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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As lendas do açaí e do Curupira nas aulas de Ciências e de Química: um Relato de Experiências na Classe Hospitalar e na Escola Regular pelo Projeto LudQuí(2025-02-19) LEITE, Wanessa Cardoso; RODRIGUES, Franciluce Souto; http://lattes.cnpq.br/4956677086015358; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-1905-4098; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso (TC) está estruturado de acordo com as cláusulas da Instrução Normativa nº 01/2023, emitida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua produção está fundamentada em minhas experiências como bolsista de extensão do LudQuí, autora deste trabalho, tendo como narrativa as ações centrais educacionais produzidas e realizadas no contexto hospitalar, especificamente no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, com foco na educação inclusiva e humanizada para estudantes hospitalizados, e no ensino regular na Escola Estadual Luiz Nunes Direito, localizada em Ananindeua, ambas com docentes da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC). O projeto teve como objetivo principal garantir o direito à educação científica contextualizada e criativa, promovendo práticas pedagógicas adaptadas e inovadoras. Foi executado em parceria com os Estágios Supervisionados da Faculdade de Química do Campus Universitário de Ananindeua, contando com a participação de diversos alunos voluntários que realizaram atividades de ensino e desenvolveram práticas criativas e integradoras em 2022 e 2023. Nesse sentido, as ações foram conduzidas por metodologias que integraram elementos lúdicos, culturais e científicos, buscando alinhar o processo de ensino-aprendizagem às realidades e necessidades específicas dos discentes atendidos nas instituições mencionadas. Nessa direção, como parte integrante das metas do projeto, foi realizada a produção de materiais educacionais autorais e interdisciplinares em formato de livretos. Dentre as produções desenvolvidas, destacam-se sequências didáticas que incorporaram a cultura amazônica, como a Lenda do Açaí e a Lenda do Curupira. Diante disso, este trabalho apresenta uma análise reflexiva sobre as práticas inovadoras adotadas, ressaltando os desafios e aprendizados proporcionados pelo projeto de extensão. Ao longo do projeto, a utilização de recursos visuais e atividades práticas revelou-se um elemento central para fomentar o engajamento dos alunos e a assimilação dos conteúdos, evidenciando a importância de abordagens diferenciadas no ensino de Ciências. A estrutura deste TC relata as principais ações realizadas e evidencia a relevância do projeto no âmbito da formação docente e na promoção de uma educação mais inclusiva e humanizadora. Por fim, a apresentação dos resultados demonstra o impacto positivo das práticas desenvolvidas, oferecendo uma contribuição significativa ao campo da educação escolar e em contextos não convencionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A metáfora como figura principal no romance “Chove nos campos de cachoeira”, de Dalcídio Jurandir(2018-06-29) SANTOS, Anderson Gonçalves dos; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556Este artigo aborda o romance “Chove nos Campos de Cachoeira”, de Dalcídio Jurandir, em que faço um breve passeio por alguns trechos da obra com o objetivo de analisar a metáfora dentro do romance a fim de retratar a figura de linguagem como ponto característico e marcante nas obras de Dalcídio Jurandir. Nesse romance, Jurandir vai dialogar com o mundo explorando o contexto sócio histórico da Ilha do Marajó e o contexto amazônico, sem regionalizar, porém, acessível a qualquer leitor amante da boa literatura brasileira. Utilizo como referência os autores Nunes (2003), Maligo (1992), Assmar (2003) e Moisés (2000), em que ambos irão falar das obras e vida de Dalcídio Jurandir, e também tenho como referência enquanto a figura de linguagem metáfora Cassirer (1992) e Lakoff e Johnson (2002). Ao concluir a análise do romance “Chove nos Campos de Cachoeira”, é possível afirmar que o autor trouxe um enredo de uma importância para a nossa literatura, tratando da vida social, do cotidiano fazendo uso de personagens tão significativos para a nossa sociedade, falando desses acontecimentos com uma simplicidade, sem o apelo estético clássico, mostrando a vida do marajoara como ela é sem folclorização dos personagens.