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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica
    (2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Escolar Brasileira: origem, parâmetros e realidade diante da lei 12.244/10 de universalização das bibliotecas escolares
    (2017-04-04) MORAIS, Fabrício Silva; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    Trata sobre a realidade da biblioteca escolar, diante da Lei 12.244/10 de Universalização das Bibliotecas Escolares, em contexto histórico educacional, iniciado no período colonial, mostrando suas transformações ao longo do tempo. O objetivo geral é de buscar compreender o contexto no qual está inserida a biblioteca escolar brasileira, através de sua origem, parâmetros que a normatizam, sua função na escola; e como objetivo específico demonstrar a realidade da biblioteca escolar diante da referida Lei. A metodologia adotada deu-se através de pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se de fatos históricos, legislação, dados estatísticos e outras bibliografias referentes ao tema. Direcionou-se a seleção documental através de assuntos que tratam da presença ou ausência da biblioteca na escola, o papel do profissional bibliotecário ao longo do tempo, legislações anteriores ou vigentes, profissionalização e iniciativas políticas relacionadas com o tema da biblioteca escolar. Diante de todos esses aspectos contatou-se que a biblioteca escolar está presente em vários discursos, mas em poucas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento em competência informacional
    (2017) GONZAGA, Alcimar de Souza; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Apresenta uma abordagem de referencial teórico, que teve como base os estudos sobre a Competência Informacional (Information Literacy) e a Biblioteca Escolar, sendo assim uma pesquisa das práticas com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário, com base nos estudos de vários autores pesquisados neste trabalho. Buscou-se compreender o conceito de Competência informacional, desde seus primórdios e da Biblioteca Escolar e os esforços de ampliar, o seu papel dentro das instituições educacionais. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Procura-se abordar a natureza do trabalho do bibliotecário diante de tantas mudanças. Nesse sentido esse estudo, observou a importância da existência de bibliotecas escolares com profissionais capazes de fazerem mudanças em relação as atividades educacionais voltadas à competência informacional, desenvolvendo assim atividades educacionais, por meio da mediação da informação, a partir de suas políticas educacionais, práticas curriculares e métodos de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA): o papel do bibliotecário na prática de ações educativas
    (2017) SILVA, Andréa de Nazaré Barros da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Aborda a Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA), assim como o papel do bibliotecário nas práticas de ações educativas. Com isso, analisou-se a possível parceria entre biblioteca escolar e o profissional bibliotecário, no intuito de se promover práticas educativas significativas que contribuam ainda mais para o ensino-aprendizagem dos usuários. Desta maneira, o trabalho tem como objetivo geral conhecer in loco a (in) existência da parceria entre a biblioteca escolar e o bibliotecário no desenvolvimento de práticas educativas que contribuam para o ensino-aprendizagem dos usuários, por meio de estudo aplicado na Biblioteca George T. Colman do CCBEU de Belém (PA). Os objetivos específicos visam a identificar as práticas educativas em que a biblioteca está envolvida e como desempenha suas funções nessa área, descrever o perfil do bibliotecário responsável pela biblioteca do CCBEU e verificar a integração pedagógica da Biblioteca George T. Colman no espaço de atuação do CCBEU. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de caráter exploratório, por intermédio de uma abordagem qualitativa. Mediante a pesquisa realizada, conclui-se que a biblioteca e o bibliotecário escolar são instrumentos indispensáveis para todas as instituições de ensino, pois ambos podem colaborar com o ensino-aprendizagem dos usuários por meio dos projetos e ações educativas, favorecendo o acesso à informação em diversos formatos, e principalmente, estimulando o gosto pela leitura e pela pesquisa de maneira descontraída e dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
    (2017) GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Apresenta conceitos de biblioteca escolar e os recursos considerados necessários para a atuação deste espaço pedagógico dentro das instituições de ensino, além disso, expõe de que maneira a legislação brasileira dá amparo legal à existência de biblioteca dentro das instituições de ensino, e ainda quais são os parâmetros mínimos recomendados para o funcionamento desse espaço pedagógico. Tem como objetivo geral, desenvolver estudo sobre bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Pará, para melhor esclarecer seus papéis no contexto educacional, e como objetivos específicos, explorar conceitos de biblioteca escolar reconhecidos na literatura; apresentar o quadro situacional de certa amostragem, representada por duas bibliotecas escolares da rede de ensino em questão, além de analisar se as unidades de informação estudadas cumprem seu papel de biblioteca escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, a qual envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Sendo que para a coleta de dados durante o estudo de caso realizou-se observação e aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os recursos, dos quais as bibliotecas escolares estudadas dispõem, tais como: infraestrutura, recursos informacionais, humanos e financeiros, não são suficientes para de fato auxiliar o ensino – aprendizagem dos alunos, o que pode prejudicar a formação pessoal e acadêmica destes, havendo prejuízos ao desenvolvimento da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
    (2017) AIRES, Paulo de Tarso de Souza; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859
    Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem, compreender as competências do bibliotecário escolar nesse processo, falar a respeito da missão da biblioteca escolar, de sua infraestrutura e sobre a participação da comunidade na biblioteca. Mostrando através da bibliografia pesquisada que a biblioteca e o bibliotecário escolar são poderosos instrumentos de apoio pedagógico. Também foi realizado um estudo de caso na biblioteca da escola Raymundo Martins Vianna, com o objetivo de saber a respeito da participação da biblioteca no processo ensino-aprendizagem, no qual foi constatado a participação da biblioteca no processo pedagógico escolar através de projetos educativos que visam reforçar o conteúdo visto em sala de aula, promover o hábito da leitura e formar cidadãos responsáveis. Com base nas pesquisas conclui que a biblioteca escolar pode sim participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem das escolas, desde que haja o trabalho conjunto entre o bibliotecário e a comunidade escolar para que o papel da biblioteca seja potencializado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar: um estudo de caso da biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Luiz Nunes Direito, vinculada ao SIEBE
    (2017) NASCIMENTO, Gabrielle de Sousa; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Estuda os produtos, serviços, projeto e atividades da biblioteca Monteiro Lobato, que é vinculada ao SIEBE e faz parte da rede estadual de ensino do Pará. Busca compreender a atuação do profissional bibliotecário dentro dessa unidade de informação. Avalia a biblioteca de acordo com os Parâmetros para Bibliotecas Escolares desenvolvido pelo GEBE, visando enquadrá-la nos níveis básico ou exemplar. A metodologia utilizada no trabalho é de abordagem qualitativa, realizada com o auxílio de entrevistas e questionário. Foi necessária também a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Apresenta no referencial teórico discussão dos temas: biblioteca escolar, bibliotecário da escola e SIEBE. Aborda o funcionamento, a atuação da bibliotecária e a avaliação da biblioteca escolhida para o estudo de caso. Foi possível visualizar a mudança na biblioteca depois da coordenação da bibliotecária, e, concluir que a biblioteca Monteiro Lobato funciona parcialmente no nível básico estabelecido pelos Parâmetros para Bibliotecas Escolares, apresentando nível exemplar apenas no indicador referente à organização do acervo, sendo este em que a bibliotecária exerce autonomia para desenvolver.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário como educador no contexto da biblioteca escolar
    (2018-01-30) CASTRO, Kleiciane Silva de Souza Nogueira de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo sobre a importância do reconhecimento do bibliotecário enquanto profissional que atua como educador no ambiente da biblioteca escolar suscita novos campos de embate e debate quanto à sua competência informacional e o seu papel de incentivador e facilitador à leitura. A partir disso, admite-se pensar na importância deste profissional da Biblioteconomia atuando em ambiente escolar, pois este é considerado um dos maiores incentivadores da promoção da leitura. Faz-se importante conhecer diferentes definições acerca da biblioteca escolar, seu papel na integração do sistema educacional da escola. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é analisar e compreender como o profissional da informação está inserido na educação escolar, sua competência e letramento informacional, seu papel educacional exercido através de práticas de leitura realizadas em ambiente escolar. Desta forma, a pesquisa sobre a importância do bibliotecário no ambiente escolar é de carater qualitativa, exploratória e qualitativa, com forte auxílio da bibliografia disponivel sobre o tema no Brasil. Consideramos assim que a presença do biliotecário escolar é de suma importância para se alcançar um desenvolvimento do hábito da leitura, melhorando o aprendizado dos alunos, dentro e fora do ambiente, práticas que só dão resultados satisfatórios com a realização da parceria entre o professor e o disseminador da informação. Compreendemos, ao fim desta discusão, a respeito da função educadora do bibliotecário escolar, que o mesmo pode ser considerado um educador a partir do momento que em parceria com o corpo docente da escola, realize práticas de letramento, ajudando a melhorar o aprendizado dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O distanciamento entre os alunos da Escola Avertano Rocha e a sua biblioteca escolar
    (2017) ROCHA, Risele da Silva; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115
    Discorre sobre o tema biblioteca escolar e o incentivo à leitura. Busca compreender por meio de pesquisa de campo os motivos que justifiquem o distanciamento entre os alunos da escola Avertano Rocha e sua biblioteca escolar, tendo como instrumento de pesquisa o questionário estruturado. Analisa os dados, os quais revelam que os motivos de distanciamento pode ser a falta de projetos de incentivo e de estrutura física adequada, como espaço amplo e acervo atualizado. Propõe que as atividades de incentivo à leitura sejam compartilhadas entre bibliotecários, docentes e coordenadores da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco
    (2018) SILVA, Franciane Silva da; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    O incentivo à leitura precisa ser cultivado desde os primeiros passos do ser humano, pois lê pode ser uma excelente maneira de trabalhar a imaginação, criatividade, escrita e vocabulário. Dessa forma, o prazer pela leitura também é fonte de conhecimento. Assim a presente pesquisa tem como objetivo mostrar que as histórias em quadrinhos é um recurso para despertar o prazer pela leitura. Além disso, no trabalho será demonstrado como a história em quadrinhos auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita, além de relatar o desemprenho dos alunos da escola Alzira Pernambuco, em atividades com o uso das histórias em quadrinhos. O percurso metodológico utilizado no projeto foi: Pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados autores, como, Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) além de outros estudiosos que foram essenciais para o desenvolvimento e concretização do trabalho; pesquisa de campo com os professores da Escola Alzira Pernambuco; análises quantitativas e descritivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A importância das bibliotecas nas escolas de educação infantil
    (2017-03-24) VIDAL, Gleice Kelli Brito; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O tema da pesquisa é a importância da biblioteca em escolas de educação infantil, O objetivo de descrever sobre a relevância das bibliotecas nessas instituições e apresentar os benefícios da biblioteca com bibliotecário enfatizando a dinamização da mesma. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O principal resultado verificado foi a escassez de bibliotecas nas escolas de educação infantil. A questão do incentivo á leitura na educação infantil requer uma integração entre bibliotecários e professores somando técnicas e mecanismos pedagógicos para formar leitores adultos em potencial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A importância do bibliotecário na educação infantil: Escola Rita Nery
    (2017-09-06) SILVA, Tamires Mendes da; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta estudo sobre a biblioteca infantil, aborda o papel da biblioteca na vida de seus usuários reunindo informações de como deve ser o funcionamento uma biblioteca voltada para esse público. Quais devem ser seus serviços e atividades desenvolvidas e como pode ser usada uma brinquedoteca. Possui o objetivo de demonstrar os resultados da falta de um profissional capacitado trabalhando no local, pois é frequentemente substituído por outro profissional, professores e pedagogos, por exemplo. Trata-se de pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso na biblioteca da escola Municipal Professora Rita Nery, localizada no bairro do Tenoné, que atende crianças de 4 a 5 anos de idade. A pesquisa foi realizada com visitas ao local 2 vezes por semana durante 1 mês. Descreve o funcionamento da mesma, como horário, acervo, público, e atividades desenvolvidas com os usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Lei 12.244: perspectiva e realidade em escolas privadas e públicas municipais de Ananindeua/PA
    (2017-03-29) NEWAR, Christiani Lourdes Melo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    O presente trabalho aborda um tema que coloca a biblioteca escolar em pauta. Trata da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010 que discorre sobre a Universalização das bibliotecas com determinação para seu cumprimento até 2020. Tendo em seus objetivos específicos explanar aspectos históricos da biblioteca escolar no Brasil partindo da chegada dos Jesuítas ao Brasil a fim de compreender as influências e características deixadas à biblioteca escolar, descrever e comentar cada parágrafo da Lei a fim de levantar as questões que implicam em seu cumprimento, expondo o processo de adaptação em que as bibliotecas escolares terão durante todo o período para que a Lei entre em vigor, a partir da sociedade de profissionais e comunidade escolar. Apresenta a Lei com intuito de conhecimento e entendimento dentro de suas atribuições, mostrando cada parágrafo. Levanta as questões da responsabilidade em fiscalizar e cobrar a aplicabilidade da Lei e quais mecanismos estão sendo elaborados para que até o prazo esta seja cumprida de forma absoluta. Mostram resultados a partir das visitas as escolas públicas e privadas com levantamento de dados que geram o entendimento da funcionalidade e realidade da biblioteca escolar, com apresentação em gráficos que trazem porcentagens a partir dos questionários aplicados a respeito das atividades, materiais, frequência e conceitos dos alunos nas bibliotecas de suas escolas. Torna-se então a abordagem deste tema de extrema relevância na contribuição em tornar visível a biblioteca escolar brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
    (2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
    (2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do bibliotecário na formação de leitores na biblioteca escolar
    (2016) PIMENTA, Míriam Cunha; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Este trabalho tem a obstinação de investigar o papel do Bibliotecário no âmbito da Biblioteca Escolar e como este utiliza suas competências para o incentivo a leitura. Aborda de forma sucinta o perfil Bibliotecário Escolar como um mediador de informação, onde este tem uma grande importância na formação literária do usuário da Biblioteca Escolar. O objetivo principal deste trabalho é ter a compreensão do papel do bibliotecário escolar onde a abordagem desta pesquisa pretendeu através de um trabalho de campo entre duas Bibliotecas Escolares uma pública e outra privada fazer um estudo comparativo onde foi analisado as diferenças entre as duas por meio de um questionário para os usuários e outro para os gestores de ambas as bibliotecas que tinham como objetivo alcançar resultados de em relação ao incentivo a leitura e novas abordagens tais como o uso de Redes Sociais e a promoção de E-Books no local. Os resultados obtidos apontaram ainda variadas divergências entre as Bibliotecas, mas que no geral mostrou que as Bibliotecas Escolares Brasileiras precisam de muitas melhoras e o perfil do Bibliotecário para esse espaço ainda tem que ser muito trabalhado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de incentivo a leitura: uma necessidade na biblioteca escolar
    (2017) CORDEIRO, Samara Cristina Lima; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115
    Mostra como a criação de projetos de incentivo a leitura em escolas públicas torna-se indispensável para que, ainda na infância, o gosto pela leitura seja de fato incentivado. Apresenta a importância de que haja uma interação entre biblioteca, projeto de incentivo à leitura e a escola, pois em conjunto eles possam trabalhar com um objetivo em comum que é incentivar a leitura com qualidade. Destaca como ler pode ser um ato prazeroso e divertido, e ao mesmo tempo formando leitores conscientes, atualizados, com conhecimento intercultural. Constata que leitura e modernidade se completam e desta maneira passa a enxergar o ler como um ampliador de horizontes.
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