Navegando por Assunto "Arduíno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem mão na massa: integrando a matemática e a robótica educacional(2023) SIQUEIRA, Maria Eduarda Pinheiro; NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; http://lattes.cnpq.br/5917661277687347Com o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a busca por metodologias de ensino que atendessem as necessidades e dificuldades que surgiam no âmbito escolar, as TDIC se apresentam como uma ferramenta conveniente e eficiente no processo de ensino, sendo inseridas cada vez mais em sala de aula. Em meio a esse cenário, emerge a Robótica Educacional (RE) como uma metodologia de ensino que visa proporcionar um processo de aprendizagem inovador aos alunos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória que avalia a potencialidade dessas atividades como forma de promover ambientes de aprendizagem mão na massa onde os alunos são os protagonistas no processo de ensino e aprendem tudo na prática. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica para definir conceitos importantes como cultura maker, metodologia STEAM e Pensamento Computacional, além do estudo de ferramentas como o kit de robótica Arduíno e o software Autodesk Tinkercad para auxiliar nas atividades propostas. Além desta pesquisa promover a obtenção de resultados sobre a utilização da RE na construção de uma aprendizagem onde os alunos possam “aprender fazendo”, foi desenvolvida uma oficina maker onde os alunos serão estimulados a aprender na prática a construir protótipos, aprendendo matemática trabalhando através da interdisciplinaridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de protótipos com a utilização do arduíno para auxiliar a disciplina de teoria eletromagnética(2022-09-30) GAIA, Júlio Pereira; SILVEIRA, Clenilson Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/7008131394082394Este trabalho consiste no desenvolvimento de protótipos didáticos com utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno, visando auxiliar no ensino-aprendizagem da disciplina Teoria Eletromagnética, ofertada no curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal. Estes protótipos foram construídos com material de baixo custo. A utilização do Arduíno no desenvolvimento destes protótipos tem fundamental importância como interface para medições e análises de grandezas físicas, tais como: o campo eletromagnético, a corrente induzida e a tensão atuante no sistema. Foram desenvolvidos 5 protótipos didáticos: o experimento de Oersted, um motor simples, um gerador eletromagnético, eletroímãs, e uma mini bobina de Tesla. Para obtenção dos resultados foram utilizados sensores comerciais específicos para cada grandeza no experimento proposto. Além disso, foi feita a elaboração de código programável no ambiente de desenvolvimento integrado (IDE – Integrated developmment environment) do Arduíno para possibilitar a exposição dos resultados das medições dos parâmetros sob análise. Dessa forma, tornou-se possível a geração de gráficos e a visualização dos resultados quantitativos medidos pelos sensores, através de tela de cristal líquido (LCD - Liquid Crystal Display). O desenvolvimento dos experimentos como atividades pedagógicas foi motivado pelos ideais humanistas de Novak e na visão de aprendizagem significativa de Marcos Antônio Moreira. Segundo esses educadores, a eficácia de ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem são excelentes metodologias a serem abordadas em sala de aula.