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Navegando por Assunto "Affirmative action policy"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil
    (2019-07-11) NEGRÃO, Marília Joice Gomes; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612
    Visou-se com este estudo entender o processo de regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do sistema de pós-graduação no Brasil, bem como os critérios fixados para admissão de negros, indígenas e pessoas com deficiências nos cursos de mestrado e doutorado. Quais os parâmetros normativos que regulamentam a instituição da política de ação afirmativa na pós-graduação brasileira? Como se caracterizam os programas de pósgraduação que aderiram à política de ações afirmativas? Quais os critérios adotados pelas universidades públicas brasileiras, a partir de seus cursos de Pós-Graduação em Educação, a fim de realizar a inclusão de alunos de mestrado e doutorado, mediante política de ações afirmativas? Fez-se estudo bibliográfico e documental, com apoio em informações estatísticas, tendo a internet como dispositivo essencial na captura e armazenamento de fontes. O período de análise se estendeu de 1968 a 2019. Por mais que as ações afirmativas tenham sido introduzidas nos programas de pós-graduação, elas não estão imunes às barreiras para torná-las efetivas. Logo, há necessidade de ampliação do quadro de vagas disponibilizadas para o ingresso em programas de Pós-Graduação nas Universidades Federais, por intermédio da política de cotas. Nota-se que ainda está em processo de produção a regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do Sistema Nacional de PósGraduação no Brasil. Porém, a falta de norma federal não impediu que as instituições federais de ensino superior, revestidas da autonomia, passassem a institui-la mediante Resolução específica para o caso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Racismo na universidade e rendimento acadêmico: experiências e percepções de estudantes negros(as)
    (2025-09-02) SOUZA, Lourena Jesus de; SILVA, Vergas Vitória Andrade da; http://lattes.cnpq.br/8909456290073930; https://orcid.org/0000-0002-3730-5938
    Este estudo qualitativo analisa as experiências de estudantes negros(as) na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de compreender as relações entre racismo cotidiano e rendimento acadêmico. A pesquisa fundamenta-se em autores como Silvio Almeida, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg, Zélia Amador de Deus e Pierre Bourdieu. Para a coleta de dados, foram utilizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas, com entrevista dos selecionados por meio da técnica de amostragem em bola de neve, com posterior análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. A investigação centrou-se em três categorias principais: “Condições de entrada, permanência e suporte acadêmico”, “Racismo estrutural e experiências de discriminação” e “Obstáculos no desempenho acadêmico”. Os resultados apontam que os(as) estudantes negros(as) enfrentam múltiplos desafios em suas condições de existência universitária, mas também constroem mecanismos de resistência e transformação, ancorados no fortalecimento do pertencimento racial e nas lutas históricas das comunidades negras. Constatou-se ainda que manifestações de racismo, tanto implícitas quanto explícitas, são sustentadas pela ausência de responsabilização institucional diante de práticas discriminatórias, bem como pela banalização e pelo não reconhecimento das desigualdades raciais nas interações sociais. Por fim, observou-se que a pressão histórica imposta por uma ordem social racialmente hierarquizada, somada à necessidade de adaptação a um habitus acadêmico distinto de suas trajetórias anteriores, gera sofrimento social aos estudantes negros(as), impactando de forma negativa seus desempenhos acadêmicos.
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