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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A arte educação na inclusão de crianças com Autismo na Escola Regular: o estado da arte
    (2023-12-06) BARROS, Roseli Nunes; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Nesse estudo são apresentados dados da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2023. O objetivo foi investigar as discussões e pesquisas científicas acerca da Arte Educação para inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, no contexto da escola regular de ensino, na educação básica. As buscas das produções teóricas foram realizadas no período de 04 de abril a 01 de maio de 2023 nos sites Google Acadêmico, Scielo, Banco de dados Teses e dissertações da Capes, Banco de dados da Biblioteca virtual e física da UFPA, Campus de Altamira, por meio dos descritores “arte educação e autismo”, “arte educação e inclusão”, “arte educação e deficiência”. Para o critério de inclusão no corpus, o objeto de investigação devia ter relação com a Arte Educação direcionado ao público do Autismo (TEA), com foco em crianças da educação básica, corresponder a propostas pedagógicas e ter sido publicado no período de 2008 a 2023. Foram localizados 54 trabalhos destes, 15 produções atenderam ao critério de inclusão e compuseram o corpus deste estudo. A pesquisa revelou um fator determinante para a inclusão de alunos com deficiência e com autismo no contexto escolar, como o destaque para a formação continuada dos professores de artes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo infantil: perfil de pacientes atendidos em ambulatório de especialidades pediátricas em Belém, Pará.
    (2009) SILVA, Sherly Cabral; SÁ NETO, Simone de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287
    INTRODUÇÃO: O autismo é um distúrbio cuja etiologia ainda não é bem conhecida, embora envolva fatores genéticos, imunológicos e ambientais onde o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. É classificado como um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, além da apresentação de comportamento e interesses restritos e repetitivos. De acordo com estimativas mais recentes, cerca de 1 em cada 200 indivíduos apresentam transtornos do espectro autista. OBJETIVO: Avaliar as manifestações clínicas, bem como sugerir fatores de risco nos pacientes que preenchem critérios diagnósticos estabelecidos para autismo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo transversal, de amostra não probabilística no Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Infantil Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, através de informações coletadas de 80 pacientes em protocolo de pesquisa próprio, submetidas posteriormente à análise estatística. RESULTADOS: O sexo masculino correspondeu a 77,5% dos pacientes. A época de percepção das manifestações mais referida pelos cuidadores foi antes dos 3 anos. O atraso de linguagem foi a queixa mais freqüente (77,5%); os critérios 1.b e 2.a do DSM-IV foram os mais encontrados; a prevalência de episódios de convulsão foi de 32%; a risperidona foi o neuroléptico mais empregado (77,8%) e o acompanhamento mais utilizado no serviço foi o de neuropediatria. CONCLUSÃO: O sexo masculino foi o mais acometido e a queixa mais freqüente, o atraso de linguagem. Pelo DSM-IV, interação e linguagem são os maiores prejuízos desses pacientes. As crises convulsivas foram associadas ao espectro autista, sendo a risperidona o medicamento mais utilizado no tratamento farmacológico de sintomas. Ressalta-se a importância do constante monitoramento da evolução dos portadores do transtorno autista, para otimizar a abordagem terapêutica, bem como promover a inserção de novos tratamentos e adequar a articulação da equipe multidisciplinar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
    (2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica
    (2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura
    (2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ­ TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: trata­se de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quanti­qualitativa, utilizando­se os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraram­se aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destaca­se por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salienta­se, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considera­se de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, aponta­se que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo
    (2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2023-06-30) LEMOS, Jordan Marques; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Estado do conhecimento sobre os cuidadores escolares de crianças autistas no ensino regular e suas práticas educativas
    (2019-09-06) CONDE, Larissa Fernanda Alves; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837
    Esse artigo tem o objetivo de levantar e analisar produções que versam sobre cuidadores de crianças autistas em Programas de Pós-Graduação no Brasil na área de Educação entre 2014 e 2018. O levantamento foi realizado nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Primeiramente levantou-se as produções com a palavra-chave cuidador escolar e em seguida cuidador escolar e autismo. Os resultados indicaram ínfima produção nos estudos sobre cuidadores escolares de crianças com TEA, foram encontradas seis produções que se concentraram em duas categorias: (a) Cuidador Escolar e Autismo; (b) Cuidador Escolar. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
    (2022-06-07) COSTA, Amanda Lohanna da Mota; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274
    A atuação como acompanhante pedagógica inclusiva, para a formação inicial de professores, é uma prática que oportuniza a compreensão a respeito do espectro autista e a vivência de experiências que contribuem para a formação do futuro professor. Nesse sentido, é evidente a necessidade de compreender as experiências e os desafios enfrentados ao ensinar alunos com TEA. Tendo em vista tal situação, analiso, nesta pesquisa, experiências auto formativas vividas, ao realizar o acompanhamento pedagógico de uma criança com TEA, objetivando compreender aprendizagens docentes que tais experiências contribuem para minha formação de futura professora dos anos iniciais. Para isso, assumo a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, a partir dos relatos de minha atuação neste contexto, registrados em meus diários pessoais e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, pude atribuir novos sentidos às experiências vividas com a criança autista, a partir de um olhar epistemológico, obtendo como resultado que o processo de observação e reflexão constante oportunizou reinventar-me como profissional em constante formação e esta experiência como acompanhante pedagógica inclusiva me capacitou para a sala de aula, para uma futura professora mais atenta em perceber dificuldades de meus alunos, tendo desenvolvido a escuta sensível.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impacto da pandemia do covid-19 em crianças com transtorno do espectro autista
    (2024-03-15) COSTA, Giovanna vieira; FERREIRA, Isabela rodrigues pires; PIRES, Carla andrea avelar; http://lattes.cnpq.br/4043070406676676
    Objetivo: Analisar e descrever os impactos provocados pela pandemia de COVID-19 em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo, realizado com responsáveis por pacientes pertencentes ao espectro autista, realizado por meio de questionário online montado no Google Forms enviados em grupos que reúnem responsáveis de pessoas autistas em redes sociais, como o “Facebook” e o “WhatsApp”. Resultados e discussão: Observou-se que as crianças e adolescentes com TEA podem ser considerados mais vulneráveis à COVID-19, não devido à suscetibilidade às complicações do vírus, mas às características próprias do quadro clínico que dificultam a adequada compreensão do cenário pandêmico, assim como dificuldades em seguir as medidas sanitárias de controle e proteção (62,9%), o que predispõe esse grupo a maiores riscos de contaminação. Dentre as características mais fortemente impactadas pela pandemia, 64,3% dos entrevistados relataram alterações na saúde mental, agressividade, transtornos de sono, aumento da irritabilidade, aparecimento de condutas estereotipadas, além de impulsões e ataques de grito, além de que 58,6% declararam ter ocorrido diminuição da interação social da criança com TEA. Conclusão: Com a adoção de medidas de controle da pandemia do novo Coronavírus, foram observadas alterações nas práticas habituais para a maioria dos indivíduos com TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas
    (2019-06-29) ARIAS, Ariela Thayná de Souza; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de alunos com TEA na escola regular: balanço da produção científica
    (2022-11-22) SOUSA, Tainá Gomes de; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar a produção científica acerca da inclusão de alunos com TEA na escola regular. Partindo desse pressuposto, os objetivos específicos são: apresentar um panorama da inclusão do aluno com TEA na escola regular; e destacar possíveis dificuldades, estratégias pedagógicas e metodológicas enfatizadas nos trabalhos. Para isso, recorre-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que todo consenso sobre busca por números usados como resultado é ignorado, pois o qualitativo visa entender o social envolvendo as emoções e sentimentos dos sujeitos. Há, aqui, a revisão sistemática da literatura. As abordagens sobre o tema não podem estancar. Pelo contrário, devemos nos debruçar sobre tal questão afim de elucidar mais e mais caminhos para uma plena inclusão dos autistas em todos os ambientes. Essa revisão narrativa buscou identificar e discutir um conjunto de publicações em periódicos acadêmicos vinculados à educação, presentes na Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo). Privilegiou-se as produções brasileiras do período de 2008 a 2022, que coincide com o início da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE), na qual os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são inclusos no públicoalvo da educação especial. É de extrema e urgente necessidade ampliar a discussão sobre inclusão para todos os setores. É preciso ressignificar as práticas pedagógicas já consolidadas para que possamos atender a este grupo de forma cada vez mais especializada e humana.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção nutricional no manejo de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
    (2021) LEITE, Juliana de Lima; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    O presente trabalho tem como objetivo levantar artigos dos últimos dos últimos seis anos sobre as intervenções nutricionais e descrever sua importância no manejo para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Realizou­-se uma revisão sistemática nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scielo e periódicos CAPES. Consideraram se artigos científicos, projetos de monografia, publicados em revistas e documentos legais disponíveis na internet que abordam o tema. Os trabalhos analisados foram preferencialmente do período dos últimos seis anos de 2016 a 2021. A pesquisa foi realizada nos idiomas português e inglês. Foram adotadas para consulta nas bases de dados referentes o s seguintes descritores: “Transtorno do Espectro Autista AND estado nutricional”, “Transtorno do Espectro Autista AND dieta”, “Transtorno do espectro autista AND Dietoterapia”, “Autism Spectrum Disorder AND Diet”, Autism Spectrum Disorder AND diet therapies “Autism spectrum disorder AND diet gluten free”, “Autismo e Nutrição”, “Autismo e Dieta”. Vinte e sete artigos foram incluídos na revisão, em relação as estratégias os estudos demonstraram certo benefício na utilização da tríade dieta de exclusão de glúten e caseína, suplementação de prebióticos e probióticos e suplementação de vitamínica. Entretanto, as evidências científicas das principais estratégias nutricionais ainda são muito escassas. Conclui­se que a intervenção nutricional tem um papel fundamental no tratamento do autismo, deve ser considerada um recurso terapêutico importante, visando ampliar novas intervenções e benefícios para o tratamento do autismo desde que esse aconselhamento nutricional seja realizado por um profissional que considere a especificidade cada criança Autista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
    (2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico no processo de desenvolvimento educacional da criança com autismo
    (2022-12-19) LUZ, Regiane Machado da; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    A presente pesquisa objetivou entender a influência que a ludicidade possui sobre o desenvolvimento de crianças autistas durante o processo de educação infantil. A discussão do tema utilizou-se como bases os artigos encontrados por meio de pesquisa qualitativa do tipo revisão da literatura e utilizando como ferramentas de busca os sites do Google Acadêmico, SciELO e periódico CAPES. Como resultado, foram encontrados diversos materiais que abordam o tema da ludicidade, os quais mencionam que o lúdico é necessário para que as crianças possam se desenvolver integralmente, visto que, a aplicação dessa metodologia em sala de aula facilita a compreensão do que se ensina e ajuda a fixar o novo conhecimento devido à espontaneidade com que o conteúdo é repassado. Dessa forma, a inserção de jogos, brinquedos e brincadeiras na rotina das crianças faz com que estas aprendam de forma mais prazerosa e eficaz. Por conta destes benefícios, a utilização da ludicidade tem sido indicada também para crianças autistas que, devido aos obstáculos ocasionados pelo distúrbio, possuem dificuldades para criar laços e interagir com os demais membros da turma e realizar as tradicionais atividades pedagógicas. A pesquisa demonstrou que este pode ser considerado um método capaz de proporcionar impacto positivo na educação infantil de crianças autistas. Pois quando o ensino é adaptado ao lúdico, o docente promove o aumento da comunicação, da imaginação e, principalmente, da interação social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias adaptadas para o ensino de Física para alunos autistas no Ensino Superior
    (2020-02-17) BARBOSA, Milena Pinheiro; PRADO, Rosilene Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3581165767569021; https://orcid.org/0000-0002-3594-1981; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias adaptadas para ensinar conteúdos de Física a alunos Autistas no Ensino Superior atendidos pela Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/SAEST/UFPA). Participaram da pesquisa 5 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculados nos cursos de graduação: Biotecnologia (2), Ciências Naturais (1), Ciência da Computação (1) e Física Bacharelado (1), que tinham em seus componentes curriculares os conteúdos de Física Geral. A pesquisa ocorreu no período de 03/2019 a 12/2019, e as metodologias e recursos adaptados foram: Mapas Conceituais, Aulas Experimentais, Comunicação Alternativa (Cartões de Conceitos), Jogos Adaptados (Tabuleiro e Quiz), Revistas Mangás de Física e Software de Simulações (Phet Simulações e Física na Escola) baseados nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP). A experiência de monitoria com alunos Autistas possibilitou: (1) vivenciar uma prática inclusiva que contribui para a formação profissional, garantindo a acessibilidade para esses alunos, (2) observar a evolução dos alunos a partir das metodologias adaptadas usadas durante as atividades de monitoria, (3) promover a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto acadêmico, (4) contribuir para obter a autonomia profissional e (5) estimular a interação social e a criação de vínculos de confiança entre monitor, alunos Autistas e sua família. Esta experiência foi considerada significativa para os alunos Autistas, pois obedece ao que é proposto no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão (2015), no qual é assegurado a educação como direito da Pessoa com Deficiência (PcD), assim como, acesso e permanência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O papel da GAOPA no processo de inclusão familiar, social e educacional da pessoa com autismo no município de Barcarena-PA
    (2023-07-05) BRITO, Adiuza Pereira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho foi realizado na Associação de Apoio e Orientação aos Pais de AutistaGAOPA, entidade não governamental, situada no município de Barcarena-Pa. Tem por objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA sobre a perspectiva da GAOPA. O referencial teórico está em Sílvia Ester Orrú (2016), Geraldo Dawson (2020), James C.McPartland (2020), Sally Ozonoff (2020), entre os autores que dissertam sobre o TEA; Fernandes (1994), Montenegro (1994), autores que falam sobre o trabalho das ONGS. A metodologia é de base qualitativa e pesquisa bibliográfica que discutem a temática abordada nesse artigo, em livros, artigos, documentos da União e documentos municipais. Conclui-se que a GAOPA tem um papel fundamental no município, sendo o pioneiro nas lutas em prol da inclusão da pessoa com TEA e por propagar informações referentes ao autismo no município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas
    (2019-06-29) OLIVEIRA, Edlene Modesto de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em publicações realizadas nos portais da ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Música Hodie, de 2014 a 2018. A pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) resultou no mapeamento de 30 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisados por meio da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). Apresentamos primeiramente os resultados do mapeamento, quais instituições publicaram sobre a temática, quais foram os autores, as metodologias utilizadas por eles e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre o tema. Posteriormente, apresentamos um breve panorama do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ancorado na legislação brasileira, o histórico e a caracterização do mesmo. Abordamos também sobre a importância da música e os documentos curriculares que baseiam a educação musical no cenário brasileiro. E, por fim, analisamos os artigos encontrados e discutimos como estão as publicações na área e qual a importância da música para o desenvolvimento de pessoas autistas. Concluímos que a díade Educação Musical e Autismo ainda necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, pois ainda existem poucas publicações na área, e é necessário que as pesquisas aumentem, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educação musical aos indivíduos com TEA. No entanto, apesar das poucas pesquisas na área, foi possível diagnosticar, por meio das publicações encontradas, que a música em relação ao tratamento de pessoas autistas tem muitos benefícios, dentre eles destacam-se, a melhora do relacionamento interpessoal e a aquisição da confiança verbal e vocal. Pois, como sabemos, a área social-afetiva e a fala são um dos problemas que a maioria dos indivíduos autistas apresentam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática docente e o autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas na E.M.E.I.E.F profª Emília Gimennez, em Castanhal/PA
    (2019-06-11) CORREA, Tassia Juliana dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este Trabalho de Curso (TCC), intitulado A Prática Docente e o Autismo: as barreiras enfrentadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, investigou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, da Escola Municipal Emilia Gimennez em Castanhal. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista composta de doze questionamentos, direcionadas a professoras, mediadora e coordenadora que possuíam alunos autistas na sala de aula. Os dados foram analisados com base nos autores que vem discutindo a inclusão do aluno autista e a formação dos professores como Bosa (2006), Cunha (2014), Mantoan (2015), Silva(2013), Araújo (2012), e Delors (2003), dentre outros. Concluísse que a maior dificuldade encontrada pelos docentes é elaboração de atividade adaptadas, o que pode ser consequência da falta de formação continuada disponível pela Rede Municipal de Ensino. O estudo revela também que na maioria das vezes as atividades acabam excluindo os alunos autistas, por não estarem adequadas as suas necessidades. No entanto, mesmo com dificuldades, alguns docentes estão sempre buscando melhorar suas metodologias para minimizara as dificuldades do seu aluno, seja na comunicação, na interação social, na leitura ou na escrita. Porém, A pouca compreensão da maioria dos professores, acaba afetando o desenvolvimento dos seus alunos, o que pode contribuir para a não eficácia das metodologias utilizadas na sala de aula, o que nos leva a uma reflexão sobre a disponibilização de professores capacitados no município de Castanhal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental
    (2020-02-13) FERREIRA, André Luiz Noronha; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    A presente pesquisa busca analisar como as práticas lúdicas podem contribuir com o ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Mais especificamente busca identificar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, compreender as concepções dos professores sobre o ensino para esses estudantes, bem como discutir teoricamente as implicações do uso dessa ferramenta didática. O estudo possui uma abordagem qualitativa, em que foram desenvolvidas uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas, uma pública e outra privada, em que foram aplicados questionários para quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os resultados e análises apontam que muitos profissionais da Matemática, em sua maioria, por não terem formação específica para ensinar alunos autistas, possuem inúmeras dificuldades para lecionar seus diversos conteúdos e que precisam trabalhar por meio de diferentes estratégias. Neste contexto, as práticas lúdicas são atividades significativas que proporcionam a estes alunos uma maior participação no processo de ensino e aprendizagem.
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