CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá
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Navegando CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá por Assunto "Amazônia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: experiências de estágio em uma escola do campo do município de Igarapé-Miri, Pará(2023-07-03) CORRÊA, Izal Ladislau; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Esta pesquisa buscou analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo localizada no município de Igarapé-Miri (PA). Objetivou-se contribuir com análises e reflexões acerca dos aspectos relacionados à vivência na modalidade EJA no decorrer da disciplina Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ocorreu por meio da abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa permitiu evidenciar que a EJA enquanto modalidade de ensino tem importância fundamental para os sujeitos do campo, uma vez que é um mecanismo propulsor da formação educacional dos que, por vários motivos, não chegaram a frequentar a escola na idade regular ou dela foram excluídos. Constatou-se ainda que que o ensino de Ciências precisa ser realizado de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos sujeitos do campo e de acordo com as especificidades da EJA, de modo que os estudantes possam compreender os conteúdos e os relacionar com a realidade a qual pertencem, o que pouco foi observado no decorrer da realização da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha, na Amazônia Paraense(2023-09-09) PORTILHO, Josiane Gaia; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente texto trata dos saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha localizada no município de Cametá, Pará. O principal objetivo do estudo foi analisar os saberes populares no trabalho das mulheres parteiras e benzedeiras, os remédios por elas utilizados e a importância dessa prática para os moradores da comunidade ribeirinha local. Quanto aos procedimentos metodológicos, os estudos pertencem a uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou pesquisa de campo, com leituras bibliográficas, observação participante, uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa uma parteira e agente comunitária de saúde, uma benzedeira e mais cinco mães que utilizaram os serviços das parteiras e benzedeiras. Como resultados, identificou-se que há registros significativos de seu trabalho na preservação de vidas, seja por meio do parto ou da cura de várias enfermidades. Entendemos que é fundamental cultivar esses saberes, pois, apesar da vasta importância do trabalho das parteiras e benzedeiras para a comunidade, é necessário preservar esses conhecimentos tradicionais, uma vez que muitos deles estão desaparecendo da cultura local.