Navegando por Assunto "Basic education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo da literatura a partir das teses e dissertações no período de 2007 A 2017(2018-12-21) SILVA, Evanilde Silva da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este estudo verifica o que as Teses e Dissertações falam sobre o adoecimento docente, especialmente sobre a prevalência das doenças em professores da Educação Básica no Brasil, no período de 2007 a 2017, e busca identificar nessas pesquisas os fatores que contribuem para a ocorrência de patologias ocupacionais entre estes profissionais, bem como suas causas. Para isto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, tendo como fonte de dados as Teses e Dissertações sobre adoecimento docente, defendidas nos Programas de Pós–Graduação das Universidades Federais, catalogadas na Base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período mencionado. Ao final revisão bibliográfica, os resultados demonstraram que as doenças que mais têm afetado a saúde dos professores da Educação Básica brasileira são a doença mental, o distúrbio de voz e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, tendo como principais fatores determinantes do adoecimento a condição de trabalho docente, a precarização e a intensificação do trabalho, submetendo os professores ao sentimento de desvalorização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química(2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da educação básica: implicações do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan em Castanhal – PA(2019-06-11) MACHADO, Alanna da Rocha; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa está centrada em uma discussão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, com foco no Ensino Fundamental, que se constitui por meio de testes padronizados, visando o alcance de metas que viabilizem a melhoria da qualidade educacional através da criação de políticas públicas. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, que tem como objetivo analisar as influências do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan, localizada no município de Castanhal – PA. O percurso metodológico se estabeleceu a partir do levantamento bibliográfico e da coleta de dados, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o Gestor, Coordenador e Professores da instituição de ensino, além da utilização da análise de conteúdo como técnica para o tratamento dos dados. Sendo assim, a pesquisa apresentou como resultado que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, há diversas limitações que interferem no processo de ensino-aprendizagem, influenciando nos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, gerando consequentemente, grandes desafios para o campo das políticas de educação. Se por um lado a política de avaliação apresenta resultados que deveriam gerar política de ajustamento em relação as demandas, por outro lado esses resultados não são frutos da aproximação e posteriores reflexões de questões que interferem decisivamente no processo de aprendizagem, ou seja, os fatores levados em consideração na avaliação de larga escala não consideram outros marcadores, sobretudo os sociais que interferem decisivamente nos resultados dessas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA(2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará(2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação em tempos da pandemia de COVID-19: dificuldades e desafios enfrentados pelos professores do município de Santa Luzia do Pará, Pará(2024-02-26) CAMPOS, Daiane de Sousa; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661O presente trabalho refere-se a uma análise sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará, estado do Pará, durante o pico da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A pesquisa foi aplicada por meio um questionário semiestruturado com dez perguntas abertas para sete professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará. A análise dos dados se deu por meio da análise interpretativa. Verificamos que os professores enfrentaram dificuldades no planejamento devido a situação inesperada de emergência de saúde pública, principalmente com relação a adaptação às tecnologias, com destaque para o uso de apostilas para alcançar os alunos sem acesso à internet. Observamos também que o aplicativo WhatsApp foi crucial para esclarecer dúvidas e fornecer informações aos estudantes. Os principais impactos emocionais e físicos que atingiram os professores devido a transição abrupta para o trabalho remoto foram: fadiga, irritabilidade e alguns desafios emocionais. Portanto, é imprescindível prestar cuidados à saúde física e mental na preservação do bem-estar psicológico e físico, pois este desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia(2021-06-21) SILVA, Edna Maria dos Santos da; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541No contexto atual da educação, com a mudança brusca da forma de ensino que passou do presencial para o ensino remoto, é necessário que se investigue as mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas de professores da rede pública de ensino. Nesse sentido, levantei a seguinte questão: em que termos os professores expressam percepções em relação às suas práticas educacionais em tempos de pandemia? O objetivo foi compreender as percepções sobre as práticas de professores nesse cenário, além de explicitar as práticas educacionais no período da pandemia, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Assumo a Pesquisa Narrativa, tendo como objeto, os depoimentos de três professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de Belém, manifestada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via aplicativos digitais. Tais entrevistas constitui o corpus da pesquisa que foi analisada por meio da análise textual discursiva. Nas percepções dos professores o ensino remoto, como o ensino presencial, só pode ser desenvolvido na sua totalidade com o contato direto entre alunos e professor, e que essa falta de contato aliada a um déficit de acesso a tecnologias digitais (smartphone e internet), contribuíram para a regressão no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto no período pandêmico: o educador como mediador do aprendizado na educação básica inclusiva um estudo de revisão(2021-12-28) BISPO, Regivânia Rabelo; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725No decorrer do estudo será abordado dois momentos distintos, a primeira parte introdutoria é referente a autobiografia e as implicações inerentes ao que me motivou a seguir na especialização em Práticas Pedagogicas em linguagem, alfabetização e letramento e a segunda parte compreende uma explanação sobre o desafio do educador durante o período pandemico da Covid-19. A proposta de uma abordagem direta sobre o que motivou o profissional a se capacitar, propicía conhecer um pouco da sua historia e de seus desafios para está lecionando ainda hoje, sabendo dos inúmeros desafios potencializados pelo novo coronavirus. Considerando isto, a busca por esclarecer um pouco mais sobre os conhecimentos da Alfabetização e do Letramento nas escolas (principalmente públicas) e fora delas também, assim como sobre as teorias de que podemos nos apropriar, para melhor entender sobre esse tema. O processo de alfabetização ainda que muito trabalhado, continua sendo um grande desafio dentro da matri escolar brasileira. Compreendendo isto, este trabalho surgiu das aulas de Estudos em Didática e Fonologia Aplicadas à Alfabetização, onde observamos que existe uma relação estreita entre a forma como aprendemos e aquela como ensinamos, ainda que nem sempre tenhamos consciência disso. Mediante a isso, este estudo tem por objetivo explanar a respeito da importância do processo de alfabetização e letramento no contexto da educação básica, além de descrever os principais desafios encontrados pelos educadores durante o período pandemico de 2020 e 2021. Metodologia trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, descritivo argumentativo. Para a análise descritiva utilizou-se os bancos de dados cientificos como: Sciello GooglAcademico, Science direct para buscar artigos e livros que abordassem a construção do conhecimento durante o processo de alfabetização. Em relação aos descritores escolhidos para a pesquisa utilizou-se: Alfabetização e letramento infantil, educação básica, educação na pandemia da covid-19, profissionais da educação na pandemia. Desenvolvimento a alfabetização e letramento são processos diferentes, como explicita Emília Ferreiro, cada um com suas especificidades, no entanto, ambos são indispensáveis quando se leva em consideração a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, foi possível verificar que interferem no processo da alfabetização e do letramento as condições sociais e econômicas dos alunos. Considerando esses dados, é fato que a desigualdade social influência diretamente no acesso a educação de qualidade, com o advento da pandemia do novo coronavirus em março de 2020 houve a necessidade de implementação de medidas biossegurança como uso de equipamentos de proteção individual (EPI), distanciamento social e lockdown para conter a disseminação da doença. a vulnerabilidade socioeconômica apresentada pelos estudantes sinalizou como um dos principais desafios na implementação do ensino emergencial remoto, considerando que a falta de auxílio estudantil ou bolsa de auxílio social, afeta diretamente o meio pelo qual estes têm acesso à internet. Além disso, com a pandemia ficou ainda mais evidente o tamanho da desigualdade no Brasil, tanto na distribuição dos recursos econômicos como no acesso a educação.Consideraçõs finais Em relação ao contexto atual, é um momento de reconstrução, a educação durante esses dois anos teve perdas, e mergulhou em um dos principais desafios que é a evasão escolar e o abandono das salas de aula, bem como a baixar procura por inserir a criança na escola ainda na educação infantil em decorrência dos inúmeros fatores inerentes a consequencias da covid-19. Mas é fundamental que tenhamos animo para seguir em frente e aos educadores que continuem sendo fiéis aos seus valores e vocação, por que a educação básica, o processo de letramento e alfabetização é a engrenagem inicial para o conhecimento e desenvolvimento de um país. Ademais a medida em que tentamos melhorar nossas práticas de ensino, estamos sendo agente de nossas próprias ações pedagógicas, saindo de certa forma da comodidade de práticas tradicionais, baseadas em cartilhas ou ainda presas a normas curriculares obsoletas e ultrapassadas. Sei como é desafiador e complicado, principalmente em escolas públicas. Mas repensar sobre essas ações já é grande passo para pequenas mudanças futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação de professores para a diversidade cultural e religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará(2020-01-03) COSTA, Rosileide Farias da; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097É notável traços e influências da matriz africana na formação da população brasileira, apesar de haver no espaço escolar uma desigualdade no tratamento da abordagem de temas da cultura negra, principalmente no que tange aos princípios religiosos. Nesse sentido, é necessário existir nos cursos de formação docente qualificação adequada de modo que o profissional esteja apto a lidar com a diversidade presente no meio escolar em que se insere. Isso contempla o que as Leis 10.639 e a 11.645 orientam ao estabelecerem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e indígena no currículo escolar. Frente a isso, temos como objetivo analisar resumos de teses e dissertações que tratam da diversidade cultural religiosa africana na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico cujos procedimentos ocorreram em três momentos: no primeiro houve o levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados das bibliotecas de três universidades do Pará, defendidas de 2004 a 2019. No segundo, a seleção dos trabalhos e no terceiro, a análise dos resumos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam um grande distanciamento entre o que determina as diretrizes regulamentadoras desse ensino para a diversidade e a prática docente. Consideramos necessária uma formação adequada aos professores para a abordagem dessa temática, com bases sólidas para que a cultura e a história afro-brasileira possam ser transmitidas e valorizadas no meio educacional em uma prática curricular livre de medos e preconceitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da matemática como recurso de ensino na educação básica(2024-02-20) NASCIMENTO, Sâmara Maria Oliveira; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A presença da história da matemática em sala de aula constitui um recurso didático que os professores podem utilizar para auxiliar a aprendizagem. Os alunos constroem o significado do que estão fazendo. Os professores também podem utilizar processos históricos como facilitadores ou impulsionadores do processo de aprendizagem sem referência explícita à história da matemática. Diante disso, questiona-se: Como se dá o processo de desenvolvimento do ensino de matemática na educação básica? Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é discutir o uso da história da matemática como recurso de ensino-aprendizagem e propor exemplos no âmbito da educação básica. Nesse ínterim, a elaboração do presente estudo no que diz respeito ao procedimento, utilizou a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo e documental. Nesse sentido, com abordagem será qualitativa, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa explorativa, buscando uma ampla visão sobre o tema e suas diferentes perspectivas, a fim de esclarecer melhor sobre a temática. Ensinar história da matemática é enfatizado como uma estratégia que pode levar a uma aprendizagem significativa, ou seja, dar sentido às atividades que os alunos realizam em sala de aula. Não se pode perder de vista que as questões socioemocionais são centrais no processo de aprendizagem e que as abordagens históricas da matemática permitem aos alunos refletirem sobre os contextos históricos, sociais e culturais em que o conhecimento matemático se desenvolveu. Espera-se que este trabalho contribua diretamente para a prática dos professores do ensino fundamental e os inspire a seguir caminhos possíveis e sugeridos para a utilização da história da matemática como ferramenta nos processos de ensino de conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Importância de aulas experimentais sobre fenômenos tanto físicos como químicos e reações químicas(2022-12-13) SOUSA, Natasha de Jesus; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; SILVA, Danúbia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/7689276292359571A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de Trabalho de Curso (TCC), disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. As práticas experimentais no ensino de química são essenciais para formação dos alunos pois possibilitam a visualização dos fenômenos estudados, o contato com a produção da ciência em sua essência básica e dinamizam o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, tal proposição didático-metodológica nem sempre é utilizada como método de ensino pela limitação de materiais para a sua realização, ausência de espaço próprio (laboratório), condições mínimas espaciais de sala de aula, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, resistência dos professores em diversificar o trabalho docente, entre outros fatores. Isto posto, a presente pesquisa foi realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório sendo realizado com a utilização de prática de ensino experimental usando materiais alternativos para abordar o conteúdo de Reações Químicas, a pretensão foi analisar a aceitação das aulas e a assimilação dos assuntos abordados aos estudantes da 1ª série do Ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Rômulo Maiorana. A pesquisa dividiu-se em três momentos, sendo o primeiro aulas teóricas, o segundo aulas experimentais e o terceiro aplicação de questionário. Como resultado, observou-se que os discentes receberam positivamente as aulas experimentais, e que participariam de mais aulas com essa metodologia. Analisando que apesar da carência de materiais e reagentes obteve-se resultados satisfatórios, as aulas ficaram mais atrativas e os discentes mais motivados. Sobre isso, conclui-se que essa pesquisa possibilitou verificar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes pesquisa, assim como possíveis soluções.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica(2022-07-20) MORAES, Hillary Suzan Medeiros de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente artigo possui como importância a abordagem, a compreensão e a reflexão do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação básica, buscando responder à questão problemática de: por quais motivos a alfabetização em Libras não é integrada às aulas iniciais, mesmo sendo prescrita como segunda língua no Brasil além de entender como funciona o ensino de Libras nos primeiros anos na educação básica. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da educação inclusiva nos anos iniciais. O referencial teórico deste trabalho começa com uma breve perspectiva histórica a respeito da educação inclusiva para pessoas com surdez, posteriormente aborda sobre a educação para alunos surdos na educação básica, ou seja, nos anos iniciais da educação infantil, abordando essa comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da sala de aula. Por fim, o referencial teórico deste trabalho aborda sobre as políticas educacionais para alunos com surdez no Brasil, nos anos iniciais da educação básica. Através desta pesquisa foi observado que é de enorme importância que as escolas possam incluir o ensino da LIBRAS nos anos iniciais, para que essa língua possa se perpetuar como comum, promovendo cada dia mais uma educação igualitária e inclusiva para os alunos com deficiência auditiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT(2022-12-12) RAMOS, Regilene de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho tem como objetivo analisar dissertações pré-selecionadas do banco de dados do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e entender como a Modelagem Matemática e o Geogebra podem contribuir para o ensino e consequentemente a aprendizagem da matemáica na Educação Básica. A pesquisa é de cárater qualitativo e apresenta um método de pesquisa denominado Estado da Arte que se encaixa como sendo uma pesquisa de caráter bíbliográfico. Após filtro na base de dados, nos concetramos na análise de 12 dissertações do PROFMAT. Constatou-se que a Modelagem Matemática e o Geogebra abrem novos caminhos para o ensino da Matemática, pode possibilitar ao professor trabalhar conteúdos com mais facilidade e com novas perspectivas pode possobilitar aos estudantes compreender conceitos que aparentemente seriam complicados e ainda permite aos estudantes analisar a matemática presente em situações reais do dia a dia, tornando o ensino e a aprendizagem da Matemática mais atraente e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e interconexões com tecnologias na educação básica brasileira(2022-12-12) AMARAL, Mauro Laureno do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274A presente pesquisa discorrerá sobre o uso da Modelagem Matemática e Tecnologias na Educação Básica Brasileira. Essa temática é de fundamental importância, pois, as pesquisas e discussões acerca das possibilidades que o ensino da Modelagem atrelada as TICs podem trazer se tornam cada vez mais frequente. Justifica-se a importância dessa pesquisa para compreender as estratégias utilizadas por professores que atuam na Educação Básica Brasileira e como eles atrelam a Modelagem Matemática e Tecnologias em suas práticas, uma vez que essa aplicação poderá trazer vários benefícios para os estudantes. O trabalho foi desenvolvido através da seguinte problemática: Como a Modelagem Matemática e Tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, e como essas ferramentas são utilizadas dentro da sala de aula? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso e aplicação da Modelagem Matemática e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. As análises de dados indicaram que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, de acordo com as informações obtidas identificamos que a o uso da Modelagem e Tecnologias pode melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar no ensino fundamental: um estudo em uma escola municipal, Barcarena Pará(2018-07-07) SIMÕES, Luziane Moraes; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662O objetivo desse trabalho é analisar o papel do coordenador pedagógico, assim como o seu desenvolvimento e desenvoltura diante dos alunos e professores do Ensino Fundamental, suas competências e desvios de funções diante das necessidades no cotidiano do trabalho. Objetivando compreender a prática pedagógica do coordenador pedagógico no Ensino Fundamental, através de suas práticas diárias, acompanhado dos gestores da escola bem como suas atribuições específicas, tanto junto ao corpo docente, como também com o corpo discente que juntos buscam a melhor forma de executar os planos elaborados para um determinado período. Conversarei com Bertolo e Dabul (2013), Libâneo (2005), Queiroz (2003), Ferreira (2004), Christov (2007). Franco e Nogueira (2016). O coordenador pedagógico como um dos gestores da escola, tem atribuições específicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Política curricular e relações raciais: a Lei 10.639/2003 nos discursos de documentos oficiais da educação básica e ensino superior na Amazônia Bragantina-Pa(2019-08-01) GUIMARÃES, Deidiane Costa; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912O presente estudo tem como objetivo analisar os discursos de documentos oficiais acerca da implementação da Lei nº 10.639/2003 no currículo da Educação Básica e Ensino Superior, a partir dos Órgãos executores SEDUC, SEMED, UFPA e fiscalizadores (Conselho Estadual de Educação do Pará e Conselho Estadual de Bragança). A pesquisa é de abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental do Plano Estadual e Municipal de Educação, Resoluções do Conselho de Educação do Estado do Pará e Conselho Municipal de Educação de Bragança e os Projeto Pedagógico de Curso das Licenciaturas da UFPA. Os dados foram analisados a partir da análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin e bibliografia especializada acerca da temática. Os resultados revelam ações sobre a formação continuada dos profissionais da educação, valorização da cultura afro-brasileira e africana, políticas afirmativas, materiais didáticos sobre a temática, referente à implementação da Lei nº 10.639/2003, no que concerne o Plano Estadual de Educação, Plano Municipal de Educação, Legislações do Conselho Estadual e Municipal de Educação, e Projetos Curriculares de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Pará. Ademais, ressaltamos ainda a ampliação da discussão sobre a Lei 10.639/2003 de forma que a contribuir para a construção de uma educação democrática e antirracista, que respeite, reconheça e valorize as singularidades e diferenças de cada grupo sociocultural, principalmente sobre a cultura afro-brasileira e africana concernente aos contextos educacionais e sociais. Concluímos sobre a implementação da lei nº 10.639/2003 por meio das ações evidenciadas nos documentos que versam sobre a Educação Básica e Superior no município de Bragança-PA, com medidas e estratégias importantes com vista a construção de um currículo de multicultural, de valorização da diversidade cultural, especificamente sobre a valorização da cultura negra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O programa residência pedagógica: relato de experiência na Escola EMEIF Mariuadir Santos, Abaetetuba-PA(2022-07-11) COSTA, Mário José Silva da; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065XA presente pesquisa emergiu de um questionamento no intuito de saber se o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, aqui focalizado no Campus de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará. Portanto, este estudo objetivou responder à seguinte questão: Como o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para a formação e atuação profissional de estudantesdo curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus de Abaetetuba-UFPA? A pesquisa possui caráter qualitativo. Adotou-se o Relato de Experiência das vivências do autor como ResidenteBolsista no Programa Residência Pedagógica no âmbito do Curso de Pedagogia. Observou-se neste estudo que ainda há carência de estímulo e preparação para atuação do futuro profissional da educação, licenciando do Curso de Pedagogia, no campo da docência. Oestudo corrobora com a vertente de formação de professores que defende a articulaçãodialógica entre teoria e prática educativa e a relação entre universidade e cotidiano da escola básica pública no processo formativo de futuros professores e conclui que o Programa Residência Pedagógica influencia e contribui de forma profícua para a formação acadêmica e profissional de pedagogos que atuarão nas escolas Educação Básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O regime de colaboração e os sistemas de ensino: um mapeamento de experiências em Belém do Pará(2019-07-08) SILVA, Marina Martins da; BARROSO, Telma Guerreiro; http://lattes.cnpq.br/6851772604277833; https://orcid.org/0000-0001-8098-8036A organização federativa do Estado brasileiro em regime de colaboração, estabelecido pela Constituição Federal de 1988 revelou a importância de se dar atenção aos processos que permeiam as relações intergovernamentais para o âmbito da educação básica no Brasil, em específico para a construção de seus sistemas de ensino. Este trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento de projetos, programas desenvolvidos na Secretaria Municipal de Educação de Belém, no período de 2014 a 2018 que talvez indique o fomento ao regime de colaboração. Para isso foi realizado um levantamento da literatura que trata dessa temática; com base no equilíbrio federativo, a municipalização e o fomento de valores como a cooperação e a participação se mostram como as principais soluções para as problemáticas identificadas a partir do estudo. É possível contemplar uma gestão democrática e eficaz por meio do regime de colaboração, pois este contribui para o desenvolvimento positivo das relações entre os entes federados, motivando um trabalho de bases prósperas para o alcance de melhorias ao avanço da educação. Tendo em vista a relevância do regime de colaboração para a efetividade da gestão democrática na educação, foi realizado um mapeamento das experiências do regime de colaboração em Belém para a análise de seu desenvolvimento e materialização em âmbito local.