Curso de Cinema e Audiovisual - FAV/ICA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Cinema e Audiovisual - FAV/ICA por Assunto "Amazônia"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) A Produção executiva no curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) SILVA, Juliana Sousa da; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho analisa as principais etapas da produção executiva do curta-metragem Sonhos de Rio, abordando desde sua pré-produção até a pós-produção, apresentando um panorama a respeito da função e do profissional que a exercita no audiovisual brasileiro e universitário, contextualizando a captação de recursos do projeto dentro do contexto da economia criativa, utilizando o texto de Edna dos Santos-Duisenberg, intitulado A economia criativa e a indústria cinematográfica na sociedade contemporânea, que destacam a valorização de bens e serviços culturais, enfatizando a importância da produção cultural participativa, conceito introduzido no livro de Henry Jenkins, Cultura da Convergências, e a transversalidade da economia criativa na prática, mostrando como a captação de recursos contribuiu para a realização do filme e o fortalecimento da comunidade envolvida através do engajamento com as redes sociais da obra. Além disso, este texto também apresenta um breve plano de circulação elaborado para dar seguimento ao filme após o término da fase de pós-produção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Belvedere - O Videoclipe(2025-04-03) RIBEIRO, Danilo Carvalho; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Este trabalho de conclusão de curso investiga a direção do videoclipe Belvedere, analisando como suas escolhas visuais e narrativas constroem significados e potencializam a experiência estética da obra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando revisão teórica sobre direção audiovisual, estética e narrativa em videoclipes com uma análise prática detalhada do material. São examinados aspectos como composição de cena, iluminação, paleta de cores e edição, explorando a relação entre som e imagem na construção da identidade do videoclipe. Contextualiza Belvedere - o videoclipe dentro da produção audiovisual contemporânea na Amazônia, destacando sua relevância enquanto expressão artística e cultural. Os resultados apontam para a importância da direção na amplificação da mensagem e na ressignificação da música por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o entendimento do videoclipe como um espaço de experimentação estética e narrativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Memorial sobre a direção de arte no Curta-Metragem Sonhos de Rio(2024-04-03) AMARAL, Laura Silva do; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Neste memorial, relato o processo de construção da direção de arte para o curta-metragem Sonhos de Rio, buscando refletir a respeito de uma visualidade amazônica na caracterização dos espaços e os traços de regionalidade presente na obra. Para isso, busco entender como a memória pessoal atua neste processo de pesquisa, uma vez que as minhas memórias foram essenciais para construir personagens e espaços, principalmente da casa da avó, local onde acontece a maior parte da trama. Reflito também acerca do papel do diretor de arte no cinema, bem como sua contribuição para a direção cinematográfica na composição de visualidades da imagem fílmica. Esta reflexão parte de um olhar de quem não nasceu no Pará e que, portanto, tem outra relação com este espaço e suas culturas. No memorial, também compartilho a diferença entre o planejamento e as adaptações necessárias para a execução do projeto e como as ideias foram se ajustando aos demais departamentos e à realidade financeira. Como referencial teórico, trabalho com Paes Loureiro (2015), Vera Hamburguer (2014), Thales Juraqueira (2017) entre outros.