Navegando por Assunto "Alunos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem(2021-11-27) QUARESMA, Maria Cristina de Almeida; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue: educar para prevenir(2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da escola estadual de ensino fundamental Antônio Brasil.(2022-12-19) SILVA, Lidia do Espirito Santo da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437A pesquisa desenvolvida se propôs fazer uma análise da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil em Tomé-Açu/Pá. Sendo que o problema da pesquisa procurou saber quais as influências da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil? A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil, situada na Rua Francisco Soares, Nº 311, Bairro Campina no município de Tomé Açu, onde a pesquisa foi motivada pela necessidade de saber aplicabilidade da matemática em relação a educação financeira desenvolvida em sala de aula e as influências no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da escola. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar a educação financeira e suas consequências dentro do planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil e os específicos busca identificar os principais conhecimentos matemáticos aplicados a educação financeira em sala de aula pelos professores, descrever as principais novidades são habilidades adquiridas pelos alunos após terem contato com a educação financeira e avaliar as consequências os conhecimentos matemáticos no planejamento familiar dos alunos. A fundamentação da pesquisa foi baseada nos autores Silveira (2019), Martins (2004) e Sampieri (2013). Nessa pesquisa utilizou-se como metodologia o desenho não experimental descritivo, dentro de uma abordagem quantitativa. A população do estudo é composta por 20 (vinte) professores desses 5 de matemática e 500 (quinhentos) alunos. A pesquisa analisou a educação financeira relacionada aos conhecimentos matemáticos e suas consequências no planejamento familiar dos alunos da escola estadual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre a presença de alunos com deficiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pena Filho, Brasil Novo, Pará(2019-06-11) SILVA, Emanuelle Rayane Oliveira da; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo visa fazer um levantamento e reflexão sobre a situação de jovens com deficiência, no tocante ao ambiente escolar na agrovila Carlos Pena Filho. O município de Brasil Novo, Pará, está localizado às margens da Rodovia Transamazônica (BR 230). Deve-se dizer que esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, já que está concentrada na investigação de aspectos da vida de pessoas portadoras de necessidades especiais que se revelam mais e melhor no diálogo com atores chaves do que nos números. Percebi, por meio deste estudo, que falta mais atenção por parte dos órgãos públicos para auxiliar as famílias e os alunos com deficiência, pois essa falta acarreta em várias consequências para as famílias, as escolas e os alunos com deficiência. Faz com que eles se afastem do ambiente escolar ou do meio social, até mesmo desistindo dos estudos. Porém a falta desse olhar diferenciado não vem só dos órgãos públicos, mas também da própria escola. Percebe-se a necessidade de se ter o compromisso de fazer a diferença com esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais(2018) QUARESMA, Marcilene Costa; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente trabalho tem como objetivo fazer o estudo a respeito da importância do uso da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de concepções teóricas de Fortuna (2013); Negrine (200); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) e outros, que possibilitaram novos saberes, para trilhar o estudo sobre o lúdico, que é um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Crê-se que mesmo com todas as dificuldades observadas no ambiente escolar tais como: estrutura física, falta de materiais didáticos e outros, as referidas professoras buscam em sua ação – reflexão – ação um fazer pedagógico diferenciado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando um ensino prazeroso, concreto e significativo, para que realmente os alunos possam ser alfabetizados na perspectiva das práticas sociais. Em seguida foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionário composto por 9 perguntas direcionadas as professoras do 1º, 2º e 3º Anos do Ciclo da Alfabetização. Como resultado percebeu-se que as presentes professoras não só enfatizam o conceito do lúdico, mas também sua aplicabilidade metodológica como suporte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, relacionando teoria e prática no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Un análisis de los desafíos enfrentados en la enseñanza remota en la turma de letras español 2018 de la universidad federal de Pará (UFPA)(2023-03-03) MARQUES, Leandra de Jesus Vieira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente artigo tem como objetivo relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto oferecido pelas Universidades no período de pandemia, apresentar as estratégias desenvolvidas pelos alunos para dar continuidade aos estudos diante do novo modelo de ensino. Em especial aos alunos do Curso de Língua Espanhola 2018, do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Cametá/Pá. Para atingir tal objetivo, o trabalho contou com a execução de um questionário enviado para a turma, para a elaboração análise e execução no trabalho. Como metodologia foram utilizados estudos bibliográficos e de campo, com abordagem quantitativa que foi desenvolvido sob a elaboração de um questionário formulado com cinco questões fechadas e abertas para ser aplicado por meio de formulários do Google aos alunos do curso de graduação em Letras - Língua Espanhola 2018 da Universidade Federal do Pará- (UFPA), cujo objetivo foi relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto uma alternativa oferecida pelas universidades no período da pandemia. O trabalho foi fundamentado teoricamente em autores, como: Cordeiro (2020), Kenski, (2004), Leal (2020), Paraquett (2009), Souza (2020), entre outros. Por fim, vale destacar que o ensino remoto não foi suficiente para suprir as necessidades do ensino presencial, mas foi uma forma de minimizar as perdas no ensino e aprendizagem dos alunos durante o período de isolamento social devido a pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental(2019-07-01) CARDOSO, Suellem Macedo; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (1997; 2002), Debarbieux (1998), dentre outros. Os dados coletados são qualitativos oriundos do grupo focal de acordo com o modelo de Bernadete Gatti (2005) realizados com professores da escola situada no município de Abaetetuba. Após a coleta e transcrição, os dados foram agrupados segundo a elaboração de categorias de significados ancorada por Franco (2003), a partir de direções que o próprio discurso dos entrevistados apontou. As questões que conduziram este trabalho foram: o que os professores pensam sobre a violência; tipos de violência; formas de enfrentamento; interferências da violência no trabalho e na aprendizagem do aluno; adoecimento docente. Assim, foi possível detectar que os professores possuem pouca formação e apoio para atuarem em situações de violência, originando medo e indiferença em sua profissão, tornando necessário mais atitude, habilidade, orientação, práticas de conduta, mudanças de hábitos comportamentais e procedimentos adequados para a prevenção de atos de agressividade, estupidez e consequente violência que ocorrem na escola, para assim melhorar o relacionamento entre alunos, pais, professores.