Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Assunto "Acessibilidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior(2019-06-26) BAIA, Taynara Cardoso; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, compreender como ocorre essa promoção da inclusão dentro do Campus, identificar quais as ações que a Divisão de Acessibilidade promove, além de conhecer um pouco da realidade dos discentes com deficiência dentro da universidade. A metodologia utilizada foi a observação direta intensiva, com entrevista semi estruturada e aplicação de um questionário para as entrevistadas, e a observação na Sala da Divisão de Acessibilidade. Verificou-se que a Divisão não apenas promove a acessibilidade nas questões estruturais, mas também nas atitudes e no respeito com o próximo. Conclui-se que a criação da Divisão de Acessibilidade trouxe muitos ganhos para os discentes com deficiência que frequentam o Campus e que suas campanhas abrem espaço para a discussão da inclusão no Ensino Superior. Muitas mudanças ainda precisam ser feitas, porém os avanços conquistados enchem de esperança aqueles que lutam por uma universidade mais inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência(2018-07-16) BITENCOURT, Jacqueline Reis; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.