para encontrarmos tais resultados, organizamos a análise da forma ocupacional em 5 categorias: rotina ocupacional, privação lúdica, tipos de brincadeiras, parceiros sociais, ambiente e tempo e a análise do significado em 3 categorias, o brincar do bemestar, brincar da saudade e dor. Conclusão: concluímos que as crianças hospitalizadas em situação de queimadura sofrem mudanças em sua rotina ocupacional e limitações por causa do quadro clínico afetando diretamente a forma e o significado da sua principal ocupação, o brincar.