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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O acervo de obras raras biblioteca Arthur Vianna: o processo de digitalizaçao
    (2018) PERGAMINELLIS, Marcelo Lopes; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    A pesquisa aborda a Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde promove o acesso à informação ao publico geral. Como objetivo geral dessa pesquisa é conhecer a mudança do formato físico para oformato digital da biblioteca. E sua metodologia é de caráter descritivo e fez-se o uso de dois métodos “quali-quanti”. Os dados foram coletados por um guia de entrevista aplicado aos integrantes do “Projeto Obras Raras E Antigas -Acervo Digital”onde está inserida a Biblioteca. A partir da pesquisa de campo observou-se a importânciado setor de obras raras, em virtude de seu valor histórico e cultural, e pelo processo de digitalização dos mesmos para o acesso ao acervo digital
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das atividades desenvolvidas na biblioteca municipal de Abaetetuba - PA e a relevância da gestão do conhecimento no exercício de sua funcionalidade
    (2022-01-11) ROCHA, Alessandra Dias; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624
    Este trabalho tem como objetivo, analisar as atividades desenvolvidas na biblioteca municipal de Abaetetuba-PA, utilizando como referência a gestão do conhecimento. Sendo assim busca-se averiguar como são realizadas as atividades e de que maneira elas podem ser melhoradas utilizando a gestão do conhecimento, uma vez que ao utilizar a gestão do conhecimento ganha-se qualidade nos serviços oferecidos e eficiência. Na construção do trabalho, a metodologia utilizada consistiu em uma abordagem dos fundamentos teóricos sobre gestão do conhecimento, a fim de identificar e avaliar os pontos essenciais da atividade, evitando atividades desnecessárias, alinhando os processos de atividade de maneira objetiva, para aumentar o foco no usuário da biblioteca, assim também como aplicação de questionário aos funcionários, por meio da plataforma digital Google forms, o que possibilitou a obtenção da realidade da organização, prática e direcionamentos da biblioteca. Assim, identificou-se que a biblioteca pública municipal Miguelina Bitencourt carece de uma organização sistemática em suas práticas fundamentada na gestão do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação dos critérios de desenvolvimento de coleções em biblioteca especializada: o estudo de caso da biblioteca do banco da Amazônia
    (2018) COSTA, Cristina Severino da; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115
    O processo de desenvolvimento de coleções é um fator fundamental para conseguir alcançar os objetivos de uma biblioteca. Ele está em constante evolução pois cada vez mais estão surgindo outras especialidades, gerando assim o aumento da literatura. São organizados conjuntos de objetos informacionais de forma a possibilitar a disseminação e recuperação da informação para atender as demandas efetivas de uma biblioteca. A formação, desenvolvimento e organização do acervo devem ser encarados como um processo permanente no qual as atividades de seleção, aquisição e avaliação de materiais devem estar em perfeita sintonia com a comunidade usuária. Visando nortear a formação e expansão de seu acervo, cada biblioteca deve estabelecer sua política de desenvolvimento de coleções. Os critérios de seleção devem estar totalmente vinculados aos objetivos da biblioteca. No caso das bibliotecas especializadas estas são constituídas por um acervo que visa suprir as necessidades de seu público alvo, estando em total harmonia com que a instituição se propõe, com sua missão, visão e objetivos definidos pela organização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Biblioteca Carmem Sousa e a sua contribuição para as oficinas do Curro Velho
    (2019) SENA, Jefferson Vespúcio; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    Analisa a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das atividades ocorridas nas oficinas por meio da disponibilização de seu acervo. Levando em consideração o papel das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental é sua importância para a sociedade. Buscou-se demonstrar o conceito de bibliotecas públicas, e a relevância da BCS para a Fundação Curro Velho, mas também para a comunidade a qual está inserida. Através de uma pesquisa exploratória realizada na Biblioteca Carmem Sousa, obteve conclusões através da pesquisa de campo que foram comprovadas a partir dos dados alcançados. Evidenciou-se no estudo de caso por meio das entrevistas, as quais revelam o grau de relevância do acervo da Biblioteca Carmem Sousa, assim como sua contribuição para as oficinas, garantindo assim a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das oficinas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Livro, a biblioteca e o bibliotecário: uma relação que se transmuta e se atualiza a serviço do conhecimento
    (2022-12-13) MACIEL, Marcos Paulo Pereira; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    O presente trabalho a partir de alguns dos principais acontecimentos históricos que se sucederam desde a Antiguidade até a modernidade, trata da relação e dos diferentes propósitos de existência a qual tanto livro, como bibliotecas e bibliotecários passaram no decorrer do tempo, que culminaram com as formas de preservação e disseminação do conhecimento, que por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar, contrastar e caracterizar alguns dos principais eventos e fatores, que ocasionaram numa importante e fundamental relação entre livro, biblioteca e bibliotecário, que vem atualizando-se desde então a serviço da preservação da memória e do conhecimento humano, fazendo com que este estivesse a ser transmitido continuamente às gerações futuras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Páginas de uma identidade: um estudo biográfico de Domingos Antônio Raiol a partir de sua escrita e biblioteca pessoal no Pará do Século XIX
    (2022-02-10) ROSA, Paulo Wesley Nascimento; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/ 0000-0002-1481-9274
    O presente trabalho visa analisar a vida de Domingos Antônio Raiol, renomado político de Belém do século XIX e escritor de Motins Políticos, para perceber aspectos socioculturais da sociedade paraense, assim como identificar em que nível a sua biblioteca exemplifica a formas de leitura no final do século XIX no Pará. Se utilizando de temas e metodologias como biografia histórica, história do livro e historiografia, serão trabalhados em questão: seu acervo pessoal atualmente encontrado nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e seu livro mais conhecido, Motins Políticos. Estas duas fontes nos permitirão elucidar olhares sobre algumas hipóteses que emergem, tais como: Como este acervo teve repercussões em sua vida e seus relacionamentos? e em como este acervo fundamentou sua escrita em Motins Políticos? O que as referências utilizadas em Motins Políticos nos permitem pensar? Com qual intensidade as ideias propagadas por seus livros são exemplificadas em sua vida? Trataremos então, de uma pessoa que representou determinada camada da sociedade na Belém do século XIX, assim como os seus escritos e perspectivas de mundo foram entrelaçados aos livros consumidos. Observando que, na adaptação do adágio popular “Diga-me o que lês e direi quem tu és”, se tornará então, o mergulho que farei nas possibilidades que esta biblioteca trará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do bibliotecário na promoção cultural: projetos culturais desenvolvidos na biblioteca “Desembargador Antônio Koury”
    (2018) ALCANTARA, Michelle Rocha; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Aborda o papel do bibliotecário na promoção cultural como um instrumento de mediação da informação, partindo do pressuposto que o bibliotecário pode utilizar qualquer procedimento que viabilize o acesso à informação, logo trata especificamente sobre projetos culturais desenvolvidos na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará “Desembargador Antônio Koury”. Promove uma discussão sobre a atuação do bibliotecário enquanto agente cultural, ressaltando assim, a responsabilidade sociocultural do profissional, pois a função cultural em bibliotecas em sua maioria apresenta-se de forma tímida, logo a pesquisa surgiu a partir dessa perspectiva. Faz uma reflexão teórica sobre a definição de ação cultural, os conceitos de mediação da informação e o papel do bibliotecário na sociedade para a disponibilização da informação e geração de conhecimento. A pesquisa tem característica bibliográfica de abordagem qualitativa e natureza exploratória, pois tem a intenção de criar maior familiaridade com o fenômeno em questão. Mostra os resultados obtidos por através da entrevista aplicada com a bibliotecária coordenadora dos projetos, com a indicação dos projetos culturais desenvolvidos na biblioteca e identifica as estratégias e dificuldades para a realização. Enaltece a ideia, como modo de conclusão, que é possível realizar atividades culturais no desenvolvimento da mediação da informação diante da atuação do bibliotecário em bibliotecas especializadas
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Retratos da leitura no Brasil: entre velhas e novas barreiras
    (2019) OLIVEIRA, Elizabete Joely Silva de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248
    O estudo tem como preocupação central o déficit na questão do incentivo à leitura, sua democratização e importância para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foca no ambiente da biblioteca como espaço democrático e cultural. Busca mostrar a situação da leitura no país por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Como metodologia utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, esta última apoiada nos boletins do Instituto Pró-livro – IPL publicados em 2008, 2011 e 2016, a fim de analisar os dados em uma perspectiva quali-quantitava. O estudo tece um panorama da situação da leitura no Brasil, apontando para antigas e novas barreiras relacionadas à leitura, bem como o perfil dos leitores e suas dificuldades.
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