Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Atmospheric discharges"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e avaliação de um sistema automatizado para captura de imagens de descargas atmosféricas na Amazônia brasileira
    (2025-03-28) MOURA, Jhonys William Marques; LEAL, Adônis Ferreira Raiol; http://lattes.cnpq.br/4099411616990036; https://orcid.org/0000-0003-0606-2950
    Descargas atmosféricas (DA) são um fenômeno natural de alta intensidade que envolve o deslocamento de cargas elétricas sujeitas a um intenso campo elétrico. Por estar situada em uma zona tropical do planeta, onde predomina um clima quente e úmido propício à formação das nuvens cumulonimbus (Cb), a região Amazônica apresenta alta incidência de DA. Neste trabalho, apresentaremos a proposta de um sistema de baixo custo para registro de imagens de DA na Amazônia. O sistema proposto é composto por um Single-Board Computer (SBC), uma câmera com resolução de 1280x720p e taxa de captura de 120 quadros por segundo (fps - Frames per Second), em conjunto com um sistema microcontrolado de registro de campos elétricos emitidos por raios. O foco deste trabalho é o sistema de captura de vídeos, para isso, foram desenvolvidos algoritmos para iniciar e finalizar as gravações de forma automática, além de processar os vídeos para identificação dos quadros específicos onde ocorreram as DA, utilizando a Interface de Programação de Aplicações (API – Application Programming Interface) do programa FFmpeg. Além da proposta deste sistema, o resultado de 2 anos de uma campanha de medição de raios com uma câmera super rápida instalada no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) será apresentado. Dentre os parâmetros analisados, temos: número de descargas de retorno, número de contatos com o solo, corrente contínua e tempo entre descargas. Os resultados contribuem para um melhor entendimento da caracterização das descargas atmosféricas e auxiliam no aprimoramento das técnicas de monitoramento e pesquisa na área.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gerenciamento de risco: estudo de caso em edificações para verificar a necessidade de aplicação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
    (2023-07-01) SOARES, Dywles de Souza; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166
    As tempestades de chuva que comumente se formam em diversas regiões do Brasil, registram um alto índice de descargas atmosféricas; estas descargas, na maioria das vezes, partem das nuvens em direção à Terra. Consequentemente, esses fenômenos podem gerar inúmeras situações de riscos, as quais podem ocasionar danos à vida, danos físicos às estruturas e falhas no funcionamento de sistemas elétricos sensíveis. Embora as descargas atmosféricas sejam fenômenos naturais e imprevisíveis, existe uma maneira (dentro dos padrões normativos) de identificar eventuais situações de risco e aplicar devidas medidas de proteção, como por exemplo o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), o qual visa interceptar descargas atmosféricas, conduzi-las para a Terra e dissipá-las no solo, anulando ou reduzindo consideravelmente seus impactos. A etapa de análise preliminar que antecede o projeto do SPDA é denominada gerenciamento de risco e se caracteriza como um estudo estatístico/probabilístico, o qual visa identificar e quantificar prováveis perdas de vidas humanas, serviços ao público ou bens patrimoniais. A proposta deste trabalho consiste na análise do risco para a perda de vida humana em duas edificações localizadas em São Miguel do Guamá-PA, visando verificar se existe a necessidade da aplicação de SDPA nestas estruturas. Ambas as edificações apresentam semelhanças no gerenciamento de risco, porém seus respectivos resultados divergem quando comparados. O primeiro caso não apresenta risco para a perda de vida humana, enquanto que o segundo requer a aplicação de SPDA e DPS na entrada de linhas da estrutura.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA