Especialização - CALTA
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Navegando Especialização - CALTA por Assunto "Educação do campo"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Feira de ciências virtual como ferramenta de aprendizagem de Física em escolas do campo(2022-06-07) RIOS, Ana Claudia Souza; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A proposta para a execução deste trabalho visa analisar através de bases teóricas sobre educação do campo e empíricas, um estudo qualitativo do uso de experimentos elétricos utilizando materiais alternativos, por meio de feira de ciências em duas escolas do campo na região da transamazônica em busca da promoção de uma melhor integração entre teoria e a prática de conceitos elétricos no cotidiano do aluno. Os resultados foram analisados a partir de entrevistas e observações antes e após a realização do evento, com objetivo de subsidiar melhor a pesquisa a partir de uma perspectiva significativa. Observou-se nesta metodologia que mesmo sem um espaço adequado e poucos materiais para execução dos experimentos, houve um bom desenvolvimento dos estudantes em relação a criatividade, o instinto investigativo, a compreensão dos assuntos e sua associação com o cotidiano, desta forma aproximando os saberes físicos da realidade do aluno. Assim, com base nestes resultados, a aplicação da feira de ciências como ferramenta metodológica, pode contribuir positivamente na minimização das dificuldades de ensino-aprendizagem em escolas do campo.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio (PA)(2022-04-01) MAIA, Jocilma Pina; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479A inserção de elementos do contexto dos alunos nos conteúdos curriculares é uma demanda que está constantemente nos debates acadêmicos e/ou escolares, e isso não é diferente nas escolas do campo. Construir ou redimensionar o currículo para atender a realidade das comunidades ribeirinhas principalmente de pescadores é mais que um desafio, é dar validade através do currículo aos saberes vividos para os estudantes. O artigo em tela tem como objetivo investigar as possíveis relações da pesca artesanal desenvolvida em uma comunidade ribeirinha com a disciplina de Ciências em turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada em de abril de 2021, por meio de entrevistas gravadas com 10 alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, entre 13 e 17 anos de idade, prioritariamente aqueles que exercem a atividade pesqueira e com o professor da disciplina de Ciências. Os dados apontam que, a pesar dos alunos terem ligação com a pesca e esta ser apontada por eles como algo que poderia ser trabalhado na escola, como facilitador da aprendizagem, pouco dos saberes dos pescadores e de sua comunidade, como um todo, são incorporados na disciplina de Ciências, restringindo-se, geralmente, por parte do professor, a exemplos e algumas tentativas de contextualização, mas não são utilizados como ponto de partida (ou de chegadas) para reflexões críticas sobre a realidade local sendo, portanto, alicerçada a um modelo de prática docente que não dialoga com os modos e vida da comunidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante(2021-12-17) OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida em 2019, com o objetivo de conhecer e discutir entraves e possibilidades para a promoção de ensino escolar adequado às necessidades educacionais dos educandos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, de quatro escolas de Educação do Campo do município paraense de Tomé-Açu, submetidos ao Sistema Organizacional Modular, ao Regime de Alternância e ao ensino por projetos interdisciplinares. É uma pesquisa pautada pelo método dialético ao buscar discutir e refletir sobre a realidade educacional em território campesino. Dessa forma, norteou-se pelos documentos curriculares oficiais nacionais e municipais. Como resultados alcançados, o estudo pôs em evidência a contextualização do currículo com as vivências dos educandos, dando ênfase nas problemáticas e nas estratégias desenvolvidas para garantir a oferta de um ensino escolar mais útil, viável/possível e contextualizado.