(2025-03-25) SANTOS, Leandro Veloso dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
A evolução das metodologias de ensino, impulsionada pelo uso de tecnologias digitais, tem permitido
o desenvolvimento de novas ferramentas de apoio à aprendizagem. Entre essas estratégias,
a gamificação e o mobile learning têm se destacado por promoverem maior engajamento e autonomia
dos estudantes. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de
um protótipo de aplicativo móvel, voltado para o apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas
de dados. O protótipo foi desenvolvido seguindo a abordagem de design centrado no usuário e
passou por duas fases de avaliação com estudantes de graduação. As avaliações apontaram melhorias
na usabilidade, no engajamento e na satisfação dos usuários entre a primeira e a segunda
versões. Funcionalidades como sistema de pontos, acompanhamento de progresso e desafios
diários contribuíram para tornar a experiência de aprendizagem mais dinâmica e motivadora.
Os resultados sugerem que o uso de métodos de ensino alternativos como aplicativos móveis
gamificados pode ser uma ferramenta de apoio eficaz no ensino de conceitos fundamentais de
programação.