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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Acervo da divisão de ordem política e social do Estado do Pará: recolhimento, tratamento e acesso
    (2022-12-12) SILVA, Jonas Mescouto da; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como finalidade descrever as atividades de identificação e recolhimento, tratamento e acesso ao acervo DOPS/PA, pertencente ao fundo arquivístico da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP), custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). Como objetivos específicos, buscou-se apresentar a SEGUP e o DOPS/PA; contextualizar o APEP e as atividades de identificação e recolhimento do acervo DOPS/PA; e apresentar o Acervo a partir de seu tratamento documental e acesso. Para realização deste trabalho, foi utilizado o método de pesquisa documental qualitativa e levantamento bibliográfico, além de um relatório do APEP sobre o acervo DOPS/PA e entrevista semi-estruturada com o atual diretor do APEP. Como resultado, foi possível compreender, através da contextualização histórica, a produção desses documentos e se familiarizar com as suas instituições de origem e guarda, assim como o seu papel na sociedade. Ademais, foi possível compreender como se deu o recolhimento, tratamento e acesso ao Acervo. Dessa forma, é possível concluir que a disponibilização desses documentos pode contribuir para pesquisas futuras e a efetivação de direitos, ajudando a entender melhor o período histórico em que esses documentos foram produzidos e os modos operacionais do DOPS/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O acesso a documentos arquivísticos produzidos pelas instituições federais de ensino superior: uma abordagem sobre critérios estabelecidos pela lei de acesso à informação
    (2017) BARATA, Ivana Lúcia Neves de Souza; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046
    O trabalho aborda uma análise sobre gestão documental nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Belém, observando se a Lei de Acesso à Informação (LAI) está sendo aplicada de acordo com os critérios estabelecidos pela referida norma. As Instituições analisadas foram a Universidade Federal do Pará – UFPA e o Instituto Federal do Pará – IFPA. A LAI como ficou conhecida, entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitou a qualquer cidadão receber dos órgãos e instituições Públicas informações registradas nos documentos das IFES. O Trabalho tem por objetivo diagnosticar as dificuldades na gestão de documentos dentro dos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior – UFPA e IFPA em Belém assim como observar sua aplicação em relação com os padrões da norma da referida lei. O Trabalho está dividido da seguinte maneira: Introdução, Problema e Justificativa, Objetivos, Metodologia; Referencial teórico; Critérios da LAI para acesso a documentos nas IFES; Resultados, Discussão e Considerações finais. Para estudo adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória com estudo de caso e aplicação de questionário. Como resultado obtido, tudo indica que as IFES estudadas estão procurando aplicar os critérios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação, e tendo em vista o fato de a norma ser recente no campo da arquivística conclui-se, portanto que a LAI é um campo que necessita de estrutura nos arquivos da IFES. As mudanças começam a surgir com a admissão de profissionais de arquivologia, sendo esta ação de ajuda no atendimento ao solicitante da informação e assim contribuir para a transparência nos atos administrativos e assegurando o direito dos cidadãos às informações contidas e registradas nos documentos, produzidos por estas instituições.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os arquivos e sua contribuição para educação patrimonial
    (2017) PASSOS, Marta Inaura Pantoja; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863
    O trabalho propõe uma discussão do papel dos Arquivos como colaboradores da Educação Patrimonial nas Escolas e Universidades, visando contribuir para a formação de uma consciência de valoração e preservação do Patrimônio Cultural e Educacional e, dentro desse quadro, qual a participação e contribuição do profissional Arquivista, se está preparado para atuar nesse contexto, a posição dos órgãos responsáveis pela educação patrimonial no Brasil, como elaboram as metodologias a serem implantadas, a relação dos arquivos com esse órgão, as escolas, as universidades, e a sociedade como um todo e o que se está fazendo para acontecer a integração entre Arquivos escolas, universidades e os demais profissionais que atuam nessa área.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico arquivístico da seção de arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará
    (2018) ROSA, Shirlene Tatiane Ribeiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586
    O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico arquivístico da Seção de Arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica adotou-se como técnicas: entrevista com perguntas abertas aplicados na Seção de Arquivo. A análise dos dados coletados obedeceu a procedimentos qualitativos, caracteriza-se por Estudo de Caso. E com base nos dados coletados buscou-se, identificar as características do Arquivo da ALEPA, apresentar as principais tipologias documentais encontradas, propor recomendações de preservação dos documentos para a melhoria do Arquivo da ALEPA e justificar a necessidade em ter um programa de Gestão documental para auxiliar nas atividades realizadas, pois, os documentos produzidos e recebidos são essenciais à Administração para a tomada de decisões e também para proporcionar o acesso dos cidadãos à informação pública.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O diagnóstico da realidade do arquivo: um olhar sobre a gestão documental na igreja do evangelho quadrangular em Ananindeua-Pa
    (2017-09-13) PANTOJA, Larissa Laís de Góes; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547
    Análise, a partir do estudo de caso feito na Igreja do Evangelho Quadrangular de Ananindeua, diagnosticar o fluxo e o gerenciamento dos documentos a massa documental acumulada na instituição, analisar o processo de gestão documental dos arquivos e propor melhoria nesta produção e de práticas que garantam a organização dos documentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Percebe-se, inicialmente, que a gestão de documentos arquivisticos é importante para estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Propõe-se aplicação do diagnostico para evitar o acúmulo desordenado de documentos de acordo com os critérios arquivísticos no acervo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica
    (2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Segurança e saúde do trabalho em arquivo: um estudo a partir do Tribunal de Justiça do Estado do Pará
    (2017) SOUZA, Fabricia da Costa; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547
    Análise, a partir de pesquisa exploratória e estudo de caso, sobre as práticas de segurança e salubridade encontradas no arquivo público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A pesquisa pretendeu evidenciar a importância da salubridade e segurança para o profissional de arquivo e os usuários desses acervos. Inicialmente foi discutido as normas de segurança e sua relação com os ambientes de arquivo. Posteriormente, foram discutidas as práticas de segurança feitas no Arquivo Público do Tribunal de Justiça no Estado do Pará, a partir de visitas e entrevistas feitas pela autora no local. A pesquisa percebeu que existem práticas feitas na instituição sobre essa temática, porém ajustes e aperfeiçoamentos devem ser feitos para melhorar a situação de salubridade no local.
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