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Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens teóricas sobre educação de surdo: a produção científica no contexto do Campus Universitário do Marajó-Soure
    (2015-06-30) AMADOR, Enilza Silva; MORAES, Rayanne Salgado de; SOBRAL, Maria Lizete Sampaio; http://lattes.cnpq.br/3069431289099456
    O presente trabalho tem como objetivo abordar aspectos ligados à produção de trabalhos teóricos que versam sobre a temática da educação de surdos, sobre a legislação que trata das políticas inclusivas de surdos e sobre outros aspectos ligados ao fenômeno da inclusão. Para isso, tratamos, inicialmente, sobre algumas noções circunscritas ao contexto da educação de surdos, no que se refere, sobretudo, à criação de cursos de nível superior, tais como cursos de graduação em LIBRAS e/ou Libras e Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, os quais têm favorecido a formação de profissionais que atuam na área de interesse desta proposta. Para isso, elencamos como corpus teórico e físico deste trabalho as monografias realizadas junto ao Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos, do Campus do Marajó/Soure, da Universidade Federal do Pará, e, para o conhecimento da realidade local, circunscrita ao município de Soure, realizamos entrevistas semi-dirigidas com professores que trabalham em escolas de ensino regular locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna surda de Soure Pará
    (2015-03-30) CRUZ, Luziane do Socorro Abdon; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606
    Há muitas décadas vem se observando a leitura e a escrita de alunos surdos em situações sociais e, a alfabetização é bastante discutida e questionada pelos que se preocupam pela educação. Os objetivos deste estudo foram de descrever como ocorre o processo de aprendizagem do Português L2 na modalidade escrita. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com uma aluna surda do Município de Soure (PA). Os instrumentos de coleta de dados foram 61 atividades, sendo 01 para produção textual, 20 com base na fonologia, 20 com base na sílaba e 20 com base na palavração. O procedimento de análise de dados se baseou em abordagem qualitativa,delimitada, em 4 eixos de análise como: a) produção textual; b)alfabetização com base na fonologia; c)alfabetização com base na sílaba; d) alfabetização com base na palavração. O procedimento de análise de dados. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Cardoso Júnior (2009), Cagliari (1997), Faraco (2010), Soares e estudos de outros pesquisadores que contribuíram para a compreensão do sistema de Escrita da Língua Portuguesa, considerando a relação fonema/sílaba/palavra como habilidades de se refletir, não só sobre aspectos formais da língua , mas sobre os processos cognitivos envolvidos no processamento da linguagem escrita. O resultado mostrou que a participante não conseguiu aprender com base na fonologia e na silabação por não compreender e dominar os segmentos tônicos do sistema alfabético. Já na fase ortográfica a aluna teve habilidades de leitura e escrita, uma vez que compreendeu as particularidades da Língua Portuguesa empregadas no léxico das palavras. Observa-se ainda a necessidade de uma metodologia com estratégias diferenciadas para o ensino e aprendizagem dessa clientela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos
    (2021-02-21) LIMA, Ruth Cardoso; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos coesivos por elementos de retomada referencial em produções textuais de surdos no simulado de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Neste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se em três redações do ENEM 2013, cujo tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, aplicado em simulado no dia 30 de junho de 2014 do Projeto de Extensão Universitária – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos - PEU-OLEPS. Os resultados apontam pouco uso dos elementos coesivos, desvios de escrita, poucos domínios gramaticais e dificuldade na composição do texto dissertativo argumentativo. No entanto, é possível verificar que as anáforas presentes na redação aconteceram por meio de pronomes pessoais e por identidades similares. Conclui-se a necessidade de metodologia de ensino de escrita com foco na Redação do Enem ministrada em Libras para surdos, como meio de inclui-los em atividades sociocomunicativas para prosseguirem com o ingresso nas instituições de ensino superior para profissionalização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição do Português escrito: coesão e coerência na construção de um texto de uma aluna surda
    (2015-06-30) PANTOJA, Gizelle Barbosa; CUNHA FILHO, Francisco Arimir; http://lattes.cnpq.br/8181643332787081
    Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar questões de coesão e coerência na produção escrita de uma aluna surda, estudante de uma escola pública e inclusiva que reside no município de Igarapé-Miri/Pa. Esse estudo caracteriza-se como um corpus fundamentado em pesquisa qualitativa. O corpus dessa pesquisa constitui-se de uma carta produzida pela referida aluna em uma aula de língua portuguesa a partir das minhas obervações no período de estágio supervisionado, disciplina obrigatória do curso de licenciatura em Libras e português/L2.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Coesão e coerência: uma análise da produção escrita de alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio regular da Escola Luiz Nunes Direito
    (2015-06-30) PEREIRA, Márcia Fernanda Falcão; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145
    Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo três alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio, da escola “Luiz Nunes Direito”, localizada no Conjunto Cidade Nova VI, no município de Ananindeua, no estado do Pará, no qual tivemos o objetivo de analisar o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, através da observação de dois aspectos principais: (1) Coesão; e (2) Coerência. O processo de organização textual do surdo foi investigado dentro de autores como BENTES (2003); BROCHADO (2003); KOCH (1997); e SALLES et. al. (2004), os quais fornecerão a fundamentação teórica necessária para entendermos o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, mais especificamente, no que diz respeito à coesão e à coerência. A partir da análise dos textos dos alunos surdos envolvidos nesta pesquisa, percebemos que apesar de a coesão estar afetada, a coerência permanece inalterada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contexto socioeducacional dos surdos de Soure
    (2015-06-30) NEVES, Elis Regina da Silva; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145
    o presente artigo apresenta o contexto socioeducacional dos surdos no município de Soure. O objetivo principal deste trabalho foi relatar informações sobre o contexto socioeducacional dos surdos residentes neste município. Este estudo aborda também a necessidade do surdo adquirir e entrar em contato com sua língua para se comunicar com eficiência, mostrando assim a importância da linguagem. Os resultados mostraram a verdadeira realidade que o surdo está inserido, perceber assim as desigualdades sociais e educacionais. Esperamos com esta pesquisa, contribuir com pesquisas acadêmicas futuras sobre os surdos que vivem em Soure.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre surdo e família
    (2015-06-18) CORREA, Renata Borges; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho tem por finalidade apresentar como ocorre a comunicação no seio familiar do sujeito surdo e verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda. Assim objetivamos perceber como a família comunica-se com a pessoa surda no dia-dia; verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda; discutir sobre a contribuição da língua de sinais no ambiente familiar para o desenvolvimento da pessoa surda. O tipo de pesquisa escolhida foi a qualitativa, sendo que em um primeiro momento fizemos observações junto aos familiares e em um segundo momento fizemos entrevistas estruturadas com roteiro (questionário) com base em um cronograma de atividades. A pesquisa foi aplicada junto a moradores do município de São Miguel do Guamá/PA, que moram em duas das principais ruas desta cidade. Neste estudo mostramos o meio de comunicação utilizado entre as famílias do sujeito surdo para comunicação entre eles e como a Libras vem sendo usada pela família, uma vez que é a principal ferramenta para uma boa relação entre surdo e família. Além disso, discutimos o processo de aprendizagem do sujeito surdo, se a Libras auxilia ou não a aprendizagem do mesmo, e qual o papel da família e da escola nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cultura, identidade e surdez: contribuições teóricas a partir de uma abordagem interdisciplinar
    (2015-06-30) SILVA, Maria Benedita Gomes da; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/2515650351748253
    Este artigo apresenta uma discussão acerca dos processos de identificação de pessoas surdas em sua interface com a cultura. Para refletir sobre os fatores que, possivelmente, interferem na identidade surda, optou-se em desenvolver uma abordagem interdisciplinar, com ênfase nas áreas de Psicanálise e Antropologia. Na vertente teórica psicanalítica, especificamente sobre a compreensão ampliada de cultura, utilizou-se o texto Mal Estar na Civilização de Sigmund Freud; e para problematização dos aspectos gerais que interferem na identidade surda (na perspectiva de um sofrimento psíquico), tomamos como referência o conceito “sofrimento identitário”, debatido por Jaime Betts. Na vertente Antropológica, apresentamos, igualmente, considerações fundamentais sobre a cultura destacando então, sua perspectiva dinâmica. Como pressuposto de nossas reflexões sobre aquilo que se inscreve como suposto “sofrimento identitário” para os sujeitos surdos (uma vez que os surdos constituem minorias linguísticas, imersas em contextos sociais, cuja maioria é constituída de ouvintes), optou-se pelo trabalho de Pierre Bourdieu, qual seja, seu ensaio sobre a economia das trocas linguísticas, em que situa a língua, também, como fator essencial a sua interpretação sobre possíveis relações de dominação linguística. Por fim, apresentamos uma breve análise sobre as políticas públicas voltadas para a educação de surdos, cuja função que se pretende realçar, pode favorecer a integração social dos surdos à cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Emotional regulation in English teaching.
    (2024-08-29) MELO, Iris Leite do Rosário; SILVA, Jean dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3792723181384725; https://orcid.org/0000-0002-2580-0499
    A regulação emocional é um tema de crescente interesse na educação, especialmente no ensino de línguas estrangeiras, onde as emoções dos alunos podem impactar significativamente o processo de aprendizagem. Este estudo investiga como a regulação sócio emocional é abordada na formação de professores de língua inglesa e quais estratégias de regulação emocional são utilizadas na linguística aplicada. A problemática central inclui os questionamentos: como a regulação emocional tem sido abordada na formação de professores de língua? E quais são as estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada? A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender melhor o papel das emoções no ensino de línguas e de fornecer aos professores ferramentas eficazes para apoiar seus alunos emocionalmente. Jamie L. Taxer e James J. Gross, especialistas em regulação emocional, destacam a importância de estratégias de regulação emocional no contexto educacional. Também contribuem para a compreensão das dinâmicas emocionais no ambiente de aprendizagem. Os objetivos gerais deste estudo são explorar a abordagem da regulação emocional na formação de professores de língua e identificar as estratégias de regulação emocional aplicadas no ensino de inglês. Os objetivos específicos incluem: a) analisar como a regulação emocional é integrada nos programas de formação de professores; b) identificar e descrever as principais estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada. A metodologia adotada é um estudo bibliográfico, que envolve a revisão e análise de literatura relevante sobre regulação emocional, formação de professores e ensino de línguas. Serão revisados artigos científicos, livros e dissertações de autores contemporâneos como Taxer(2015), Gross(2014). Esta abordagem permitirá uma compreensão aprofundada dos conceitos e práticas atuais relacionadas à regulação emocional no ensino de línguas. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas de regulação emocional na formação de professores de língua e uma identificação das estratégias mais eficazes utilizadas na linguística aplicada. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria da formação de professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais positivos e eficazes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso
    (2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
    (2015-06-18) AMARAL, Edielson Leal; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho surgiu a partir das seguintes questões: o que é uma classe multisseriada? Qual o perfil escolar, do professor e aluno surdo de uma classe multisseriada em uma escola de Soure-Pará? Qual a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos? Que estratégias de ensino podemos propor para a educação de surdos em classes multisseriadas? Como objetivo geral neste trabalho pretendo relatar experiências educativas no processo de escolarização do surdo em classes multisseriadas. E como objetivos específicos verificar o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada de Soure-PA; perceber e discutir sobre a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos; e propor estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas. O estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa e pesquisa-ação, a investigação aconteceu em uma escola no município de Soure. Primeiramente mostraremos o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada; em seguida abordaremos acerca da realidade do professor de classes multisseriadas para atuar com aluno surdo; após isto evidenciaremos a respeito de propostas de estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas; e por fim concluiremos o trabalho fazendo nossas considerações sobre a temática em questão. Com este artigo pudemos acompanhar as dificuldades, as tristezas, as alegrias e as vitórias de ser um verdadeiro Professor-Educador, para que dentro das suas competências e suas possibilidades fez e vem fazendo com que esse aluno surdo faça parte de um processo educacional que é de todos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos
    (2015-06-18) CUIMAR, Osmael Pantoja; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194
    Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância dos gêneros textuais como metodologia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e coletas de dados, desenvolvido através de observação, interação, entrevistas semi-dirigidas, bibliográficas e atividades com dois alunos surdos do 6º ano numa escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de Igarapé-Miri no estado do Pará. O estudo partiu de uma necessidade metodológica com estratégicas diferenciadas de acordo com o conhecimento prévio dos alunos. A pesquisa fundamentou-se inicialmente em observação das atividades na turma regular, ou seja, sem uma metodologia especifica, como forma de avaliar sua aprendizagem no Português como segunda língua (L2)na modalidade escrita. E depois, com elaboração de atividades, utilizando gêneros textuais, como por exemplo, vídeo, imagens, jornal, carta e e-mail como metodologia de ensino e aprendizagem, tendo como perspectiva de comparar e avaliar o desenvolvimento dos alunos,para assim, entendermos a eficácia, relevância e principalmente a importância do mesmo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos.O resultado mostrou que os participantes, sem uma metodologia especifica, torna-se muito mais difícil sua aprendizagem na L2, eles por tanto, precisam de atividades elaboradas de acordo com o seu dia a dia, e com a utilização destes recursos, que oferece um completo trabalho de leitura e escrita, para assim, exercer sua cidadania no mundo em que vive.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
    (2015-06-28) FERRÃO, Cleomárcio Pereira; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    O presente artigo tem como propósito responder a seguinte questão: quais as perspectivas de dois professores da Escola General Gurjão em Belém do Pará sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos? Com isso visamos: Identificar as perspectivas destes professores da Escola General Gurjão em Belém sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos. Assim como: Perceber o que o professor espera da escola inclusiva e que dificuldades são enfrentadas pelo docente no cotidiano escolar, em classe inclusiva, Verificar, se a escola está adequada de acordo com as expectativas do professor e do aluno surdo. Identificar os limites e possibilidades apontados por estes professores na sua prática pedagógica juntos a esses alunos surdos. A presente pesquisa é de base qualitativa, sendo um estudo de caso e uma pesquisa de campo realizada com os dois professores por meio de entrevistas semiestruturadas. Verificou-se por meio destas entrevistas que os docentes não possuem uma formação voltada para atender esses alunos surdos com uma educação inclusiva de qualidade, levando em consideração a sua cultura surda e a necessidade de cada aluno no processo de inclusão. Sugerimos que para uma melhor implementação da educação inclusiva seria necessário o conhecimento de todos sobre a lingua de sinais usada pelas comunidades surdas. Assim, surge a proposta da educação bilingue que coloca a lingua de sinais como própria dos surdos, sendo esta adquirida primeiramente. E a partir desta lingua que o surdo deverá entrar em contato com a lingua majoritária de seu grupo social, sendo para ele sua segunda língua.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial
    (2019-02-28) VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)
    (2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Los errores en el aprendizaje de e/le: un análisis de los heterosemánticos en las producciones escritas de los alumnos del 3° año “j” de la enseñanza media de la escuela São Francisco Xavier
    (2019-06-27) VIANA, Jenifer de Lima; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Particularidades do processo de evasão: uma amostragem da turma de Letras Alemão de 2017 da UFPA
    (2023-07-03) FERREIRA, Glória Jéssica Carvalho; ROHR, Cilene Trindade; http://lattes.cnpq.br/1226184560409350
    Este projeto foi elaborado como meio de identificação de fatores contribuintes à evasão com a finalidade de analisar a realidade dos discentes, suas percepções e experiências enquanto discentes do Curso de Letras Alemão da UFPA, e propor contornos viáveis a problemática considerando não somente as limitações existentes mas também os princípios e missão da UFPA, pensando na diminuição do quadro de evasões no Curso e também nas transformações e exigências perante a globalização e inovações do mundo atual. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado com perguntas abertas à uma turma pré-definida mediante compatibilidade aos padrões previamente estabelecidos. Suas temáticas giraram em torno de alguns dados pessoais, suas experiências vividas, suas percepções sobre evasão e motivações, e por fim suas sugestões pessoais quanto ao aprimoramento do nosso Curso. O resultado desta análise de campo foi utilizado de maneira teórica para compreensão dos motivos mais comuns que condicionam os discentes a optarem pela evasão; avaliação do feedback recebido sobre os esforços direcionados a capacitação dos futuros profissionais crítico-reflexivos da área, mediante as transformações e inovações científicas e tecnológicas em que os discentes estão inseridos; identificar alternativas que contornem e proporcionem o aperfeiçoamento do Curso visando a prevenção, correção e, por consequência, redução dos índices de abandono. Embora esta problemática da evasão universitária esteja longe de ser solucionada, buscar atualizações e modernizar o sistema para acompanhar as exigências e inovações do mundo atual – e futuro – não só garante uma maior permanência dos futuros discentes, como também traz maior visibilidade ao Curso; proporciona motivação tanto à formação continuada quanto a atuação na área; evidencia o valor do domínio de uma Língua Estrangeira (LE) no meio acadêmico, assim como sua relevância como ferramenta essencial para a atualidade; entre outros benefícios. Por fim, como considerações finais, compreendemos que a atuação do profissional de LE depende significativamente de sua formação sem deixar de ser um processo contínuo e autônomo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação da surdez no contexto das histórias em quadrinhos: análise do personagem Humberto da Turma da Mônica
    (2017-03-23) PAIXÃO, Priscila Silva da; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho traz como problemática: Como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? A partir desta problemática temos as seguintes questões norteadoras: O que é Representação? Qual o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica? Como a surdez é representada dentro do contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? De que forma ocorreram as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica? Para responder a estas questões traçamos como objetivo geral analisar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir de uma análise do personagem Humberto da Turma da Mônica. De forma específica visamos abordar teoricamente o conceito de Representação e descrever o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica; investigar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica; analisar as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica. Os autores que embasaram teoricamente nosso estudo foram: Pesavento (2005); Skliar (1998; 2003; 2010; 2011), Sperber (2001); Vergueiro (2004), e entre outros. Os procedimentos metodológicos de nosso estudo referem-se a uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizado como um estudo bibliográfico com característica de uma análise documental, na qual, utilizamos cinco revistas em quadrinhos para descrever como a surdez é representada no contexto das HQs da Turma da Mônica e como o personagem Humberto é rotulado e representado nas histórias em quadrinhos. Este trabalho tem como tema a educação especial e surgiu em função das nossas percepções acerca das representações sobre a surdez produzidas nas Histórias em Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, em que apresentam discursos ouvintistas sobre o personagem Humberto (surdo). Por meio de uma cultura oral, são inseridos discursos nas HQs que, muitas vezes tradicionais, marcam o ser surdo, ao longo do tempo, como um sujeito incapaz de se pronunciar ou de expressar seu pensamento. No presente estudo, apresentamos as representações sobre o personagem Humberto, e relacionamos tais representações às mudanças provocadas pelos pressupostos da Lei 10.436/2002.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes
    (2022-03-21) CRUZ, Juacély Raquel da Conceição; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de
    O presente trabalho tem por objetivo analisar as particularidades do processo de apropriação da linguagem na subjetivação de crianças surdas, filhos (as) de pais ouvintes. Destacamos neste artigo a importância dos laços parentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que circulam de forma espontânea no ambiente familiar. Como suporte teórico optou-se por abrir diálogo com um conjunto de autores que desenvolvem estudos na interface com a psicolinguística, dentre os quais destacamos as considerações de Solé (2005) que nos alerta sobre a possibilidade de certa negligência e desconhecimento dos pais ouvintes de filhos surdos que acabam por tomar decisões precipitadas em relação ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Outro autor em destaque é Spitz (1998) que reforça a ideia de uma estimulação precoce que se vale de uma maior plasticidade cerebral que entendemos como favorável ao desenvolvimento global da criança. Consideramos que, as decisões tomadas pelo pais frente ao diagnóstico de surdez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento da subjetivação e linguagem e na sua inserção no âmbito escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tem surdo no terreiro de umbanda paraense: o que fazer?
    (2024-10-31) OLIVEIRA, Patrícia Colares de; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    O trabalho científico tem como objetivo retratar sobre o surdo no terreiro de matrizes afro-paraenses, ratificando a importância de Libras como ferramenta de comunicação e trocas de saberes no espaço sagrado. A problemática é: como transmitir os saberes e fazeres das práticas religiosas umbandista para o surdo ao adentrar em um terreiro? O processo metodológico: trata-se de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. A pesquisa permitiu a visualização de relatos e experiências de produções científicas que ressaltam a participação do surdo nesses espaços. Os resultados apontam que há uma escassez de trabalhos acerca da participação do surdo nas comunidades afro. A inclusão sendo trabalhada por meio de debates e palestras num terreiro de matriz afro promoverá uma maior conscientização e sensibilidade dos praticantes referente ao acolhimento e inserção dos saberes e fazeres dos ritos da religião para os surdos na comunidade religiosa. Para tanto será explanado sobre as religiões de matrizes afro no Brasil de forma resumida e a relevância de trabalhar a comunicação no terreiro das Libras.
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