Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Active methodologies"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
    (2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982
    No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
    (2022-02-25) CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do; SILVA, Izabel Matos de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3867342842379813; https://orcid.org/0000-0002-8210-9346
    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A etnomatemática e os jogos africanos
    (2021-10-16) SOUSA, Simone Maria Leal; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o uso de jogos matemáticos africanos sobre a perspectiva da etnomatemática. Esta pesquisa buscou relacionar a cultura africana, por meio dos jogos, através de uma análise de trabalhos já publicados. O principal aporte teórico e fundamentalista desta pesquisa é o seu criador Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia usada baseou-se na revisão bibliográfica integrativa na qual seus autores mostram a eficácia da aplicação dos jogos matemáticos africanos na sala de aula se tornando um grande instrumento para auxiliar no aprendizado. Tendo como conclusão a importância de aplicar os jogos como recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio, para assim resolver problemas e cálculos, tendo uma maior participação dos alunos e professores, respeitando as suas relações culturais e de identidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
    (2021-06-15) SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296
    O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música
    (2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329
    O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
    (2023-12-04) SILVA, Jhonatan Oliveira da; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521
    Este trabalho apresenta estratégias educacionais através de uma sequência didática na ca mada computacional do Desmos voltadas ao ensino e aprendizagem de funções do segundo grau, a fim de tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo e dessa forma refletir de forma positiva nesse processo de aprendizagem. São exploradas atividades interativas já criadas no Desmos, como também outras atividades autorais para exploração dos elementos de funções quadráticas, propriedades gráficas, problemas de máximos e mínimos, e aplicação na física; promovendo, dessa forma um ensino mais diversificado com as demandas contemporâneas da era digital.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA