Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST
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Navegando Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST por Assunto "Acessibilidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do uso do design centrado no usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce(2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEsta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do uso do Design Centrado no Usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce(2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEsta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Protótipo de rede social para mães atípicas com crianças com Transtorno Espectro Autista(2023-04-05) RODRIGUES, Raysa Ramos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903O presente estudo busca apresentar um protótipo de aplicativo para o auxílio sobre a dificuldade das mães atípicas de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, considerando o conceito de rede social (online e off-line) tendo elementos fundamentais da comunicação humana. O protótipo teve como base a análise de relatos de mulheres-mães de crianças autistas e estudos partindo do pressuposto teórico das ações comunicativas de Jürgen Habermas, dos estudos de Pierre Lévy, da coleta de depoimentos informais, e reflexões realizadas através da observação das relações e interações comunicacionais estabelecidas presencialmente. A pesquisa também teve como objetivo compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas mães atípicas no momento de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, buscando identificar as informações mais relevantes a serem transmitidas e a melhor forma de transmiti-las. A partir dos resultados obtidos, foi possível desenvolver um protótipo de aplicativo que visa auxiliar as mães nesse momento crucial, fornecendo informações precisas e relevantes sobre o TEA (Transtorno do Espectro autista) e oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para troca de experiências e informações entre as mães. Espera-se que o uso desse aplicativo contribua para uma maior compreensão e conscientização sobre o TEA, reduzindo o estigma e a desinformação em torno do transtorno e ajudando as mães a lidar de forma mais efetiva com as demandas relacionadas à maternidade de crianças autistas.