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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Bela Aurora Chaves: um relato de experiência de reorganização
    (2022-07-12) MIRANDA, Jhovana Catharina Malaquias; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    Apresenta um relato de experiência na organização do espaço da biblioteca “Bela Aurora Chaves” do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP no decorrer do curso Técnico em Biblioteconomia. O objetivo da experiência, foi realizar a reorganização da biblioteca concomitantemente à reforma do prédio e o objetivo da pesquisa é relacionar a reorganização com a literatura sobre a biblioteca escolar partindo de artigos encontrados em bases institucionais seguindo padrões identificados na literatura técnica da área de Biblioteconomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Biblioteca escolar como incentivadora da educação ambiental
    (2018) RABELO, Fabiane do Socorro Lopes; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    Apresenta a missão educativa da biblioteca escolar, aponta a possibilidade de atuação do bibliotecário como educador e discorre acerca das questões ambientais fazendo o contexto histórico da década 60 até a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é apontar a importância da biblioteca escolar para a elaboração de projetos que incentivem a educação ambiental. A metodologia utilizada ocorreu por meio de levantamento documental (impresso e eletrônico). A pesquisa é qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que a biblioteca escolar é indispensável para o processo educacional, quando trabalha em conjunto com a escola pode incentivar a educação ambiental através da elaboração de projetos e eventos que abordem essa temática, deve ser dirigida por um bibliotecário proativo, que abrace o lado social da biblioteconomia e transforme a biblioteca em um espaço atuante e dinâmico, contribuindo, assim, para a criação de um pensamento crítico em crianças e adolescentes acerca das questões ambientais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteca escolar na era da internet: uma análise na Biblioteca do CCBEU
    (2018-07-11) OLIVEIRA, Ingrid Amanda Barros; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    O presente trabalho busca mostrar como a internet é uma ferramenta de mediação importante dentro de uma biblioteca escolar, pois em uma era em que todos são conectados demonstra-se importante usar esse meio de informação para atrair o usuário e estimular sua criatividade. O papel do bibliotecário também é discutido, visto que este precisa ter uma visão inovadora para que possa utilizar esse método dentro da biblioteca escolar e deve estar sempre se atualizando dado que como gestor o mesmo deve assumir esse papel conhecendo o perfil dos usuários para que possa fazer a conexão correta entre a mediação da informação e o seu usuário dentro da biblioteca escolar. A metodologia aplicada se baseou em livros, teses, bases de dados, dissertações, etc e dois questionários aplicados dentro da biblioteca do CCBEU que pode mostrar como a internet é significativa dentro de uma biblioteca escolar, indica também os métodos atrativos dentro da mesma. Como resultado da discussão levantada, observou-se a preferência dos usuários em atividades que envolvam a internet e mostrou que todos preferem essas ações na biblioteca, uma vez que podem utilizar celulares, tablets entre outros quando não são utilizam essas ferramentas são feitas outras atividades que também estimulam o usuário a sempre buscar e mediar à informação. Foi possível verificar que o ambiente desta biblioteca escolar se modificou ou se adaptou às novas tecnologias, fazendo com que o bibliotecário desenvolvesse outras atividades em outros espaços que envolvam a internet.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar no processo pré-vestibular:Estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso
    (2018) CONDER, Taiany Carvalho; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    Este trabalho abordará a cerca da Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso. Bandeira e Cortê (2011, p. 3) abordam que “a biblioteca escolar precisa ser interativa, e constituir-se num espaço livre para expressão genuína da criança, do adolescente e do jovem”. Assim o problema encontra-se em identificar como os alunos vêem a biblioteca na fase do prévestibular. Para isto adota-se como espaço para desenvolvimento desta pesquisa o contexto da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, relatando como os alunos do terceiro ano (convênio) do turno da manhã, enxergam e extraem informações da unidade de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa exploratória, e para levantamento dos dados realizou-se levantamento bibliográfico e aplicação de questionários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
    (2020-01-30) LIMA, José Maria Soares de; MENDES, Sueleny da Silva; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e do desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola do município de Portel, por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 (dezoito) alunos do Pré II, da educação infantil do turno vespertino. A análise dos dados mostrou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros “lidos” e referem que gostam mais de ouvir do que ler as histórias, pois os mesmos ainda não dominam a arte da leitura, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, repensando a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos e promovendo uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de forma que o processo pedagógico e a formação do leitor sejam mais eficazes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de Leitura na Biblioteca Escolar da Escola Doutor Lauro Chaves
    (2018) SILVA, Hanna Leticia da Costa; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    Descreve as práticas de incentivo à leitura utilizadas na biblioteca escolar Clarice Lispector da escola Municipal Dr. Lauro Chaves localizada na Baia do sol em Mosqueiro-PA e o papel do bibliotecário como mediador e incentivador da leitura, sendo o elo que liga o leitor à leitura na biblioteca escolar, focando nas estratégias de incentivo à leitura para contribuição na formação do aluno e o desenvolvimento de leitor crítico e reflexivo, abordando a mediação de leitura como uma ferramenta para o bibliotecário no processo de incentivo à leitura no dia-a-dia dos alunos Foi realizada uma pesquisa documental visando compreender as estratégias de leitura praticadas na Biblioteca Clarice Lispector gerida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SISMUBE),responsável pela transformação das bibliotecas em um espaço acolhedor, oferecendo acesso à leitura aos alunos, corpo docente e área de entorno, de forma mais dinâmica e atraente. Esta dinamização acontece através de diversas ações voltadas a incentivo à leitura. Ressalta que, o incentivo à leitura no ambiente familiar é importante desde a infância e permite criar incentivar o prazer em ler por toda a vida. Conclui-se que, o profissional bibliotecário deve explorar seu potencial, estar ligado aos professores agindo em parceria para que consigam introduzir as estratégias de leitura na rotina dos alunos para a formação de leitores. Deve também desenvolver ações em favor da biblioteca escolar para que esta possa atender às necessidades de seus usuários e possa ser um local favorável à prática da leitura para todas as idades e incentivar com projetos se preciso aos pais ou responsáveis dos alunos para que obtenha um resultado satisfatório.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violência escolar: Uma perspectiva sobre o papel da biblioteca escolar
    (2018) CORREA, Carlos Augusto Moreira; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Este trabalho parte de uma perspectiva da biblioteca escolar, no auxílio às demandas de um estabelecimento de ensino, tendo à frente o profissional bibliotecário, com liberdade para desenvolver seus projetos em parceria com a instituição. Considerando que as escolas precisam traçar o perfil dos escolares e seus colaboradores, para direcionar a aplicabilidade educacional e o relacionamento social no meio escolar, parte-se para a problemática de como auxiliar no combate à violência escolar. Levando em consideração que gestores e comunidade escolar entendam a importância da biblioteca escolar, objetivou-se apresentar a Biblioteca Escolar como instrumento de auxílio no combate à violência escolar, buscando-se identificar os principais tipos de violência no ambiente escolar; assim como apresentar a biblioteca escolar como um espaço que auxilie no trabalho pedagógico para solução de conflitos; e por fim, propor alternativas de atuação além de projetos de leitura. Desta forma utilizou-se como metodologia primeiramente um levantamento bibliográfico, posterirormente, como procedimentos, a coleta de dados, caracterizando este trabalho como uma pesquisa qualitativa e exploratória. Deste modo, observa-se que há uma carência de uma ferramenta para fazer a ligação para o diálogo entre alunos e corpo pedagógico da instituição de ensino, acrescentando também os pais e responsáveis dos alunos. O que permite entender que a biblioteca escolar pode, e deve auxiliar na formação intelectual e é o ambiente ideal para assumir este papel/função.
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