Navegando por Assunto "Arte"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte e devoção: imagens do festejo de Bom Jesus da Cana Verde no rio Maracapucu-Miri(2018-08-06) SILVA, Érika Natália Ferreira da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como acontece o festejo dedicado ao Bom Jesus da Cana-Verde no rio Maracapucu-Miri, pois sabemos que o Brasil é um país mestiço, que possui vários povos, várias culturas e várias comunidades, onde cada um tem um jeito de demonstrar sua devoção, podemos perceber isso observando as comunidades de nossas regiões, tanto na zona urbana quanto no meio rural. Mas, independente de como isso acontece, aquele é um momento de festa para aquela população e no festejo de Bom Jesus da Cana-Verde não é diferente, acontece uma arte devocionais sincrética, uma mistura de cultura, rica em estética, devoção e ritos, muitas dessas culturas já sofreram mudanças ou até mesmo deixaram de existir. Em nossa região atualmente é muito presente as festas dançantes, festas de aparelhagens, mas já pararmos pra pensar em, Como surgiu às comunidades? Como era as festas há alguns anos atrás? Que ritmo tocava? O trabalho contará com pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada, depoimentos de fieis da comunidade e fotografias, assim nos aprofundaremos no assunto para analisar e perceber as grandes diferenças que encontramos em uma cultura de um ano para o outro, umas ficam cada vez mas forte e outras deixam até mesmo de existir. Portanto, finalizo o presente trabalho, mas acredito que ainda restam inúmeros depoimentos e abordagens sobre a origem e o festejo de Bom Jesus da Cana-Verde que não foram relatados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho(2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O número de ouro e suas belezas(2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O feminino em cena: representação do trabalho doméstico na cidade de Belém do Pará na primeira década do século XX(2025-04-02) FLORES, Steffany dos Santos; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730O trabalho doméstico assalariado na capital da borracha na primeira década do século XX é tema central neste trabalho. Partindo da análise de fontes iconográficas, periódicas e judiciárias, essa pesquisa tem por objetivo entender de que maneira a representação dessas atividades nesses suportes estão embebidas dos papéis sociais normativos e prescritivos de gênero. Buscando pelos fragmentos dessas ocupações, questões de raça e classe social se apresentam como demarcadoras das dinâmicas sociais que essas mulheres experienciavam, apesar da estrutura cotidiana supostamente ditar normas sociais igualitárias a todas elas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Participação social: a cultura, a arte e a ciência integradas como ferramentas de regularização fundiária e prevenção de conflitos(2022-03-25) BARRADAS, Maria de Lourdes Gomes; NASCIMENTO, Durbens Martins; http://lattes.cnpq.br/4086120226722277; SANTOS, Myrian Silvana da Silva Cardoso Ataíde dos; http://lattes.cnpq.br/7913237352761585As práticas de participação social convencionais nos processos de Regularização Fundiária Urbana sempre foram alvo de reflexão sobre a efetividade da participação da comunidade em seus processos e até que ponto essa participação permitia a interferência ou a inclusão dos anseios da população nos projetos urbanísticos ou socioambientais construídos nestes. O presente trabalho trata da análise das práticas de integração entre cultura e arte articulados ao conhecimento científico, como meio de diálogo e participação social no debate do Direito à Cidade, desenvolvido através da observação participante nas várias atividades por nós acompanhadas nos diferentes projetos executados pela Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará, sendo os mesmos: Projeto Moradia Cidadã, Projeto Meu Endereço e Projeto de Regularização Fundiária Urbana desenvolvido pelo Programa Rede Amazônia: morar, conviver e preservar, no intuito de balizar o uso de ferramentas multilinguagens como método de fomento ao protagonismo social nas etapas da Regularização Fundiária Urbana. Palavras-chave: Participação Social, Regularização Fundiária, Cultura e Arte, Ferramentas de Multilinguagens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre a matemática e a arte no renascimento: uma análise da pintura "a entrega das chaves a são pedro"(2023-12-21) AZEVEDO, Ytalo Douglas Silveira; NERI JUNIOR, Edilson dos Passos; http://lattes.cnpq.br/5917661277687347Vamos apresentar alguns aspectos importantes relacionados as pinturas renascentistas, no qual abordaremos especificamente uma obra do pintor italiano Pietro Perugino (1448-1523) denominada "A Entrega das Chaves a São Pedro"(italiano: Consegna delle chiavi), é um afresco, cujo tema está ligado a uma famosa passagem bíblica, portanto é de cunho religioso, e foi pintada pelo renomado artista Pietro Perugino e seus assistentes, datado por volta de 1482, que faz parte da decoração do registro central da Capela Sistina do Vaticano. Mas antes de chegarmos a análise da obra do ponto de vista matemático e artístico temos que antes citar alguns pontos que são de extrema relevância como: noções de técnica de perspectiva, visto que foram primordiais na criação dessa obra prima, assim como também temos que falar sobre o renascimento que foi o período no qual a obra foi pintada, sendo contemporânea de tantas outras relíquias da humanidade. Assim, poderemos fazer a análise com mais precisão possuindo todas essas ferramentas que nos dão noção de quais técnicas foram utilizadas na criação do afresco, bem como inferir sobre qual a intenção do artista ao adicionar determinados elementos geométricos, na disposição dos personagens e até mesmo nas escolha das cores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Utilização do software GeoGebra e da arte na aprendizagem de prismas(2023-02-07) QUADROS, Glenda de Fátima Amorim; LUZ, Matheus Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6938540564815048; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O presente trabalho, tem a finalidade de investigar e refletir a importância de novas metodologias de ensino, em particular, o uso do software GeoGebra e a Arte, em busca de uma aprendizagem significativa dos alunos sobre o conteúdo Geometria Espacial, especialmente, o assunto prismas. Desta forma, foi realizado um projeto em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Bragança no Pará, cuja metodologia de ensino utilizada foi a interdisciplinaridade entre Matemática e a Arte. Durante o desenvolvimento das atividades com os estudantes, a praticidade, autogestão, protagonismo foram fomentados, além da cooperação e autonomia trabalhadas em tarefas que exigiam formar grupos/equipes. Ademais, será apresentado resultados dos encontros, materiais utilizados, atividades elaboradas e por fim, o questionário contendo as opiniões dos estudantes acerca da aplicação do projeto.