Navegando por Assunto "Attention-hyperactivity disorder"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de professoras sobre o transtorno do déficit de atenção-hiperatividade em uma escola da rede estadual no Pará(2019-01-11) MATOS, Bruna Adriely Albuquerque; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as Representações Sociais (RS) de dois grupos de professoras do Ensino Fundamental I em uma Escola Estadual do município de Belém sobre o Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade (TDAH) , para tanto foram contatadas quatro professoras, duas da sala comum de ensino, e duas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), afim de relacionar os sentidos e significados apresentados por elas, e ainda identificar as práticas pedagógicas diante dos alunos com TDA-H. Este trabalho tem como base referencial teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais (TRS), fizemos utilização de instrumento a entrevistas semi-estruturadas dentro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa está dividida em uma trajetória de quatro. A construção do conhecimento de vários assunto e objetos pode ser dado por meio das representações sociais, com base nos autores Nascimento (2013) e Moscovici (1978), as RS são geradas por intermédio das trocas e partilhas comunicacionais, o uso das representações sociais fundamenta as análises desta pesquisa. Sendo assim visualizamos que as professoras têm representações sociais sobre o TDAH, constituídas a partir dos compartilhamentos e de suas experiencias, concebem que os alunos com TDA-H são proativos e que os mesmos podem ter um desenvolvimento cognitivo intelectual satisfatório, e naturalmente podem interagir e contribuir com a turma. Porém, existem representações arraigadas a valores e crenças onde os alunos com TDA-H não eram vistos como capazes de desenvolverem cognitivamente, o que resulta em práticas e intervenções pedagógicas pouco eficazes para o desenvolvimento do aluno.