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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do uso do design centrado no usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce(2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEsta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades(2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará(2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das condições de acessibilidade com necessidades especiais em cinco escolas municipais da cidade de Abaetetuba – PA(2013-09-19) SARGES, Diana Helena Sousa; SILVA, Maria do Socorro Nunes da; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402Sendo a escola um dos locais mais freqüentados pelos indivíduos de uma sociedade, há necessidade de averiguar como os prédios escolares estão se adaptando a esta nova lei. Se a palavra de ordem atualmente é promover uma educação igualitária, no sentido de apresentar aos estudantes todos os meios de acesso, os prédios escolares necessitam, com urgência, adaptar-se às regras gerais de acessibilidade da Norma Brasileira (NBR) 9050 de 2004. O objetivo desta pesquisa foi verificar as condições atuais de acessibilidade de algumas escolas do município de Abaetetuba e a existência de projetos de adaptações regulamentadores, segundo a NBR 9050/2004. O presente estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental da cidade de Abaetetuba e caracterizouse como uma pesquisa de campo, utilizando-se como técnica a observação direta, por meio de um protocolo orientador desta NBR que expõe as condições de acessibilidade. Os resultados encontrados com relação a cada um dos itens investigados mostram que as unidades escolares encontram-se distantes do modelo ideal de atendimento às pessoas com necessidades especiais, estando aquém de oferecer uma estrutura física de boa qualidade, fato este que exclui pessoas com necessidades especiais dentro do ambiente escolar no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Carência de acessibilidade nos logradouros públicos, mormente nas calçadas, do município de Belém/Pa(2019-12-06) MELO, Thalys Augusto Nunes de; RAIOL, Raimundo Wilson Gama; http://lattes.cnpq.br/6271053538285645Este trabalho trata a respeito da implementação do direito à acessibilidade nos logradouros públicos do Município de Belém/PA. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao se locomoverem pelas ruas, avenidas, praças e canteiros da referida cidade, verificou-se a necessidade de produção e publicação desta pesquisa. Desta forma, inicialmente, foram feitas breves considerações acerca do direito à acessibilidade, dos seus fundamentos e de sua importância, para, posteriormente, serem elencadas e abordadas as legislações internacionais, nacionais e locais que promovem e protegem o direito à acessibilidade nos logradouros públicos, mormente nas calçadas do município. Com a finalidade de se verificar a realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao se locomoverem, foram capturadas fotografias em diversos pontos da cidade e entregues questionários, por meio de um processo de pesquisa de campo. Verificou-se, ao fim do trabalho, a condição precária dos logradouros públicos do Município de Belém, que demonstra a não implementação de políticas públicas por parte das autoridades competentes, o que ensejam a adoção de medidas judiciais, abordadas no decorrer do trabalho, contra estas mesmas autoridades. Com esta pesquisa, espera-se que os agentes públicos responsáveis por fazer cumprir a legislação atinente à garantia da acessibilidade ajam conforme o disposto no regramento existente e que estudiosos aprofundem ainda mais a temática abordada, com o fito de modificar a realidade dos logradouros públicos do Município de Belém.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do uso do Design Centrado no Usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce(2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEsta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: anteprojeto de uma ciclovia para Universidade Federal do Pará (UFPA)(2023-07-07) FERREIRA, Adriano Silva; LEÃO, Andrey da Silva; AGUIAR, Julio Cesar Mascarenhas; http://lattes.cnpq.br/6287155409057892; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659A fim de promover ambientes sustentáveis que ofereçam acessibilidade a todos os usuários, levando em consideração a segurança e a praticidade na mobilidade urbana, este estudo buscou apresentar uma proposta de anteprojeto para a construção de uma ciclovia sustentável ao longo do curso do Igarapé Sapucajuba, na Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos abrangem a construção de um breve referencial teórico sobre mobilidade urbana em áreas de várzea, bem como sobre projetos em madeira na região Amazônica, além da obtenção de dados da área de implantação para verificar a viabilidade da construção da ciclovia nas proximidades do Igarapé Sapucajuba. Foram realizadas pesquisas teóricas para embasar o estudo, abordando a importância da acessibilidade em áreas de várzea e questões técnicas relacionadas a essas regiões. Além disso, foi realizado um referencial sobre o uso da madeira e etapas de campo, incluindo medições e fotografias, para uma compreensão preliminar do ambiente. Para obter informações dos usuários, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms. O software de desenho AutoCAD foi empregado para criar o traçado e a estrutura preliminar da ciclovia. Com base nos dados coletados, que foram usados para definir as premissas do projeto, como a largura útil e total da ciclovia, bem como a escolha do lado da via a ser implantada, o estudo demonstrou que a margem do Igarapé Sapucajuba, bem como o próprio igarapé com estruturas do tipo palafita, oferecem área disponível e potencial para a implantação da ciclovia. Ainda, o estudo resultou na definição dos elementos essenciais para um anteprojeto: área construída, padrão de acabamento e custo unitário básico. Essa conclusão foi alcançada ao considerar todos os fatores descritos na metodologia e no anteprojeto, pois estão alinhados com os princípios ambientais, uma ocupação do solo sustentável e os requisitos técnicos aplicáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316(2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de professores (as) sobre as condições de acessibilidade em academias(2021-09-27) SANTOS, Rayssa Marise da Costa dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO presente trabalho objetivou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as condições de acessibilidade de academias de Belém do Pará para atendimento às pessoas com deficiência física. Com abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa investigou 26 professores atuantes em 10 academias localizadas em Belém, a partir do formulário preenchido de forma online. Observamos que a formação e o trabalho profissional direta e indiretamente exercem impacto significativo na oferta de atividades e serviços adaptados e com qualidade ao público com deficiência, especialmente a deficiência física. A estruturação das academias com relação às condições de acessibilidade se mostra fator relevante para o acesso, permanência e livre circulação de pessoas com deficiência física em seu interior. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se apresentam, nesse contexto, como importantes aliadas a tais finalidades. No olhar da maioria dos professores, as academias se apresentam adequadas no que diz respeito às normas de acessibilidade. Apesar disso, porém, algumas delas ainda precisam se estruturar melhor a fim de que seja garantido o direito de livre circulação e participação em práticas com benefícios inúmeros para pessoas com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança(2022-08-31) SILVA, Joelma Santos da; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450 https://orcid.org/0000-0001-5217-9450O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Projeto de uma instituição pública de longa permanência para idosos em Belém(2019-12-12) SILVA, Nelma Renata da; ANDRADE, Fabiano Homobono Paes de; http://lattes.cnpq.br/7754121768834614Promover o debate envolvendo o envelhecimento da população do país e de que maneira a sociedade se prepara para esse “evento” que já acontece. Conta brevemente o histórico da formação da Instituição de longa permanência para idosos. Verifica e discute se a legislação e normas vigentes no que se refere a Instituição de longa permanência para idosos se aplicam às reais necessidades deste público ou se existe a possibilidade de adição, adaptação ou alteração desses instrumentos, baseando-se nos relatos obtidos durante visitas técnica e nos serviços públicos oferecidos no entorno do local de implantação do abrigo. O trabalho se desenvolve para a construção do projeto arquitetônico de uma Instituição de longa permanência para idosos na cidade de Belém, no qual se busca abranger o máximo possível das necessidades dos idosos e dos trabalhadores que ali permanecerão, seguindo as indicações da NBR9050 e proporcionando-lhes assim dignidade, conforto e segurança no período da velhice.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um protótipo de controle remoto alternativo centrado na cabeça do usuário(2024-10-25) LUZ, Ana Beatriz Figueiredo da; FONSECA, Maria da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/3496755183083633; SAMPAIO NETO, Nelson Cruz Sampaio; http://lattes.cnpq.br/9756167788721062; https://orcid.org/0000-0003-0408-4187E incontestável que o avanço da tecnologia, de maneira geral, busca facilitar a interação ´ das pessoas com dispositivos eletrônicos. No entanto, as interações convencionais ainda apresentam barreiras para pessoas com deficiência, já que não suprem as demandas de acessibilidade de forma geral. Um exemplo disso ´e a necessidade do uso das mãos para a interação com o aparelho de televisão, já que essa forma de interagir pode impossibilitar o uso do sistema por uma parcela da sociedade com limitações motoras das mãos e braços. Ainda que o mercado ofereça a possibilidade de comando por voz, essa opção ainda necessita do acionamento de botões para ser realizada e não aproxima, de forma satisfatória, o usuário com limitações motoras, da autonomia em manusear o aparelho de maneira fluida, com menor dificuldade possível. Além disso, os trabalhos encontrados que se relacionam com o desenvolvimento de uma alternativa ao controle remoto convencional se utilizam de ferramentas intermediárias, como celulares, para processamento dos comandos ou são trabalhos focados em praticidade do usuário sem deficiência, não em acessibilidade. Nesse sentido, a proposta deste trabalho consiste em desenvolver um protótipo intuitivo e de baixo custo, que seja capaz de ajudar pessoas com diferentes graus de limitação motora dos membros superiores a controlar, unicamente através de gestos da cabeça e sopro, um aparelho de televisão, por meio do envio remoto de comandos via luz infravermelha. Um teste de qualidade e usabilidade foi aplicado `a voluntários com o objetivo de avaliar o sistema, o qual mostrou boa avaliação por parte dos usuários, apesar de algumas dificuldades relatadas no acionamento por sopro do dispositivo e na tarefa específica em ligar a televisão que corresponde à movimentação da cabeça para cima. É importante ressaltar que todos os recursos e ferramentas utilizados durante o desenvolvimento são livres e gratuitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Protótipo de rede social para mães atípicas com crianças com Transtorno Espectro Autista(2023-04-05) RODRIGUES, Raysa Ramos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903O presente estudo busca apresentar um protótipo de aplicativo para o auxílio sobre a dificuldade das mães atípicas de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, considerando o conceito de rede social (online e off-line) tendo elementos fundamentais da comunicação humana. O protótipo teve como base a análise de relatos de mulheres-mães de crianças autistas e estudos partindo do pressuposto teórico das ações comunicativas de Jürgen Habermas, dos estudos de Pierre Lévy, da coleta de depoimentos informais, e reflexões realizadas através da observação das relações e interações comunicacionais estabelecidas presencialmente. A pesquisa também teve como objetivo compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas mães atípicas no momento de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, buscando identificar as informações mais relevantes a serem transmitidas e a melhor forma de transmiti-las. A partir dos resultados obtidos, foi possível desenvolver um protótipo de aplicativo que visa auxiliar as mães nesse momento crucial, fornecendo informações precisas e relevantes sobre o TEA (Transtorno do Espectro autista) e oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para troca de experiências e informações entre as mães. Espera-se que o uso desse aplicativo contribua para uma maior compreensão e conscientização sobre o TEA, reduzindo o estigma e a desinformação em torno do transtorno e ajudando as mães a lidar de forma mais efetiva com as demandas relacionadas à maternidade de crianças autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quebra-cabeça: um jogo adaptável para fortalecer as habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência(2024) TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Jogos sérios são amplamente aplicados em diversos setores tradicionais, destacando-se em ambientes escolares e hospitalares. Contudo, a falta de jogos sérios adaptáveis gera exclusão digital para pessoas com deficiência intelectual, apresentando desafios para profissionais de saúde e educação. Este estudo propõe o jogo "Quebra-cabeça" adaptável para facilitar a integração de pessoas com deficiência intelectual com tecnologias digitais e auxiliar em seus tratamentos. Desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde, o jogo faz parte de um projeto mais amplo para superar barreiras de interação e promover inclusão digital na área da saúde. Após concluir o primeiro ciclo de testes, seguindo a heurística universal de usabilidade, no qual envolveu pesquisadores em Interação Humano-Computador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repositório institucional da UFPA: uma análise do processo de implantação dos atributos da encontrabilidade da informação(2019-07-05) ALMEIDA, Hellen Cristina Luz; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Analisa os atributos da Encontrabilidade da Informação - conceito de caráter técnico, proveniente do termo inglês “findability”, que se refere aos meios de acesso à informação e às ações dos profissionais da tecnologia da informação que facilitam ou não esse acesso – presentes no Repositório Institucional da UFPA, considerando os atributos propostos por Custódio e Vechiato (2017), objetivo geral deste trabalho. Ambientes informacionais como os repositórios institucionais, são criados para facilitar o acesso à produção científica e nesse sentido o presente trabalho tem por objetivos específicos: a) aplicar um checklist para avaliar os atributos da Encontrabilidade da Informação no Repositório Institucional da UFPA; b) apresentar a importância da Encontrabilidade da Informação como instrumento de trabalho para os profissionais da informação, bibliotecários e informáticos; c) expor as vantagens da Encontrabilidade da Informação para atender às necessidades de pesquisa dos usuários. A pesquisa é definida com característica bibliográfica e descritiva de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada técnica de observação. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os profissionais e alunos de Biblioteconomia e da área de TI que atuam no setor responsável pelo RIUFPA na Biblioteca Central da UFPA (BC), e também foi aplicado um questionário através do Google Forms a aproximadamente 4% dos alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (FABIB). O questionário de avaliação foi estruturado no Google forms, contendo 23 perguntas objetivas de caráter afirmativo, com alternativas fixas, de modo a facilitar a tabulação e a análise dos dados. Foi utilizada a Escala de Likert como instrumento de avaliação para mensurar as respostas obtidas. Como resultados, inferiu-se que o RIUFPA apresenta todos os atributos da Encontrabilidade da Informação, embora alguns desses atributos ainda funcionem com limitações e erros, como por exemplo os Instrumentos de controle terminológico, as Folksonomias, a Descoberta de informações e a Acessibilidade. Essa pesquisa demonstrou a importância de se garantir o acesso à informação de forma equitativa e também a urgência de se incluir no currículo do curso de biblioteconomia a discussão sobre as vantagens da Encontrabilidade da Informação para os futuros profissionais, tornando-os capazes de aplicar tal conhecimento em seu ambiente de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistema assistivo de identificação de cores para deficientes visuais usando visão computacional e síntese de voz(2025-05-16) MATOS JÚNIOR, Valdeney André; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema assistivo para detecção e identificação de cores em tempo real, voltado para auxiliar pessoas com deficiência visual. O sistema utiliza técnicas de visão computacional para capturar imagens por meio de uma webcam para processá-las no espaço de cores HSV e assim, identificar a cor predominante. Após a identificação, osistema gera feedback auditivo por meio da síntese de voz utilizando a biblioteca gTTS. A implementação foi realizada em Python, com o uso das bibliotecas OpenCV para processamento de imagens e Matplotlib para efetuar a visualização dos resultados. Os testes foram conduzidos sob condições de iluminação controlada, utilizando as cores azul, verde e vermelho, e demonstraram boa precisão na identificação das cores predominantes. Este projeto busca promover maior autonomia para pessoas com deficiência visual, contribuindo para a inclusão social e a acessibilidade. Além disso, o trabalho discute desafios e limitações da visão computacional em aplicações assistivas, como variações na iluminação e a necessidade de suporte para um espectro mais amplo de cores, sugerindo melhorias para futuras versões do sistema, incluindo sua adaptação para dispositivos móveis e aprimoramento do algoritmo de detecção.