Navegando por Assunto "Aprendizagem significativa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio(2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica(2019-11-27) SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues; SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos; http://lattes.cnpq.br/6665011543298598Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa(2018-07-19) BELO, Lucidéia Cordeiro; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais na educação do campo: uma abordagem da aprendizagem significativa na escola Frei Carmelo, ramal do Cataiandeua(2018-11-01) BRITO, Ana Cristina Muniz de; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Com o objetivo de estudar a relevância da experimentação no ensino de ciências, sob a ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais, serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. O lócus da pesquisa foi a escola de ensino fundamental Frei Carmelo, localizada no Cataiandeua, comunidade rural do município de Abaetetuba. Desse modo, foi possível constatar que a experimentação deve apresentar, em seu procedimento, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química(2022-08-29) MACIEL, Mayra Mylla Pereira; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; FERNANDES, Adriano Caldeira; http://lattes.cnpq.br/9834361105587561No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática(2022-10-26) ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de; SILVA, Paulo Vilhena daEste trabalho apresenta um estudo realizado sobre a utilização de jogos no contexto educativo. Procurou-se, por meio de pesquisas bibliográficas, apresentar informações relevantes quanto ao uso e benefícios da utilização de jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática. Tal investigação se mostra relevante, tendo em vista que a utilização de jogos no contexto escolar mostra-se como um importante recurso didático mediador entre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, em contato com os jogos educativos, os alunos sentem uma motivação a mais na aprendizagem de um conceito matemático. São inúmeros os benefícios que as atividades lúdicas podem proporcionar aos alunos, tais como atenção, concentração, socialização, reflexão e outras. Sendo que o principal benefício é a aprendizagem de forma significante e divertida. Entre os diversos jogos que existem atualmente, destacamos a título de exemplificação 4 deles: o Xadrez, a Dama, a Torre de Hanói e o Tangram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática(2019-12-23) SOUSA, Félix Júnior Pantoja de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática(2017-12-20) SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XA presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A coleta desses registros foi feita por meio de uma atividade com um tema que fosse significativo para os alunos. A metodologia utilizada na pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa e foi dividida em cinco etapas: observação, leitura para fundamentação teórica, elaboração da atividade, implementação e analise, a partir desse processo foi denominado cinco categorias de grupos a serem analisados, alunos que utilizam o cálculo mental, os que fazem representação por pauzinhos e círculos com agrupamentos, calculo mental associado a representação por pauzinhos, uso de algoritmo formal e aqueles que não conseguiram resolver as questões ou tiveram dificuldades na interpretação e leitura. Desta forma a atividade implementada demonstrou após as análises que muitos alunos estão habituados a interagirem com atividades na qual se prima pelo exercício repetitivos de algoritmos e em situações que requerem a identificação e interpretação da operação a ser utilizadas mostram-se bastantes inseguros. Dentre outros aspectos os alunos possuem dificuldade em relacionar questões do cotidiano com as operações matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas(2021) PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, é levantado o uso de metodologias no ensino de Física que podem proporcionar um aprendizado dinâmico, interessante e motivador ao aluno. O ensino de Física tem encontrado muita dificuldade em sala de aula. A mudança na tradicional abordagem da aula expositiva, vem ganhando força na busca de tornar o aluno motivado, tendo papel de destaque no processo, aproveitando o que ele já possui de conhecimento e desenvolvendo seu senso crítico. Nesse processo destaca-se o uso de metodologias ativas como a Peer Instruction e a atividade experimental, além do uso de tecnologias e aplicativos educacionais, como ferramentas facilitadoras no entendimento de leis e teorias que abrangem a Física. Tal procedimento ocorreu durante duas aulas de uma turma de alunos do 2º ano de um curso particular específico de Física, fazendo as devidas exposições no primeiro encontro, onde foi abordado os conceitos básicos e, no segundo encontro, foi aplicado o teste conceitual e realizado a atividade experimental. Em seguida expomos a análise dos dados com os resultados da pesquisa, onde apresenta de maneira explicita as respostas dos alunos antes e após a realização do experimento e aplicação da PI e assim, fizemos a devida conclusão deste trabalho, na qual obteve resultados expressivamente positivos e satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Peer Instruction para a aprendizagem de estática de um ponto material(2019-12-12) MONTEIRO, Hugo Nogueira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, aplicamos a metodologia Peer Instruction (instrução por pares), na implementação de compreender o conteúdo de estática de um ponto material, desenvolvida em uma turma de 1° ano integral no ensino médio, numa escola pública de Belém. O objetivo principal foi procurar obter resultados positivos, em busca do melhor entendimento dos alunos, na qual demonstrassem ter dificuldade em compreender determinado assunto abordado anteriormente. Para isso, foi desenvolvido um experimento, onde possibilitou a abordagem mais detalhada do assunto e a comprovação dos conceitos físicos presente nos livros didáticos, além de prender a atenção da turma, fator muito importante para uma explicação bem cautelosa, permitiu a interação dos alunos e a curiosidade de ver acontecer na prática o determinado tema em questão. Para a coleta de dados, a fim de verificar o desempenho de cada aluno, antes e depois do experimento, foi utilizado o aplicativo Plickers, disponível para smartphones e tablets, onde nos possibilita realizar o sistema de votação das alternativas presentes nas questões do teste conceitual, elaborado para a avaliação dos estudantes. Nessa votação, verifica-se o percentual de acertos dos alunos, caso fique entre 30% e 70%, é aplicada a metodologia Peer Instruction, onde o professor pede para formar pequenos grupos ou duplas, de preferência com colegas que tenham escolhido alternativas diferentes e dessa maneira, permite a interação entre os estudantes realizando debates na sala de aula a respeito das questões apresentadas no teste conceitual, para enfim fazer a segunda votação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A primeira e segunda lei de Newton aplicada ao simulador PhET: uma proposta metodológica no ensino de física(2022-12-29) BARROS, Mariane Costa; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste presente trabalho é constituído por uma proposta metodológica de ensino aprendizagem no ensino de física, propondo mudar o estilo de ensino tradicional utilizado por muitos professores, assim visa aplicar o uso do simulador PhET nas escolas que apresentam uma carência de aulas práticas por falta de laboratórios físicos, tendo por objetivo reforçar o assunto abordado nas aulas de física referentes a primeira e segunda lei de Newton. A metodologia baseia-se em dois planos de aulas criados com o intuito para que algum professor utilize em suas aulas, também foi elaborado uma sequência didática com o uso do simulador PhET, pois contata-se que a tecnologia aplicada em sala de aula é um potencialmente eficaz para ser utilizado nos dias atuais. Com o intuito para melhorar a aprendizagem dos alunos a aulas são baseadas na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo em vista que esta teoria foi selecionada a partir de pesquisas bibliográficas, e contatou-se que a contextualização dos problemas físicos facilita o entendimento da turma tanto na aula expositiva quanto na aula prática, pois é fundamentada na ideia que os alunos possuem uma carga de conhecimentos prévios ao chegar à escola. Este material elaborado servirá como guia para os docentes que ministram aula no Ensino Médio, tornando a aulas de físicas mais atraentes e motivadoras, assim facilitando o ensino aprendizagem dos estudantes. Os resultados esperados desta metodologia é engajar os alunos nas aulas de física para facilitar entendimento do assunto ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo e Ensino de História: uma experiência de Ensino na Educação Básica(2023-12-18) SILVA, Josué Pamplona da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Intrínseco nas estruturas da sociedade brasileira, o racismo por vezes manifesta-se não apenas de maneira direta e perceptível, através de discriminações, mas sim nas sutilezas do cotidiano. Nesse sentido, assim como em outras instâncias, o mesmo está presente nas escolas brasileiras, o que eventualmente acaba por ser naturalizado devido à falta de percepção da sua gravidade e impacto na vida dos educandos. Dito isso, o presente Trabalho de Curso tem por objetivo discutir uma experiência de ensino antirracista, ancorada na lei pela Lei 10.639/2003 mais tarde, ampliada para a Lei 11.645/2008, realizado com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua. Tal experiência, que se organizou em etapas, teve início com um questionário socioeconômico, objetivando conhecer o público alvo, o que, foi de extrema importância no desenvolvimento do plano de ensino pensado sobre os temas norteadores: raça e racismo, racismo na história, racismo e cultura, desigualdade e sociedade etc. A metodologia de trabalho foi estruturada como o uso de fotografias que circularam nas redes sociais nas últimas décadas, que retratam, de maneira direta ou indireta, a presença do racismo no cotidiano da população brasileira, assim como, discussões fundamentadas por textos bases, como Silvio Almeida, Frantz Fanon etc. o qual foram utilizados como referências para a devida discussão a respeito do Racismo. Ao final, apresenta-se considerações a respeito da elaboração de um mural, pensado e produzido pelos educandos, para a comemoração do dia 20 de novembro, o qual destacaram através de fotografias algumas personalidades negras que se tornaram símbolo de resistência contra o racismo. Tal elaboração foi produto da oficina “Personalidades Negras e a luta contra o racismo”, cujo objetivo era o de debater a respeito de diferentes sujeitos que lutaram e lutam contra o racismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Modellus como ferramenta pedagógica para o ensino da queda livre(2019-10-04) BENTES, Adeilson Rodrigues; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989O uso da tecnologia de informação e comunicação na área educacional avançou nos últimos anos. Para atender as necessidades do processo educacional vários métodos, recursos, ferramentas e equipamentos mostram-se relevantes, como o software educacional/modelagem computacional Modellus. Este trabalho surgiu visando a dificuldade dos professores na elaboração de aulas diversificadas, com as cargas horárias elevadas os mesmos não dispõem de tempo para desenvolverem metodologias atualizadas de ensino. O objetivo é propor a utilização de aulas prontas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, através do software Modellus, o qual é disponibilizado de forma gratuita na internet, sendo um instrumento auxiliador do professor no dinamismo das atividades, em busca de reduzir o tempo gasto na formulação das aulas. A metodologia abordada procura manusear as variadas funções do Modellus como a elaboração de gráficos, tabelas e animações, produzidos a partir dos modelos matemáticos e parâmetros empregados, explicando o assunto de forma contextualizada e resolvendo exercícios com o auxílio do software Modellus, estimulando alunos no processo de ensino-aprendizagem. A aula sobre queda livre foi pensada visando facilitar as práticas docente, sendo desenvolvida passo a passo, inicialmente com uma apresentação contextualizada seguida de resoluções de atividades com o auxílio do software Modellus. Espera-se com este trabalho, propor a utilização da tecnologia por professores e monitores; auxiliar os professores de física durante as aulas e estimular nos discentes a afeição pela disciplina, gerando assim resultados positivos nos índices acadêmicos. Deste modo a tecnologia torna-se uma parceira do professor na sala de aula, ajudando este a melhorar sua didática e criando relações positivas no ensino da Física.