Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Application"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English
    (2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de viabilidade e usabilidade de um aplicativo de mototaxista da cidade de Castanhal-PA
    (2025-01-06) SOARES, Alexandre Washington da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Este trabalho objetivou avaliar a usabilidade e viabilidade de um aplicativo de mobilidade urbana, para mototaxistas e passageiros, da cidade de Castanhal-PA. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online para o grupo de mototaxistas que utilizam o aplicativo de mobilidade, a partir do qual realizou-se análises quantitativas por meio do método SUS - System Usability Scale, para avaliar se o aplicativo atende às exigências de usabilidade de um aplicativo desta natureza. Também foi possível através da adaptação do método SUS identificar oportunidades de melhorias do sistema, as quais contribuirão para sua melhor usabilidade. Os resultados obtidos demonstram que 100% dos respondentes concordam completamente em continuar usando o sistema e, 80% concordam com a facilidade de uso do mesmo. Dessa forma, foi possível, também, comprovar a usabilidade e viabilidade do aplicativo, atendendo ao conhecimento de TI, e das necessidades de mobilidade urbana na cidade em estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Função afim aplicada na produção e comercialização da palmeira Euterpe oleracea
    (2022-07-11) COUTO, Rosenildo Couto do; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    O açaí como um fruo do açaizeiro tem sido uma das principais economia paraense devido ao significativo da comercialização do mercado regional, nacional e internacional. Diante dessa abordagem o presente trabalho de conclusão de curso propõe como temática função afim aplicada na produção e comercialização da palmeira euterpe oleracea (açaizeiro). Nesse sentido, usa-se a afim para compreender a sua aplicabilidade em problemas associados a comercialização do fruto considerando uma pesquisa de campo na comunidade baixo Itacuruçá localizada na ilha pertencente a cidade de Abaetetuba. Para uma melhor compressão do trabalho, utiliza-se uma pesquisa exploratória de um produtor morador da comunidade para verificar o balanço financeiro que adquire nos períodos da safra e entressafra avaliando as despesas adicionais e viagens do fruto da comunidade até a área urbana onde ocorre a venda. Um questionário qualitativo e quantitativo é direcionado ao produto para averiguar o espaço territorial onde acontece o plantio das palmeiras. Conclui-se a pesquisa considerando que o produtor PR (nome usado para não identificação do entrevistado) possui um lucro maior no período da safra pelo fato de possuir um plantio de 5.000 palmeiras o que assegura a ele um número de 15.000 rasas durante o período da safra e no período da entre safra que em que diminui o período do manejo, atinge um valor de 7.500 rasas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones
    (2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962
    A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    UNIVOL: protótipo de uma aplicação móvel para divulgação e concentração de vagas de trabalho voluntário no Campus da UFPA - Castanhal
    (2022-08-17) LARDOSA, Afonso Felipe de Jesus; SILVA, Romário; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112
    O cenário econômico e social do Brasil impõe a busca constante por profissionais cada vez mais qualificados. Nesse sentido, o ensino superior se destaca como grande responsável pela inserção de profissionais em uma realidade cujo mercado de trabalho é gradativamente exigente. Entretanto, alunos universitários e períodos iniciais ou até de períodos finais da graduação, frequentemente, relatam grande dificuldade na busca por oportunidades de estágio, seja pela exigência de conhecimentos técnicos ou pela falta de competências profissionais. Uma forma de contornar essas dificuldades consiste na realização de estágios de forma voluntária, em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, que atuam como solução principal para aprimoramento do conhecimento e competências. Todavia, a divulgação das vagas nem sempre é acessível para toda a comunidade discente. Pensando nisso, neste trabalho é apresentado um protótipo de aplicativo móvel, denominado UNIVOL, cujo objetivo é a construção de uma plataforma que concentre dados de vagas para estágios voluntários e amplie o acesso destas junto à comunidade acadêmica no campus I da UFPA Castanhal.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA