Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN
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Navegando Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN por Assunto "Adaptable games"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ritmo mania: um jogo de memória auditiva e visual para crianças com deficiência(2024) KENJIRO, Marcus Victor dos Reis; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020As tecnologias assistivas são conceituadas como serviços ou ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência ou limitações, sejam elas temporárias ou não. Nesse sentido, as crianças são o público relevante no uso de tecnologias assistivas, visto que é na fase da infância que as habilidades cognitivas e motoras são mais exploradas, sendo importante associá-las às estratégias lúdicas e interativas, tais como jogos e atividades recreativas. No eixo da educação inclusiva, tais aspectos também devem ser abordados, já que cria um ambiente de desenvolvimento cognitivo, motor e social, em que as crianças com deficiências podem explorar e aprender de maneira não apenas educativa, mas também prazerosa e de modo personalizado. Em vista disso, este trabalho apresenta uma alternativa lúdica voltada para crianças com deficiência, descrevendo a organização, desenvolvimento e avaliação heurística de um jogo de memória auditiva e visual nomeado Ritmo Mania, que explora habilidades como estímulo da atenção e memória, bem como reconhecimento de padrões.