Especialização - CBREVE
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) PROPOSTA DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO(2018-06-12) MATOS, Andre Luiz Sozinho de; CORREIA, Leandro Marques; http://lattes.cnpq.br/7115185393957046; https://orcid.org/0000-0002-7832-7316; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Este trabalho tem como objetivo apresentar um roteiro para auxiliar a produção de alguns experimentos de baixo custo para o ensino de física. Para fazer isso, nós elaboramos uma tabela que indica o material, quantidade, valor e o local onde possa ser encontrado cada item necessário para a fabricação dos experimentos. E, também, discutimos a construção e explicação dos fenômenos que cada experimento está demonstrando. Os experimentos elaborados neste trabalho envolvem quatro áreas da física: mecânica, hidrostática, óptica e eletrostática. São dezesseis experimentos no total, sendo que cada área da física será abordada por quatro experimentos. Dessa forma, este trabalho potencialmente reduz as dificuldades do professor para a produção dos experimentos, possibilitando a utilização dessa estratégia de ensino para dentro do contexto escolar.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Myliobatis freminvillei (Lesueur, 1824), UM NOVO CASO CRÍPTICO NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL(2018-06-20) ALVES, Rayssa Borges Dias; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124A classe dos Chondrichthyes é representada pelos elasmobrânquios (peixes cartilaginosos), ao qual divide-se em duas subclasses: Elasmobranchii (Tubarões e Raias) e Holocephalii (Quimeras). O gênero Myliobatis é composto por 11 espécies válidas distribuídas ao redor do mundo, destas três são ocorrentes na costa do Brasil, Myliobatis freminvillei (Lesueur, 1824), Myliobatis goodei (Garman, 1885) e Myliobatis ridens (Ruocco, Lucifora, Astarloa, Mabragaña & Delpiani, 2012). A taxonomia das raias da família Myliobatidae permaneceu por muitas décadas inalterada. Contudo, recentemente vários estudos vem redefinindo a validade de famílias, bem como a presença de novas espécies dentro deste grupo. O presente estudo, realizou uma filogenia molecular do gênero Myliobatis, testando a eficácia do DNA barcode na resolução das espécies do gênero. Indivíduos foram coletados nos estados do Pará e São Paulo, onde os genes COI e RAG1 foram amplificados e comparados com sequências disponíveis no Genebank. Os resultados das amostras revelaram que: 1- Das nove espécies utilizadas no presente estudo, sete (7) foram recuperadas de forma monofilética em todas as inferências realizadas. As excessões foram M. freminvillei e M. chilensis. No caso da primeira, as amostras obtidas do sudeste do Brasil, se mostraram geneticamente distintas em relação as sequências de indivíduos provenientes dos EUA; 2- Em nenhuma das inferências filogenéticas realizadas as espécies sul americanas foram recuperadas como espécies irmãs. As linhagens de M. fremenvillei foram recuperadas mais proximamente relacionadas a M. californica, espécie restrita a região do Oceano Pacífico (México e Califórnia), enquanto M. goodei foi recuperada como espécie irmã de M. chilensis e finalmente, a última espécie descrita do gênero (M. ridens) foi recuperada mais próxima a M. peruvianus. Adicionalmente, os resultados também indicam a existência de uma nova linhagem genética de M. freminvillei no Brasil. Tal presença de uma nova linhagem de Myliobatis confirma a necessidade de estudos mais apurados em relação a fauna de elasmobrânquios que ocorrem no Atlântico Sul Ocidental. Uma amostragem mais robusta, bem como inferências sistemáticas irão auxiliar na delimitação de ocorrência desta nova linhagem no litoral brasileiro.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) DNA Barcoding COMO FERRAMENTA DE DESCRIMINAÇÃO DE COMPLEXOS CRÍPTICOS EM PEIXES NEOTROPICAIS: uma história do gênero Moenkhausia C. H. EIGENMANN, 1903 no nordeste Paraense.(2018-06-20) MONTEIRO, Altemir Soares; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124A megadiversa ictiofauna de peixes Neotropicais é, em número de espécies, a mais rica do mundo. A diversidade de peixes de água doce da América do Sul é centrada na Amazônia, os peixes compõem o mais antigo e numeroso grupo dentre os vertebrados existentes, representados por formas extremamente diversificadas e adaptadas as mais diferentes condições ambientais. O gênero Moenkhausia, atualmente é um dos gêneros com maior diversidade de espécies na família Characidae. O gênero compreende espécies com uma ampla variedade de formas corporais e padrões de coloração, com essa diversidade tão elevada, varias espécies do gênero Moenkhausia têm sido descrita nos últimos anos, desta forma, é primordial acelerar e simplificar o processo que envolve a identificação das espécies dentro do gênero. Nesse sentido, devido a certas limitações em classificar os seres vivos apenas por traços morfológicos, o método de classificações baseado em analise de DNA vem ganhando destaque nos últimos anos, portanto, é principalmente nesse contexto de identificação da diversidade que estão sendo aplicados os marcadores genéticos e moleculares nas espécies de peixes neotropicais. Assim o método de analise DNA Barcoding é um sistema inovador, que tem se mostrado significante para identificar e classificar as espécies de maneira rápida e precisa. A iniciativa barcoding se baseia na amplificação de uma curta região de um gene mitocondrial, o gene Citocromo C oxidase subunidade I (COI), através da reação em cadeia da polimerase (PCR) amplificando aproximadamente 650 pares de base (bp) do gene COI. Apesar das controvérsias, o DNA barcoding se mostra uma técnica eficiente, rápida e barata, com bons resultados para a resolução de problemas taxonômicos. Dessa forma, esse trabalho tem a intenção de discriminar geneticamente as possíveis linhagens de peixes do gênero Moenkhausia que ocorrem em diferentes regiões do estado do Pará através da ferramenta de DNA barcoding. Entre os anos de 2008 a 2011, amostras de Moenkhausia foram coletadas em diferentes regiões do estado do Pará, em um total de 54 indivíduos. Os resultados gerados no presente estudo apontam a presença ao menos de 17 clados filogenéticos bem suportados, indicando também que as espécies M. sanctafilomenea e M oligolepsi apresentaram a presença de mais de uma linhagem genética. Os resultados aqui obtidos reforçam a efetividade do DNA barcoding em discriminar linhagens moleculares distintas dentro de peixes neotropicais, reforçam a utilidade da Ferramenta de DNA barcoding em discriminar linhagens evolutivas distintas para peixes neotropicais de água doce.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTÉUDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: na percepção dos alunos do Ensino Fundamental II(2018-08-07) SANTOS, Aida Castro dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O ensino de química no ensino fundamental é considerado recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso exclusivo o livro didático e a sua reprodução no quadro, contudo as metodologias utilizadas por professores aos poucos vêm sofrendo alterações, com a inserção de recursos didáticos e a adoção de práticas no processo da aprendizagem. A abordagem do conceito de química no nono ano do Ensino Fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo e intenso, aumentando a capacidade de conectar o que é visto em sala com as situações do cotidiano, como por exemplo questionar, analisar, observar situações diárias. As dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem logo no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. O conteúdo de ligação química é apontado por alguns autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem mais simples dos conteúdos, procurando impedir que seja abordado detalhadamente, pois, não é viável neste nível de escolaridade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como pretensões discutir as concepções que os alunos do nono ano do ensino fundamental têm a respeito da aprendizagem do conteúdo de Ligação Química. A partir de uma pesquisa de campo qualitativa com a utilização de questionário, na qual participaram 68 alunos de 02 escolas públicas do município de Breves-Pa. Após analisar os resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno, está ligado diretamente na formação do educador de ciências/química que, como principal agente articulador do processo ensino e aprendizagem, precisaria elaborar métodos pertinentes para facilitar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos, coibido dessa forma o insucesso do seu trabalho. Foi possível perceber ainda que o ensino de ciências/química necessita de mais aulas práticas pois os alunos demostraram interesse por aulas com essas características e que aos poucos o professor busca diversificar suas metodologias de ensino.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA(2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coêlho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) INTRODUZINDO A ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem geométrica(2018-12-12) MENEZES, Márcio de Souza; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Neste trabalho realizamos um enfoque diferenciado sobre o ensino de astronomia para o ensino fundamental, utilizando uma abordagem geométrica. Tratamos inicialmente sobre as Ferramentas Matemáticas onde discorreremos sobre Triângulo Retângulo: definição deste, soma de seus ângulos internos e Teorema de Pitágoras, além de, Semelhança de Triângulos e Funções Trigonométricas (Cosseno, Seno e Tangente). Dissertamos sobre a temática Fazendo Medidas Astronômicas onde abordamos sobre A Astronomia: sua definição, o que ela estuda, seu histórico, sua importância, ciclo de vida das estrelas, diagrama HR, além das Primeiras Medições: o tamanho da Terra, o tamanho da Lua, a distância Terra-Lua, a distância Terra-Sol e o tamanho do Sol, a distância do Sol até uma estrela: O Método da Paralaxe. No capítulo final descrevemos algumas atividades práticas para entender as primeiras medições.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) PARÂMETROS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: analisando a unidade botânica(2018-12-12) NAVEGANTES, Ronan Santos dos; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943O currículo de ciências, ao longo de sua construção vem sofrendo contínuas transformações em um ideal de cultura educacional contemporânea, visando uma didática transformadora no ensino de ciências, cujo produto final seja um indivíduo crítico e capaz de exercer sua cidadania na plenitude de seus direitos. A forma de transformar os alunos e alunas em pessoas críticas é através da educação que fazemos. Tais mudanças são almejadas para o ensino de botânica que, muitas vezes é desenvolvido apenas com o uso do livro didático. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo verificar o potencial dos livros didáticos de ciências do 7º ano do fundamental para a promoção da alfabetização cientifica voltada para o ensino de botânica. O estudo teve caráter qualitativo e durante o período de duas semanas, compreendidas entre 11 a 25 de junho de 2017, foram adquiridos quatro exemplares de livros didáticos para coleta e análise de dados, todos do ano de 2015. Os livros forma organizados em ordem alfabética e identificados como LD1, LD2, LD3 e LD4. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que dispõe de técnicas como: composição do corpus, leitura flutuante, codificação por recorte, enumeração e agregação e categorização. Entretanto, as categorias de Alfabetização Científica: prática, cívica, cultural, econômica ou profissional foram definidas a partir de diferentes artigos. Como resultado, verificou-se que houve uma grande variabilidade destes parâmetros em cada exemplar analisado, principalmente, quando se compara uma obra com a outra. A categoria de AC Prática foi a que apresentou um potencial elevado de serem alcançadas com o uso de livros didáticos, as demais categorias aparece em trechos da unidade de forma tímida, mas, em processo de introdução nos livros. Deste modo, podemos concluir que a variabilidade de potenciais presentes nos livros didáticos representados pelas categorias, pode indicar uma Alfabetização Científica fragmentada, ou seja, dependendo da categoria de interesse.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) PERCEPÇÃO DOS RIBEIRINHOS DO IGARAPÉ SANTA CRUZ SOBRE A CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO IGARAPÉ PARA UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA(2018-12-13) BARRETO, Cristiane Alves; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O crescimento urbano desordenado iniciou-se na Segunda metade do século 20, o Brasil tornou- se um país urbano, ou seja, mais de 50 % de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado se a alastrando por todo o território nacional. Nesta fase de reocupação do campo para a cidade, desencadeou sérios problemas como a mudança no cenário original e trouxe à tona a problemática ambiental. É neste contexto que o processo expansão urbana que Breves-PA, ao longo dos anos vem incorporando em seus espaços, e as ocupações em áreas desocupadas marcam e espaços da cidade, havendo maior aglomeração populacional, principalmente, nas zonas periféricas as margens do igarapé Santa Cruz, acarretando em cenários de problemas ambientais de várias ordens. Diante destes cenários a proposta teste trabalho teve por objetivo a identificação da real situação do Igarapé Santa Cruz, bem como um breve estudo em relação à percepção dos ribeirinhos quanto à captação de água para utilização em diversas atividades domésticas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Educação em direitos humanos: prática e contribuições à formação humana(2019-06-25) SILVA, Gielson Marques da; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente trabalho tem como objetivo central analisar, a partir de documentos, observações e narrativas de alunos e professora, as contribuições da educação para a defesa dos direitos humanos em uma turma dos anos finais do Ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa. O trabalho partiu de uma indagação central: Quais as contribuições do currículo da disciplina educação cidadã para a formação de alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa? Na intenção de responder a esta indagação, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação na sala de aula e das atividades escolares, entrevistas com a professora do 6º ano da disciplina educação cidadã e com alunos do 6º ano da referida disciplina. Também utilizou-se o questionário com a direção da escola lócus e a análise documental, a considerar: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal de 1988, LDB 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional para a Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, Matriz Curricular do Município de Breves. Na análise desta temática, apoiamo-nos em autores tais como: Gomes (2012), Magalhães (2017), Oliveira e Cecílio (2012), Pereira (2011), Silva (2012), Tavares (2016) entre outros, além das legislações que asseguram a educação em direitos humanos. Os resultados da pesquisa afirmam a importância da educação em direitos humanos para a formação de sujeitos críticos, capazes de respeitar e conviver com as diferenças do outro e, ao mesmo tempo resistir às injustiças sociais materializadas em violações de direitos. Apontam também, as dificuldades enfrentadas por professores que trabalham na perspectiva dos direitos, exigindo-se formação de qualidade que lhes possibilite superar desafios e oferecer uma educação de qualidade aos educandos, com metodologias atrativas e, acima de tudo eficientes.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã em uma escola de ensino fundamental do município de Breves-PA(2019-08-14) SILVA, Anne de Oliveira da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Especialização objetivou analisar a construção da cidadania a partir da disciplina Educação Cidadã no espaço de uma escola pública de Ensino Fundamental (séries finais) no município em Breves/PA, no período de 2014-2018. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como uma escola de ensino fundamental (séries finais) no município de Breves-PA contribui em termos teóricos e práticos na construção da cidadania de seus alunos a partir da disciplina Educação Cidadã? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como os professores da escola em estudo estão trabalhando o tema cidadania de modo a proporcionar aos alunos condições de se posicionarem de forma crítica e participativa na comunidade em que vivem? Quais os conteúdos e práticas estão sendo priorizados na implementação da disciplina Educação e Cidadã? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental Miguel Bitar, localizada na zona urbana do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados 04 (quatro) professores que ministram a disciplina Educação Cidadã. Também foi realizado a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo oficial da disciplina Educação Cidadã. Os resultados da pesquisa apontam que a escola e professores trabalham de forma significativa a disciplina, contribuindo de maneira positiva na construção cidadã de seus educandos. No entanto, o currículo da disciplina Educação Cidadã precisa de uma reformulação, que esteja adequada à realidade marajoara.