Graduação - CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) em Altamira - Pará(2010) FERREIRA, Amanda Estefânia de Melo; SOUZA, Simão Lindoso de; http://lattes.cnpq.br/5989971498245736A Terra Preta de Índio (TPI) é uma unidade de solo de origem antrópica existente na Amazônia caracterizada por apresentar elevada fertilidade e capacidade de retenção de nutrientes, provavelmente devido ao manejo de restos orgânicos e do fogo utilizado por povos indígenas. A maioria dos estudos realizados com TPI está voltada aos aspectos geológicos e antropológicos, sendo os aspectos biológicos, como a diversidade microbiana ainda pouco conhecidos ou divulgados. Dos microrganismos existentes no solo, os Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs) destacam-se por estabelecer associações simbióticas com maioria das raízes das plantas. Neste sentido o presente trabalho objetivou estudar o comportamento das populações de FMAs nesses ambientes, por meio do estudo da diversidade, densidade de esporos e a taxa de colonização das raízes, em áreas com diferentes coberturas vegetais. O estudo foi realizado em três sitios arqueológicos em Altamira, PA. Os sítios foram denominados por sítio 1, sítio 2 e sítio 3 com coberturas vegetais: capoeira em TPI e pastagem nos solos adjacentes para os sítios 1 e 2, e capoeira na TPI e adjacente para o sítio 3. Os sítios apresentaram horizonte antrópico com profundidade entre 20,6 e 26,7 cm. As análises químicas para pH, P, Matéria Orgânica e Carbono Orgânico, mostraram maiores teores destes elementos nas TPI do que em solos adjacentes. Foram identificados onze morfotipos de FMAs, com dominância do gênero Glomus, presente em 80% das amostras analisadas. Apesar da quantidade de morfotipos encontrados em TPI e adjacentes (T) serem as mesmas, os morfotipos identificados entre as amostras dos mesmos sítios foram diferentes. A densidade de esporos foi maior nos solos adjacentes do que em amostras de TPI. Para essas últimas, quanto maior o teor de C orgânico, maior foi a densidade de FMAs. A colonização radicular esteve diretamente ligada à cobertura vegetal, maiores taxas foram encontradas em áreas de pastagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira(2015) PINHEIRO, Josinei Lima; SILVA, Crismayklayta Silva da; http://lattes.cnpq.br/6014717883752616O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará(2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fitorremediação de solo contaminado com 2,4-D + picloram na Amazônia Oriental(2017) SILVA, Jéssica Paloma Pinheiro da; SILVA, Sandra Andréa Santos da; http://lattes.cnpq.br/5742329435239170O efeito residual apresentado por parte dos herbicidas registrados, têm ocasionado uma série de modificações para o ambiente. Para enfrentar a contaminação do solo por compostos xenobióticos, uma das estratégias usadas é a fitorremediação, que utiliza plantas para a extração/amenização do composto poluente. Objetivou-se neste trabalho avaliar o potencial do capim-Braquiarão e capim-Mombaça em fitorremediar solo tratado com herbicida 2,4-D+picloram, utilizando o rabanete como planta bioindicadora. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado em duas etapas. Na primeira etapa os tratamentos foram compostos pelo cultivo do capim-Braquiarão e cultivo do capim-Mombaça tratados com e sem a dose do herbicida, com cinco repetições cada tratamento. Na segunda etapa, os tratamentos consistiram no cultivo do rabanete Crimson Gigante em: solo livre de resíduo de herbicida; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Braquiarão; solo contaminado com cultivo prévio da espécie capim-Mombaça; e solo contaminado sem o cultivo prévio de gramínea, com cinco repetições cada tratamento. Foram utilizados vasos com 8 dm³ e sem furos, os quais receberam o tratamento com herbicida 2,4-D + picloram, de forma individual na superfície de cada vaso, em pré-emergência, 15 dias após aplicação procedeu-se a semeadura das gramíneas. Aos 50 dias após a semeadura (DAS), as forrageiras foram colhidas e avaliadas seu potencial fitorremediador. Estas foram segregadas em parte área e raiz, sendo analisados os parâmetros de biomassa fresca (g), biomassa seca (g) e altura (cm) das partes segregadas para cada tratamento. Após a retirada das plantas fitorremediadoras, foi realizado o transplantio, em cada vaso, do rabanete. Aos 5, 10, 15 e 20 dias após a emergência (DAE) foi avaliada a fitotoxidade visual das plantas e aos 20 DAE determinou-se o acúmulo da matéria verde e seca (g), altura de planta (cm), as análises foram empregadas seguindo o mesmo procedimento de análise das forrageiras. Os resultados demonstraram que as gramíneas avaliadas apresentam características fitorremediadora para herbicidas auxínicos; o rabanete pode ser utilizado como bioindicador da presença do herbicida 2,4-D + picloram; o período avaliado não foi suficiente para a retirada total dos efeitos do herbicida, sendo necessária continuidade do processo fitorremediador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapas mentais como ferramenta de percepção da paisagem por estudantes do ensino médio da Escola Dairce Pedrosa Torres em Altamira - PA(2017-12-22) SANTOS, Bianca Cristtina Ferreira; CARVALHO, Aldani Braz; http://lattes.cnpq.br/1305959204330545No presente artigo analisa-se a interação perceptiva dos estudantes com a paisagem de Altamira-PA, por meio da aplicação de mapas mentais, uma vez que os mapas mentais possuem a capacidade de expressar percepções do mundo vivido. Os resultados obtidos foram interpretados pela metodologia proposta por Salete Kozel (2007) que é embasada em uma linguagem dialógica em que a reflexão dos signos revele uma construção social e cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com estudantes de uma turma do 3° ano do Ensino Médio, no mês de fevereiro de 2017, utilizando-se 2 horas aula para obtenção dos desenhos. Selecionou-se oito mapas mentais para serem analisadas juntamente com alguns dados obtidos com questionário e que tornaram possível obter mais informações para análise das paisagens representadas. A utilização desta ferramenta se mostrou eficiente e proveitosa, verificou-se a possibilidade de se trabalhar com conhecimentos presentes nas memórias dos alunos, de modo que a execução dos mapas mentais podem demonstrar a perspectiva do educando em relação aos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula pelo educador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dinâmica do desmatamento na terra indígena Apyterewa mediante a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto(2018) ALVES, Pedro Henrique Cordeiro dos Santos; VELOSO, Gabriel Alves; http://lattes.cnpq.br/9757471213923099As Terras Indígenas na Amazônia legal foram criadas com o objetivo de dar condições para que as comunidades indígenas usufruíssem da biodiversidade do território de acordo com seus costumes, assim como proteger e conservar os recursos naturais. No entanto com o aumento da atividade da pecuária bovina a demanda por novas áreas tem aumentado, colocando em risco as terras indígenas que estão próximas à fronteira agrícola como é o caso da Terra Indígena Apyterewa. Assim, o objetivo deste trabalho é mapear a dinâmica do desmatamento, quantificando suas taxas e variáveis na TI Apyterewa, São Félix do Xingu – PA, através das técnicas de sensoriamento remoto aplicadas em imagens de satélite entre os anos de 2000 e 2018. Para isso foram utilizadas imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 e do sensor OLI do Landsat 8, dos anos 2000, 2005, 2010, 2014 e 2018 utilizando a ferramenta de segmentação e uma chave de interpretação para classificar o desmatamento. Mediante a isso pôde ser observado que na Terra Indígena Apyterewa encontra-se com 12% do seu território desmatado devido a expansão da pecuária e mais de 80% do seu território ocupado por não indígena.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização de sementes de Moringa oleifera Lam. no tratamento de água para consumo humano(2018) SALES, Ariele da Silva; SANTOS JUNIOR, Jaime Barros dos; http://lattes.cnpq.br/8994389767647854A utilização de sementes da Moringa oleifera Lam. surge como uma alternativa de baixo custo e sustentável para o tratamento da água, considerando que já existem pesquisas que comprovam seu potencial. O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito de diferentes concentrações do pó da semente de Moringa oleifera Lam. aplicadas em amostras de água do rio Xingu. O ensaio experimental contou com 6 tratamentos com diferentes concentrações do pó adicionado às amostras de água, além da testemunha: T0 (água, sem adição do pó); T1 (água com 80 mg.L-1 do pó); T2 (água com 120 mg.L-1 do pó); T3 (água com 250 mg.L-1 do pó); T4 (água com 500 mg.L-1 do pó); T5 (água com 1000 mg.L-1 do pó) e T6 (água com 2000 mg.L-1 do pó). As soluções, com as devidas concentrações, foram mantidas em ambiente com temperatura controlada de 25° C por 24 horas. Os parâmetros analisados foram: Cloro Livre; Cor Aparente; Ferro Total; pH; Turbidez; Escherichia coli e Coliforme Totais. O uso do pó da semente de Moringa oleifera Lam. se mostrou eficiente em relação aos parâmetros Cloro Residual Livre, Ferro Total e Turbidez, mostrando um grande potencial no seu uso para tratamento de água. O uso do pó da semente de Moringa oleifera Lam. alterou, significativamente, os parâmetros acima descritos, além de não interferir no valor de pH, no entanto, para se obter uma água própria para o consumo humano faz-se necessário combinar o tratamento com outras técnicas, a fim de se obter os valores adequados exigidos pela legislação. Desse modo, recomenda-se a realização de mais pesquisas utilizando as sementes de Moringa oleifera Lam. no tratamento da água, devido as inúmeras vantagens de utilização desse método, tanto em questões sociais como ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governança de bens comuns no Assentamento Estadual Agroextrativista Majari (PA)(2018) BORGES, Marllisson Eriques Araújo; SERRA, Anderson Borges; http://lattes.cnpq.br/9878285735905103Utilizando abordagem qualitativa, este estudo analisa a governança de recursos florestais comunitários em assentamento agroextrativista, com referência aos “princípios da boa governança” de bens comuns, formulados por Elinor Ostrom. Constatou-se que há o reconhecimento Estatal do direito de organização dos comunitários, monitoramento e as regras se atentam as condições locais. Os comunitários desenvolveram mecanismos de gestão dos recursos e proteção do território. Porém, a ausência do Estado na gestão fragiliza a sustentabilidade dos recursos e de um assentamento agroextrativista coletivo. Conclui-se que para construção desses espaços se faz necessário um enfoque multidisciplinar, caso contrário, o cenário futuro de Projetos agroextrativistas é a superexploração dos recursos florestais e o esgotamento destes pela ação dos aproveitadores que não participam da ação coletiva, mas usufruem do recurso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimentações e prática no ensino de química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa(2018) LIMA, Diego Souza; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O Ensino de Química tradicionalmente tem se limitado a mera reprodução de conceitos, em que a Ciência se constitui inacessível à sociedade. O conhecimento científico assim abordado limita-se ao cientificismo-acadêmico, não explorando a capacidade de reflexão dos alunos como construtores do conhecimento, carecendo de significado e aplicabilidade. Este trabalho baseou-se em nossas vivências de estágio, realizados na disciplina de Química e objetiva, diante da recusa ao Ensino de Química, discutir a realização de experimentações e aulas práticas como caminhos que norteiem uma aprendizagem significativa na disciplina, além de refletir sobre o papel do docente como mediador das situações de aprendizagem. No decorrer dos estágios, buscamos realizar experimentações e, diante das diferentes realidades e especificidades dos sujeitos envolvidos, aulas práticas que ao tratar os alunos como construtores de sua própria aprendizagem, permitiram-nos mediar às situações rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, ao considerarmos que a prática docente se constrói no decorrer de sua carreira, concluímos com este trabalho que as experimentações e aulas práticas podem nortear os sujeitos envolvidos rumo a uma aprendizagem significativa, a fim de descortinar caminhos que possibilitem que o conhecimento científico-químico realmente se construa no espaço escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15(2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia(2018) CARDOSO, Raquel dos Santos; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XO estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações hipsométricas e classificação da capacidade produtiva de Eucalyptus urophylla, na região do Jari, no Pará(2018) SILVA, Marcela Aranha da; MENEZES, Marlon Costa de; http://lattes.cnpq.br/3265431991154841Este trabalho teve por objetivo avaliar modelos lineares para modelagem das relações hipsométricas e avaliar dois diferentes métodos de classificação da capacidade produtiva de um povoamento de Eucalyptus urophylla. Foram ajustados três modelos lineares para estimativa das relações hipsométricas e dois métodos para classificação de sítio. Os dados são provenientes de um plantio clonal não desbastados de Eucalyptus urophylla, pertencentes a empresa Jari Celulose Papel e embalagens S/A (Jari Florestal e Agropecuária). Foram testados três modelos lineares, onde foi utilizado como variável dependente altura total (Ht) e como variável independente o diâmetro altura do peito (DAP). Aplicou-se a técnica da regressão linear pelo método dos mínimos quadrados ordinários aos três modelos testados. Para gerar as curvas de índice de sítio foi ajustado o modelo de Schumacher, para os métodos da Curva-Guia e Equação das Diferenças. Os modelos testados nesse trabalho foram avaliados com as estatísticas: erro padrão da estimativa percentual (Syx%), coeficiente de determinação ajustado (R²ajust) e com a distribuição gráfica dos resíduos. De acordo com as análises estatísticas dos modelos, para a estimativa do crescimento em altura, o modelo de Stofels foi superior em relação aos outros dois modelos ajustados, com R2 0,8006 e o Sxy 11,92%. Para classificação da capacidade produtiva, o método da Curva Guia apresentou o R2 0,8943 e o Sxy 6,73%, por isso obteve uma melhor precisão em comparação ao método da equação das diferenças. Assim, o modelo escolhido para estimar Ht foi o modelo de Stofels e o método da Curva Guia foi escolhido para explicar a capacidade produtiva.Palavras-Chave: modelo de Curtis, método da equação das diferenças, método da curva guia foi escolhido para explicar a capacidade produtiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa(2018) SANTANA, Jurdilene da Luz; OLIVO, Gerson Dias; http://lattes.cnpq.br/1800155355400254Este presente trabalho realizou um estudo de campo na instituição de ensino fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida, no município de Novo Repartimento (PA). A finalidade deste estudo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar. Para a avaliação deste trabalho, foram realizadas uma observação de campo e coleta de dados em forma de entrevista, onde pais e professores puderam expressar suas opiniões a respeito da participação da família na escola. A pesquisa averiguou a existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família. Os resultados demostram que pais e professores compartilham do mesmo interesse de alcançar uma troca maior entre família e escola, no entanto falta uma cooperação maior entre as partes para que essa parceria aconteça.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Colonização Brasil Novo, Pará: anseios e conquistas(2018) MORAIS, Elton Araújo; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este trabalho nasce da busca por entender melhor sobre a colonização do município de Brasil Novo, Pará, a partir dos relatos dos migrantes, dos anos de 1970 a 1976. Cujo objetivo foi entender as razões que fizeram esses camponeses de diversos estados brasileiros migrarem para esta remota região da Amazônia. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa com questionários semi-estruturados e aplicados a oito camponeses deste município. Os resultados alcançados apontaram as conquistas e as mazelas vivenciadas pelos camponeses, sendo a falta de terras em seus estados de origem uma dos principais motivos para a migração e por fim a conquista de terras próprias como uma das maiores conquistas apresentadas por eles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática(2018) VIEIRA, Ailane Costa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas; SILVA, Francilene de Menezes; http://lattes.cnpq.br/4443444292237208Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação.