Navegando por Assunto "Arquitetura de interiores"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A neuroarquitetura no âmbito universitário amazônico: explorando sua implementação na disciplina de Arquitetura de Interiores na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará(2023-12-13) SANTOS, Manoela Pinheiro Mendonça; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A Neuroarquitetura é um campo de pesquisa dedicado à análise da interação entre o ambiente físico e o cérebro humano, investigando como essa relação influencia as emoções e o comportamento. O presente estudo se concentra no desenvolvimento da disciplina de Arquitetura de Interiores, examinando a integração de conceitos de neuroarquitetura ao longo do semestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, fundamentada em métodos como pesquisa bibliográfica, avaliação do plano de ensino e aplicação de formulários, almeja compreender o processo de ensino e, por conseguinte, o impacto dessa integração na formação dos estudantes, considerando o contexto universitário na região amazônica. Além de proporcionar uma nova perspectiva de ensino aos discentes, o estudo busca contribuir para pesquisas que explorem a introdução de conhecimentos sobre neuroarquitetura na disciplina de projeto de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A intenção é capacitar os futuros arquitetos e urbanistas a desenvolverem projetos que enfatizem o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, consolidando, assim, uma prática profissional que valorize não apenas aspectos estéticos, mas também o impacto positivo no ambiente construído.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arquitetura de interiores no cotidiano doméstico: qualidade de vida de usuários com dislexia.(2023-07-04) BARROS, Julianne Pimentel de; RODRIGUES, Cibelly Alessandra; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193O presente artigo científico tem por objetivo responder a uma questão-chave: de que maneira a arquitetura de interiores pode influenciar positivamente os usuários disléxicos. A revisão teórica almejou destacar as singularidades desses indivíduos na tomada de decisões projetuais e desenvolver diretrizes de projeto que contribuam para a melhoria da concentração de pessoas com dislexia ao realizar atividades de leitura em ambientes residenciais internos. Para realizar esse trabalho, foi conduzida uma revisão teórica utilizando artigos científicos, livros e teses. Assim, este estudo busca oferecer uma trajetória plausível que pode ser considerada na concepção de projetos de interiores voltados para disléxicos, apresentando, desse modo, uma possível contribuição para o campo de estudo em questão.