Graduação - ICED
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - ICED por Assunto "Afetividade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos da dimensão afetiva na primeira infância na perspectiva de Wallon, Piaget e Vygotsky(2023-12-18) FERREIRA, Ana Beatriz Carvalho; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XO presente trabalho se propõe a analisar a afetividade na Educação Infantil à luz de Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky. Partindo de apontamentos realizados aos quais destacam a fundamental importância da dimensão afetiva na primeira infância e suas influências no desenvolvimento infantil. Nessa conjuntura, os autores citados não são teóricos que atuem na área da educação, mas seus campos de investigação dialogam com a educação, nisso, suas obras trazem contribuições relevantes para esse âmbito educativo. Com efeito, a afetividade se apresenta de diversas formas, em espaços diversificados do convívio social da criança, potencializando o seu desenvolvimento. A abordagem utilizada neste trabalho é fundamentada em pesquisas bibliográficas de natureza qualitativa e revisão integrativa norteada pelo questionamento sobre as possíveis dimensões que a afetividade pode trazer para o desenvolvimento infantil. Este estudo resultou na compreensão da importância da dimensão afetiva no processo de desenvolvimento e aprendizagem no período da primeira infância. Desse modo, conclui-se que a afetividade vincula-se a um processo formativo significativo para o desenvolvimento infantil, que a ausência da mesma no cenário escolar e na práxis docente pode se tornar prejudicial