Navegando por Assunto "Alunos com deficiência"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu(2022-08-12) SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência(2019-03-28) NASCIMENTO, Lucas Soares do; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades.