Especialização em Ensino de História - CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de História - CANAN por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Histórias que flutuam(2018-08-13) OLIVEIRA, Ana Vieira de; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248A pesquisa foi realizada em sala de aula com quatro turmas de sexto ano do ensino fundamental no município de Salvaterra situado no arquipélago do Marajó, com objetivo de reconhecer os saberes e aprendizagens desses estudantes sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas, observando que é o primeiro contato do aluno com a história como disciplina e ciência, perceber como esses estudantes acrescentam ou não elementos naturais e a paisagem como atores e fatores desses acontecimentos, levando em consideração que todo conhecimento histórico que ele traz até aqui é construção do seu meio social e da introdução feita por professores no fundamental menor, do primeiro ao quinto ano, onde o objetivo principal é a alfabetização e as primeiras operações matemáticas. Como iremos reconhecer e lidar com essa construção tentando introduzir as bibliografias para também contribuir para formação, colocando os acontecimentos históricos dentro de um cenário, que influencia totalmente no seu andamento.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem(2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da música como recurso pedagógico no ensino de História(2018-08-12) SANTOS, Everton Antônio Reis Dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música como recurso didático por professores para a aprendizagem de História em escolas de educação básica. A pesquisa é descritiva, qualitativa, e utiliza a pesquisa informatizada como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas pela pesquisa procuram demonstrar como a música pode ser utilizada como estratégia para o ensino da disciplina de História. São discutidos estudos entre os artigos publicados, buscando analisar como a música pode ser utilizada como estratégia pedagógica para contribuir para o ensino de História.