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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015
    (2018-02-28) PEIXOTO, Wilton Medeiros; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967
    Este artigo tem como objetivo mapear práticas pedagógicas e dinâmicas escolares recorrentes entre os professores do 5º que ensinam matemática nas escolas públicas de Belém. As análises centram-se sobre as evidencias empíricas apresentadas por Black e William, que apontam a avaliação formativa como mais adequada para as aprendizagens. Utilizamos como instrumento de pesquisa os microdados do SAEB (2015). Os resultados da pesquisa apresentam frequências de seis práticas e sete dinâmicas comuns entre os professores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial
    (2019-01-10) MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
    Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC
    (2023-12-21) OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deficiência intelectual em um aluno dos anos iniciais: desafios para a sua inclusão e aprendizagem
    (2019-12-16) Barbosa, Odinéia Monteiro; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    O presente relato tem como objetivo avaliar a possibilidade de aprendizagem de aluno com deficiência intelectual de modo reflexivo por meio da observação sistêmica. A deficiência intelectual (DI) encontra-se relacionada a uma grande parte das deficiências e síndromes, o que relaciona fatores endógenos e exógenos, causando limitações para o seu desenvolvimento, mas sem descartar a possibilidade de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a possibilidade de aprendizagem de aluno com deficiência intelectual, em diferentes situações pedagógicas, em sala de aula regular. A pesquisa é um estudo de caso desenvolvida por meio do método de observação sistêmica, que permite uma amostra da realidade na escola, especialmente na sala de aula. O problema norteador orienta-se pela seguinte questão: que situações pedagógicas na sala de aula podem influenciar na aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual? Para tanto, foram realizadas duas tarefas de intervenção com o aluno, o qual identificamos como A. Auxiliados por princípio teóricos, o aluno apresenta indícios de deficiência intelectual com dificuldades de aprendizado, um nível cognitivo abaixo do considerado “normal” em relação aos demais alunos. Os resultados apontam a necessidade de ser levado em conta essas particularidades do aluno. Para isso entendemos que a possibilidade de aprendizagem é possível com tarefas mais elaboradas, que contemplem o funcionamento intelectual e possibilite sua inclusão. Porém, para desenvolver uma abordagem inclusa, é necessário conhecer muito bem o aluno, seu ritmo de aprendizado, e suas potencialidades a fim de que os mesmos conteúdos tratados para os demais alunos da sala tenham abordagens diferenciadas para o DI. Os registros permitem concluir que as pessoas com deficiência intelectual, precisam ser favorecidas com situações pedagógicas que possibilitem ao aluno com DI superar suas dificuldades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA MARAJOARA
    (2021-06-17) BARROS, Ariel Furtado; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este artigo trata do “Ensino da disciplina de Geografia no 4º ano do ensino fundamental” com o objetivo geral de identificar como o referido ensino e a aprendizagem em Geografia se efetiva em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Breves. De modo específico procura compreender a dinâmica de ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia e refletir acerca das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem da geografia. A base teórica busca subsídios em autores como Callai (2010) e Straforini (2008). Em termos metodológicos o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário semiestruturado. Entre os resultados obtidos podemos destacar que o processo de ensino e aprendizagem empreendido na turma do 4º ano é norteado por uma metodologia pautada na exposição oral dos conteúdos trabalhados a partir do livro didático. Para os alunos fazem-se necessários outros métodos para tornar o ensino significativo. Verificamos que cerca de 44% dos alunos não conseguem aprender os conhecimentos geográficos ensinados, o que pode estar atrelado a metodologia adotada. Em nossa análise falta um trabalho pedagógico que dialogue de forma mais dinâmica e consistente com a realidade e também torne claro aos alunos a necessidade do conhecimento geográfico para a sociedade. Mas para isso, não basta usar diversos recursos e tentar outras metodologias, precisa também mudar os objetivos do ensino da Geografia. Concluímos que o ensino de Geografia nos anos iniciais deve ser um ensino em que alunos e professores construam juntos os conhecimentos de forma democrática e dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino de Química nos anos iniciais: produção e consumo do açaí como tema de estudos
    (2019-12-27) TAVEIRA, Pablo Juan Pontes; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA
    (2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo de varetas: possibilidades para o trabalho com a proporcionalidade
    (2019-01-11) SANTOS, Ellen Lúcia Rodrigues dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e matemática: uma revisão bibliográfica
    (2018-02-27) SILVA, Benedita do Socorro de Jesus; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para fundamentar a elaboração de uma proposta de atividade na qual se trabalhe a literatura infantil e a matemática de forma integrada. A iniciativa de pensar em tal proposta adveio da participação de oficinas de vivência teatral e mediação de leitura proporcionados no âmbito do projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes da Universidade Federal do Pará. A proposta é voltado para os anos iniciais, em particular aos alunos do 3˚ ano do Ensino Fundamental, mas pode ser utilizado com alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da I e II totalidade. Para tanto, foram selecionados livros e artigos que discutem sobre o uso da literatura infantil com matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de trazer fundamentos para a elaboração de uma proposta para o mencionado público. Ao final, consta a elaboração da proposta a partir da utilização do livro “A revolta dos números”, com encaminhamentos metodológicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de ensino-aprendizagem para o 1º ano/9
    (2019-01-19) ASSUNÇÃO, Jefferson Nonato Farias de; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre questões referente a Modelagem Matemática (MM) como estratégia de ensino e de aprendizagem da Matemática para os anos iniciais do Ensino fundamental, bem como, apresentar uma proposta de ensino voltada para o 1º ano/9, considerando os pressupostos da referida estratégia. Ao considerarmos esses aspectos tentaremos apresentar discussões que favoreçam reflexões para implementação da Modelagem Matemática como uma estratégia capaz de auxiliar na educação dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
    (2017-05-25) MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014
    Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Raciocínio combinatório nos anos iniciais de escolarização: uma abordagem com materiais didáticos alternativos
    (2021-06-29) GLÓRIA, Cristiane Macêdo; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914
    Nossa pesquisa está voltada para a noção de Raciocínio Combinatório que se fundamenta na ideia que os alunos desde os anos iniciais desenvolvem competência e habilidades em resolver problemas relacionados a noções de análise combinatória e não somente no plano cartesiano como é majoritariamente a prática nas escolas do ensino básico. Nosso objetivo foi descrever as ações e narrativas de professores em formação inicial envolvidos em uma oficina cuja temática foi o desenvolvimento de tarefas referentes a Noções de Raciocínio Combinatório utilizando materiais alternativos. A pesquisa é referente a uma das oficinas desenvolvida no projeto Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem de noções do Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, realizado com uma turma da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Educação Matemática e Ciências, dos quais 29 alunos participara assiduamente das oficinas. Para a realização da oficina, os alunos da licenciatura integrada, foram desenvolvidas ações iniciais centrada na resolução e discussões de 5 tarefas sobre o tema em questão. A intervenção contribuiu para o entendimento de como abordar a noção de Raciocínio Combinatório nos anos iniciais de escolarização, com uso de materiais alternativos como ábaco, material dourado e outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexão acerca do ensino de geometria no brasil: o uso do jogo para esse ensino nos anos iniciais
    (2017-04-20) SILVA, Márcia Raimunda Martins da; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924
    Refletir sobre o ensino de Geometria nos Anos Iniciais, e por meio dele utilizar os jogos como peça fundamental. Trabalhar o uso correto do ensino Geometria para alunos dos anos iniciais, foi o meu principal foco. Usar o lúdico para ensinar geometria, onde predomina ainda a abstração foi um diferencial em meu trabalho, no Estágio Supervisionado pude desempenhar com mais afinco utilizando os jogos, com os alunos do Ensino Fundamental Menor (8 / 11 anos). Utilizei a sala de aula como fonte de pesquisa para minha tese, a necessidade de compreensão e assim tornar as aulas de Geometria mais prazerosas, onde todos pudessem aprender e entender por que Geometria é tão importante, principalmente nos Anos Iniciais, onde surgem todos os questionamentos e dúvidas relacionadas a esta disciplina. Como resultado de minha pesquisa qualitativa, foi a grande aceitação dos jogos para o aprendizado de Geometria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial
    (2015-01-25) NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
    (2014-02-28) VILHENA, Vera Débora Maciel; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar.
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