Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Biblioteconomia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da bibliografia básica do curso de biblioteconomia da UFPA: acervo da Biblioteca Central
    (2017) RODRIGUES, Lidia Andreia Alves; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519
    Analisa a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. A coleção bibliográfica do Curso está alocada no acervo da Biblioteca Central Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckman. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia para averiguar se todos os títulos indicados na grade curricular do curso constam no acervo da Biblioteca Central. E como específicos, verificar se a bibliografia básica do Curso de Biblioteconomia da UFPA está disponível no acervo da Biblioteca Central; apurar o número de exemplares de cada título disponíveis para consulta/empréstimo; identificar e apontar as falhas no acervo da Biblioteca Central em relação ao Projeto Pedagógico da Faculdade de Biblioteconomia. A pesquisa tem o caráter exploratório com abordagem quanti/quali. Para se retirar a amostra desta pesquisa foi utilizado como instrumento de pesquisa o método cotejo de bibliografia, um método que consiste na construção de uma lista padrão para examinar em que proporção essa coleção se encontra no acervo. A presente pesquisa mostrou que o acervo da Biblioteca Central, apresenta um resultado BOM, pois ela tem mais da metade dos títulos indicados da grade curricular do curso.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Bibliotecário como intraempreendedor
    (2022-02-25) RATIS, Ana Vitoria Monteiro; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Apresenta o Intraempreendedorismo, conhecido como empreendedorismo corporativo, relacionando as práticas intraempreendedoras com os (as) bibliotecários (as) dentro de organizações sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar a concepção de intraempreendedorismo no discurso dos bibliotecários e mapear as ações do profissional em possibilidades empreendedoras, visto que esse profissional assume responsabilidade dentro de uma determinada instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, de delineamento bibliográfico e tem como método o estduo de caso único, tendo como evidências de coleta de dados o questionário online enviado por e-mail para 13 bibliotecários e bibliotecárias que atuam na Biblioteca Arthur Vianna, cidade de Belém/Pará; a revisão de literatura. Como resultados identifica que os profissionais respondentes ainda não compreendem de forma abrangente o significado do intraempreendedorismo no âmbito das bibliotecas. Considera-se que seu papel profissional é agregar valor a organização, auxiliando com o planejamento estratégico para contribuição e satisfação do usuário.Conclui-se que, as ações dos bibliotecários sobre o empreendedorismo e intraempreendedorismo precisa de capacitação e visão ampla sobre o tema, sendo necessário estimulação da organização para os seus colaboradores, para assim ter um melhor desenvolvimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
    (2018) PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248
    Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário
    (2016) GOMES, Lisnéa de Oliveira; BARROS, Diego Bil Silva; http://lattes.cnpq.br/1428563012039721
    A biblioteconomia como fonte disseminadora da informação, e orientadora educacional no trabalho de reeducação e ressocialização da comunidade intramuros, visa contribuir para uma participação mais ativa das práticas sociais biblioteconômicas aos usuários de bibliotecas prisionais. O presente estudo têm como objetivo geral, a perspectiva de poder ampliar a atuação do profissional bibliotecário ao contexto social, com fins de minimizar a sensação de isolamento, e o a ociosidade dessa comunidade tão excluída do acesso a informação, e cerceada na sua liberdade e, em seus direitos como cidadão. Reconhecer o que as leis asseguram a todos sem quaisquer distinções de classe, raça, origem, religião, dentre outros, o acesso as oportunidades de ensino e a qualificação profissional. Demonstrar aos profissionais da informação que existem vários campos diferenciados de atuação, e os quais requer capacitação especializada de acordo com o ambiente e o tipo especifico de usuários. Como metodologia adotou-se características descritivas com observações e coleta de dados através de questionários, com perguntas semiestruturadas aos sujeitos objetos em questão. Anteriormente foram realizados levantamentos das literaturas na área de biblioteconomia e correlatas. A sociedade e os governos devem repensar os modelos de aprisionamento existentes, pois, somente têm contribuído para o descontrole populacional do sistema prisional sucateado, e que não funciona como processo de ressocializar, porém, apenas de punição, isolamento do convívio social. Deveria haver mais investimento na prevenção, em políticas socioeducativas, oportunizar o indivíduo ao mercado de trabalho, através da qualificação, educação, melhorias salariais, dentre outros. As bibliotecas integradas a atuação do bibliotecário desempenhando papeis, como as já utilizadas práticas de leituras no cárcere têm sido de grande valia, principalmente no combate a baixa autoestima, pois, de acordo com relatos dos profissionais da educação prejudicam no aprendizado e desempenho das presidiarias em quaisquer situações que estejam envolvidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Classificação na arquivologia e biblioteconomia: similaridades e diferenças
    (2017) WANZILIER, Fabíola Ferreira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Aborda as principais similaridades e diferenças entre a Classificação de documentos da Arquivologia e Biblioteconomia. A pesquisa contou com os seguintes objetivos específicos: identificar conceitos e características das duas profissões; demonstrar respaldos teóricos sobre técnicas relacionadas à Classificação desenvolvida por cada uma e apresentar o relato de profissionais que exercem nessas duas áreas, a fim de conhecer as discussões que circundam esse assunto. A partir da metodologia aplicada, qualitativa com entrevistas realizadas com dois profissionais de cada área, cujo o intuito foi discutir a Classificação a partir dos fazeres profissionais de Arquivistas e Bibliotecários. Visto que ambos possuem muitas semelhanças dentre elas, como o uso do documento como ferramenta principal para a disseminação da informação, porém se diferenciam quanto a maneira de classificá-los e nas finalidades. Como resultado, destaca-se que apesar dos pontos de interseção, os instrumentos utilizados em cada área para classificar são distintos. No Arquivo as informações são privadas, dão suporte às necessidades da instituição a qual pertence, permitindo a elaboração de manuais próprios, para auxiliar a representação de seus documentos. Na Biblioteca não há necessidade de outro suporte complementar, pois seus instrumentos permitem classificar todos os assuntos referente a qualquer área do conhecimento, atendendo ao seu objetivo e proporcionando acesso a informação a quem interessar. Sendo assim, tanto na biblioteca ou arquivo fica evidente que a classificação de documentos é peça fundamental no que diz respeito a organização e recuperação da informação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará
    (2012-03-06) PIRES, Erik André de Nazaré; COSTA, Elisangela Silva da; http://lattes.cnpq.br/9377396112463874
    Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva em termos gerais investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional; e, em termos específicos: a) traçar o perfil pertinente ao comportamento dos discentes de Biblioteconomia no uso de tais ferramentas tecnológicas, para a recuperação da informação, em especial no que se refere à utilização de periódicos eletrônicos como valorosas fontes de informação científica; b) verificar o hábito de leitura acadêmica por parte dos discentes; c) coletar uma quantidade considerável de periódicos científicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação para fomentar à leitura e auxílio no processo de recuperação da informação; d) apontar os passos para a realização de uma Avaliação de Fontes de Informação no segmento virtual com proficiência. Desenvolveram-se os procedimentos metodológicas em duas etapas: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Constatou-se que os discentes apresentaram desempenho satisfatório no processo de busca informacional. Finaliza entendendo que o comportamento de busca da informação e as TIC‟s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição dos eventos científicos para a formação acadêmica: ENEBD e EREBD
    (2017) MACIEL, Ghessika Amanda Miranda; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631
    Aborda a importância e contribuição dos eventos científicos para a formação acadêmica dos discentes de graduação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, bem como a participação destes nos eventos e a relevância significativa da comunicação científica para o avanço da ciência. Apresenta dados levantados por meio de questionários, com questões abertas e fechadas, entregues aos alunos dos anos de 2012 a 2016. Os eventos científicos estudados nesta pesquisa são: Encontro Nacional de estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação – ENEBD; Encontro Regional de estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação – EREBD. Identifica a origem, as edições, a temática, a localidade e a frequência com que esses eventos ocorrem, além de mostrar como acontecem, as atividades realizadas, as particularidades e o que os graduandos podem esperar desses eventos. Mostra que os eventos contribuem de forma positiva na prática e vivência de sua profissão. Os eventos científicos são importantes para a formação acadêmica e conta com a participação constante dos graduandos de Biblioteconomia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de coleções, pesquisa e produção monográfica na Faculdade de Biblioteconomia
    (2025-04-02) CARDOSO, Alex Araujo; CARDOSO, Francilene do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518
    O Desenvolvimento de Coleções (DC) é uma temática base para o fazer biblioteconômico, e vem sendo objeto de estudos em diversas perspectivas, desde a visão clássica até conceitos atuais que são norteadores para adaptação das bibliotecas às tecnologias de informação e comunicação, nas quais vem as modificando e exigindo adaptação dos bibliotecários, inclusive parte dessa produção ocorre dentro da graduação, as monografias da graduação são importantes contribuições para produção científica. Pensando nisso, esta pesquisa estuda a produção monográfica da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA disponível na Biblioteca Digital de Monografias de 2011 a 2024, e como a temática de DC está sendo representada pelos graduandos. Essa pesquisa caracteriza-se de natureza descritivo, com uma abordagem quanti-qualitativa, tendo o objeto de estudo as monografias, foram recuperados 218 títulos, sendo 206 monografias e 12 artigos, deste total 8 tratam da temática de DC. Os anos de 2017 e 2018 foram os com mais depósitos de títulos, as temáticas encontradas foram cinco: 1) política de seleção; 2) estudo de usuário; 3) conservação e 4) aquisição e 5) avaliação de acervo. Como conclusão verifica-se que a temática DC é um campo ainda a ser mais explorado entre os graduandos, este tem se voltado para pensar a questão a partir das bibliotecas universitárias e especializadas com enfoque nas políticas e em estudos de comunidade, percebeu-se também maior afinidade com a visão clássica do DC.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A diferença na formação profissional entre arquivista e bibliotecário: por meio de observação nas atividades curriculares da UFPA
    (2017) SILVA, Tatyana Sousa da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    O presente trabalho objetivou analisar e apontar as diferenças entre os profissionais Arquivistas e Bibliotecários através de sua formação na Universidade Federal do Pará, bem como identificar semelhanças e diferenças nas grades curriculares ofertadas na instituição. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados pesquisas bibliográficas e documental, através do estudo levantado no referencial teórico sobre as diferenças profissionais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre Livros e impressos, o bibliotecário nos bastidores da censura: uma abordagem indiciária do Nazismo ao Estado Novo em Belém, PA – Brasil (1930-1945)
    (2016) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7757626842906197
    Discute os caminhos da censura entre livros e impressos. Investiga o contexto histórico da censura do regime nazista alemão, ocorrida nos impressos e sua influência no Brasil com o Estado Novo e a Intervenção Militar, no Estado do Pará, no "Jornal Folha do Norte" entre 1930-1945. Trata-se de uma pesquisa teórica, posto que procura compreender o contexto da discussão sobre o tema censura em livros e impressos. Por intermédio do método indiciário, buscou através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas histórico-epistemológicas na Biblioteconomia, sobretudo, no contexto da censura. Os resultados indiciários demonstram novas perspectivas de abordagens e estudos sobre a censura nos livros e impressos em acontecimentos históricos como ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo, indícios de censura no Estado Novo e ao Jornal Paraense Folha do Norte. Problematizou uma reflexão da censura na Biblioteconomia e a ação dos profissionais bibliotecários a partir da análise histórica. Por fim, conclui-se que a Biblioteconomia precisa desenvolver mais questionamentos teóricos e históricos que examinem a questão da censura e suas concepções nos bastidores da atuação profissional do bibliotecário. Carece, portanto, de aportes metodológicos mais claros em relação ao tema censura em livros e impressos, para assim constituir-se como atuação emancipatória um novo hall de atuação da Biblioteconomia e do Bibliotecário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação profissional em Biblioteconomia: uma análise sobre a ótica do projeto pedagógico do curso na UFPA
    (2016) LUZ, Alcileia Farias da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Este trabalho tem como objetivo trazer um estudo que demonstre como está a formação do bibliotecário formado na UFPA, comparado ao ensino das instituições melhores avaliadas pelo MEC, para ter uma visão mais objetiva a esse respeito optou-se por fazer um estudo comparativo das grades curriculares das instituições selecionadas, para isso utilizou-se fonte de informações eletrônicas o portal do MEC foi o principal referencial para a escolha das universidades, o PCC/2009 de biblioteconomia da UFPA também entrou no rol dessa pesquisa nele observou-se, as competências e habilidades proposta no mesmo se estas atendiam as exigências do mercado com enfoque para a gestão da informação e do conhecimento. Os resultados obtidos com esse estudo são considerados satisfatórios, o estudo comparativo demonstrou uma pequena diferença em relação aos currículos investigados, ainda assim o resultado foi considerado positivo, em relação ao PCC no que diz respeito às competências e habilidades se mostraram favorável e em consonância as exigências do mercado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e valorização profissional na Biblioteconomia
    (2025-04-01) SOUSA, Brenda Couto de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
    Discute a valorização profissional das bibliotecárias sob a perspectiva de gênero, considerando os impactos simbólicos e práticos que resultam na marginalização dessa profissão. A pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, com levantamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), priorizando publicações recentes (2019-2024) que discutem as interseções entre gênero e mercado de trabalho na Biblioteconomia. Os resultados apontam que, embora as mulheres sejam maioria na área, essa predominância não resulta em maior valorização social e profissional. A imagem da bibliotecária é frequentemente associada a características estereotipadas como docilidade e subserviência, o que contribui para a invisibilidade intelectual dessas profissionais. Além disso, a pesquisa evidencia-se que a desvalorização da profissão está associada à histórica feminização do campo, reproduzindo desigualdades de gênero que limitam a ascensão profissional e reduzem o reconhecimento acadêmico e social das bibliotecárias. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a visibilidade das mulheres na Biblioteconomia, sugerindo estratégias que envolvam políticas institucionais inclusivas, ampliação do debate acadêmico sobre gênero e incentivo à participação feminina em espaços de decisão. Por fim argumenta-se que a valorização da Biblioteconomia depende da desconstrução de estereótipos e da promoção de práticas que reconheçam a complexidade e a importância do trabalho bibliotecário na sociedade contemporânea.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
    (2016) SANTOS, Alex Potiguara dos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Estuda a possibilidade de inserir a disciplina de Libras no curriculum pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, por meio do estudo do PPC da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e também de PPC de outras instituições de ensino da biblioteconomia brasileira. Busca verificar se os discentes têm conhecimento sobre a linguagem de sinais (Libras) e averiguar como os docentes podem contribuir para administrar as disciplinas para os alunos com deficiência auditiva. Utiliza as abordagens qualitativas e quantitativas, pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta os resultados de pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos para a coleta de dados por meio de formulários, direcionados aos docentes da UFPA e questionários, direcionados a alunos da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e aos responsáveis por outras faculdades de biblioteconomia no país. Apresenta como resultado que a disciplina existe em duas instituições fora do estado do Pará e que os alunos e os professores do curso local apresentam certo conhecimento sobre Libras, e compreendem que essa disciplina seria relevante para o contexto curricular acadêmico. Portando, os portadores de deficiência auditiva conquistaram grandes espaços no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, isso mostra que a inclusão dessas pessoas na sociedade contribuiu para que o índice de preconceito se tornasse mais parcial entre os cidadãos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento da produção científica sobre questões étnico-raciais na base de dados da ciência da informação (BRAPCI): período 2018-2024
    (2025-04-04) MORAES, Luana Barbosa; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519; https://orcid.org/0000-0002-8649-4480
    O presente estudo investiga a produção científica sobre questões étnico-raciais na Biblioteconomia, a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Buscou compreender a presença e a evolução das discussões raciais na área. Adotando a abordagem quali-quantitativa, combinado com técnicas bibliométricas, para mensurar e analisar os conteúdos e identificar as principais temáticas discutidas, após um refinamento de dados a pesquisa identificou 96 publicações entre 2018 e 2024. Os resultados apontam um crescimento na produção científica sobre a temática em 2021, enquanto 2020 observou-se um declínio, possivelmente impactado pela pandemia da COVID- 19. Entre os autores mais evidentes, destacam-se Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Erinaldo Dias Valério, entre as instituições estão: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal da Bahia. Os principais eixos temáticos identificados foram: práticas informacionais racializadas, formação biblioteconomia com perspectiva racial, interseccionalidade e epistemologia negra, além de estudos métricos da produção científica. As produções apontaram para a importância na promoção da igualdade na informação, além da atualização das práticas informacionais, principalmente relacionada à representação da informação. Por fim, conclui-se que, apesar do crescimento do interesse pelas questões étnica-raciais no meio acadêmico, as produções sobre a temática na Biblioteconomia ainda enfrentam desafios, como a baixa representatividade nos acervos e a resistência institucional em relação ao currículo. O estudo reforça a importância de ampliar o debate na formação em biblioteconomia na elaboração e consumação de políticas e práticas informacionais mais inclusivas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Bibliotecário no cinema: uma análise crítica das representaçõs que fogem ao clichê
    (2025-03-24) SILVA, Juliana Ferreira; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Este estudo analisa a imagem dos bibliotecários em filmes, focando naquelas que rompem com estereótipos tradicionais, visando uma análise crítica das representações no cinema, além dos clichês comumente associados à profissão. O objetivo geral deste estudo é analisar criticamente a representação dos bibliotecários no cinema, indo além dos clichês comumente associados à profissão. A pesquisa baseia-se na análise de três filmes: Columbus (2017), A Múmia (1999) e Te Amarei Para Sempre (2009). Com uma abordagem qualitativa e exploratória, investigam-se as características dos personagens bibliotecários, sua relação com o conhecimento e os símbolos associados à profissão. Os resultados indicam que, embora o cinema ainda perpetue certos estereótipos, há uma tendência crescente na construção de representações mais diversificadas e realistas, refletindo a evolução do papel do bibliotecário na sociedade contemporânea. Conclui-se que, apesar de alguns estereótipos persistirem, há uma tendência crescente na construção de personagens bibliotecários mais diversificados e realistas. Essas representações mostram como a profissão de bibliotecário tem sido reinterpretada no cinema, afastando-se das representações convencionais e reforçando a relevância do profissional no cenário contemporâneo, tanto no âmbito intelectual quanto nas dinâmicas sociais e culturais, contribuindo para desconstruir a visão tradicional da Biblioteconomia no imaginário social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel dos profissionais de Biblioteconomia no combate às fake news
    (2023-07-19) MOREIRA, Maiara Sahabo; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A internet acabou se tornando um ambiente propício para a produção em massa de notícias falsas, trazendo junto consigo a desinformação. As fake news, informações noticiosas que não representam a realidade, tornaram-se um problema recorrente para a sociedade, principalmente por sua característica sensacionalista e apelativa, fazendo com que o número de compartilhamento de notícias falsas se torne ainda maior. As consequências da divulgação de noticias falsas podem ser irreparáveis, prejudicando os envolvidos, além do potencial de acabarem com reputações, incitar violência e discriminação e até interferir na democracia. Desse modo, o profissional de biblioteconomia tem o dever de suprir a necessidade informacional do usuário da unidade de informação na qual atua para que seja possível realizar o combate às fake news. Considerando esse contexto, este estudo teve por objetivo compreender os múltiplos discursos presentes na literatura científica sobre a atuação dos profissionais de biblioteconomia frente às fake news. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura integrativa nas seguintes bases de dados: CAPES, BDTD e Google Acadêmico. A amostra da pesquisa foi composta por 21 estudos, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Os estudos analisados evidenciaram discursos que apontam, de forma unânime, para o relevante papel desses profissionais no contexto das fake news, já que, por seus conhecimentos sobre as fontes informacionais, facilitam o acesso a informações confiáveis, além de serem autoridade quanto a identificação, prevenção e combate às fake news.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Panorama temático e metodológico das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará apresentados nos anos de 2014 a 2016
    (2018-01-31) BARROS, Alberiny Carneiro; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Aborda a produção científica das monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral consiste em identificar os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados nas pesquisas dos formandos no período temporal de 2014 a 2016. Tem como objetivos específicos: discutir o universo da produção científica, analisar os indicadores bibliométricos nas monografias dos formandos do Curso de Biblioteconomia, no período de 2014 a 2016, e evidenciar quais os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados no respectivo período temporal. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como fontes de pesquisa artigos, livros e base de dados. Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, com caráter quantitativo, usando o método bibliométrico, que consiste em uma estatística simples para tabular e quantificar os indicadores bibliométricos analisados no estudo. Como resultado, fica atestado que os formandos do respectivo período temporal, além de abordarem diversos temas de pesquisa ligados às raízes biblioteconômicas, possuem conhecimento das linhas de pesquisa do curso, contudo, é evidenciado que existe um déficit com relação a aprendizagem dos discentes sobre os instrumentos de coleta de dados e informações. Conclui que as produções científicas em forma de monografia precisam de melhorias, e que os discentes necessitam de maior acompanhamento no ensino-aprendizado sobre o assunto metodologia, a fim de desenvolver suas habilidades e competências através da boa aplicação das abordagens de pesquisa e instrumentos metodológicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre cultura na Biblioteconomia: estudo na Usina da Paz sob a ótica do bibliotecário
    (2023-12-13) PINTO, Beatriz Galvão; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    A percepção sobre Cultura, na Biblioteconomia, é observada como sendo um dos mecanismos de interação e expressão humana. Neste sentido, o Bibliotecário, enquanto agente cultural, passa a ser mediador de informações e dessas interações que facilitam a relação entre o usuário e o conhecimento. Por esta razão, o estudo objetiva analisar a percepção do(a) Bibliotecário(a) acerca da temática Cultura e sua influência nas atividades biblioteconômicas realizadas nas Usinas da Paz. O local escolhido para a pesquisa são as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa, além da revisão bibliográfica, foi o estudo de caso, onde foi possível utilizar a técnica da observação direta, bem como entrevista estruturada que inclui seis perguntas específicas quanto ao entendimento e aplicação da temática Cultura, e das observações quanto ao desenvolvimento da Cultura nas Usinas. Como resultados, verifica-se que é necessário haver o foco não somente nas técnicas de tratamento da informação na Biblioteconomia, como também é fundamental um olhar para a capacitação gestora do Bibliotecário enquanto agente social
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Produção Técnica-Científica e Cultural dos bibliotecários do Estado do Pará
    (1994-10-20) BARROS, Carmecy Ferreira de Muniz; SOUZA, Maria da Graça Coelho Ponte de
    Histórico do Curso de Biblioteconomia no Estado do Pará. Bibliotecário profissional da informação. Produção Técnico-Científica e Cultural dividida em documentos convencionais e não convencionais.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA