Curso de Cinema e Audiovisual - FAV/ICA
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Navegando Curso de Cinema e Audiovisual - FAV/ICA por Assunto "Cinema"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica(2018-02-07) SILVA, Dayana Manasses Ribeiro; ALMEIDA, André Luis Villa de; http://lattes.cnpq.br/2212740728071971A partir de uma análise do cinema clássico de Hollywood – tomado como referencial de uma normatização do “fazer cinema” – em contraponto as propostas de “subversão” dessa linguagem, dos quais o cinema experimental e o cinema de avant-garde, podemos constatar características que revelam a diversidade das linguagens cinematográficas. O presente texto se propõe a dissertar sobre essa diversidade enquanto um campo de possibilidades de transformação do dispositivo cinematográfico clássico. Em um primeiro momento, o texto se debruça sobre a “norma cinematográfica” apontando alguns de seus aspectos sob a luz de autores como Erwin Panofsky e Ernest Cassirer. Em uma segunda parte, a pesquisa concentrase sobre o uso do contra-discurso e o início de uma corporeidade cinematográfica que se contrapõe à dominação da abordagem clássica do cinema. Por fim, o texto desenvolve aspectos da expansão da linguagem e da diluição do dispositivo cinematográfico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divino Assassino: O papel do terror no contexto social e psicológico através da direção(2025) SILVA, Sebastian Geovanni Dantas; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896O gênero do terror slasher vem ganhando muito destaque, logo, torna-se importante compreender sobre que mensagens e ideologias os filmes desse gênero carregam consigo. Pensando nisso, este trabalho tem a função de destacar pontos da obra ”Divino Assassino“ em que o conceito de sociedade, classe, religião e psicologia criam um debate sobre sistemas extremistas, pois existem dois tipos de terror, um considerado conservador e outro mais preocupado com o papel da sociedade. A pesquisa é baseada dentro desses dois extremos do terror slasher, dos mais antigos como os diretores Dario Argento2, John Carpenter3, Robin Hardy4 e Andrzej Z˙uławski5, até os mais atuais como os diretores Jordan Peele6, Ti West7, Ari Aster8 e Zach Cregger9. Pesquisa de campo em um aplicativo foi feita, também pesquisa através de vídeos sobre o tema foi verificada, por fim, foi utilizada a psicanálise de Jung10 sobre sombra para descrever os arquétipos dos personagens. Verificou-se que a grande popularidade de filmes antigos continha um ideal mais conservador sobre a juventude, já os mais atuais retratam temáticas mais trabalhadas em uma visão anti-moralista e também com uma visão social, logo, ”Divino Assassino“ carrega essa proposta dos filmes atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema(2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Memorial do roteiro do longa metragem Filhos da Alvorada.(2025-04-03) MONTEIRO, Bruna Nathalia Moraes; ANDRADE, Ana Paula Dias; http://lattes.cnpq.br/4443040797308636; https://orcid.org/0000-0001-6164-7084Neste memorial, abordarei toda a minha jornada no desenvolvimento do roteiro Filhos da Alvorada. Começarei mergulhando no gênero que escolhi para minha história – o de ficção-científica, contando um pouco de sua história e seu impacto no cinema – e finalizarei explorando o subgênero que permeia meu roteiro, o de evolução especulativa. A seguir, irei contar um pouco sobre meu processo criativo, como dei forma ao mundo fictício onde minha história iria se passar, quais raciocínios segui para a tomada de cada decisão criativa, e darei detalhes sobre o processo da minha escrita. Por fim, irei aprofundar mais sobre o mundo que criei, contando um pouco sobre sua história e os personagens que irão vivê-la, apresentando a sinopse da trama e finalizarei com o roteiro completo. A escrita desta história foi uma experiência incrível e espero que, por meio deste memorial, eu consiga expressar um pouco de como foi esta jornada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As percepções da estética queer em fandom de sense8(2022-07-07) COSTA, Edson Júnior Costa da; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de percepções e compreensões acerca da estética queer presentes na série de televisão norte-americana, Sense8, que se encontra disponível desde 2015 na plataforma de streaming Netflix. Para isso, realiza um estudo de recepção com um grupo de fãs declarados do seriado. A produção Sense8 é reconhecida mundialmente por ter entre suas abordagens àquela que se destaca pela temática LGBTQI+. Embasam o aparelho teórico-metodológico, deste trabalho as referências conceituais dos campos do Queer Studies e dos Estudos Culturais de recepção em interseção com o Cinema e o Audiovisual.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Processo de escrita de roteiro longa metragem Sob Nossos Pés(2025-03-02) PANTOJA, Reverton Rocha; CASTRO, Jorane Ramos deEste memorial visa refletir a respeito da fase de escrita do roteiro sob nossos pés, um roteiro de longa metragem ficcional, de 1 hora e 20 minutos entregue para a conclusão da disciplina de TCC. Por conta da característica que envolveu esse processo, desde uma série de problemas técnicos até estratégias de adaptações que o autor precisou tomar para progredir com a escrita, incluindo a pesquisa e consultas executadas em busca de referências e relações com contos e mitos clássicos explorados. Começando pela ideia inicial e destacando cada nova inclusão criativa recebida pelo autor, desde escolha dos nomes até personalidades prestadas e ideias descartadas com mudanças na escrita. Em seguida quero falar do processo de estudo onde me aprofundei sobre mitos e contos por Joseph Campbell e sua obra O poder do mito e a curiosidade despertada pelo assunto, que culminou na leitura de Christopher Vogler em A jornada do escritor a nova forma e definitiva que passei a enxergar o mito em minha escrita e as novas percepções inspirada do clássico conto Barba azul e outros, levantei também a relação entre os mitos e o final de sob nossos pés, que poderam ser mais subliminarmente explorada e incluídas após a leitura em Vogler.