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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”(2018-07-18) SANTOS, Giselle Nascimento dos; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo teórico e reflexivo do emprego do método fônico no processo de alfabetização a partir e sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, apoiada, prioritariamente, nos estudos de Capovilla, Mortatti, entre outros teóricos que desenvolveram estudos sobre o referido método, o qual, historicamente, contribuiu no processo de alfabetização das séries inicias, tendo como suporte sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”, de autoria de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. O estudo feito a partir das atividades proposta na referida cartilha, indicam, por meio de sua didática e atividades, que, apesar da eficácia do método inovador na época em que foi implantado e, que, por muito tempo ter permanecido no contexto de alfabetização da sociedade brasileira, ele foi gradativamente considerado um método tradicional, sendo substituído por outros métodos considerados mais progressivos. No entanto, mesmo se tratando de um método tradicional, e até ter recebido várias críticas no atual cenário político e educacional brasileiro, não é possível afirmar do seu desuso em sala de aulas, principalmente por professores que não se adequaram às metodologias de métodos mais progressivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira(2020-07-28) SOUZA, Jarlici Palheta de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322Este artigo aborda aspectos relacionados ao alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). Objetiva-se verificar a frequência da ocorrência de variantes tais como m[i]nino em vez de m[e]nino e [i]ntão em vez de [e]ntão e os condicionamentos que favorecem esse alçamento da vogal em questão. Os dados foram coletados por meio de gravações de relatos de experiência de 11 informantes nascidos na comunidade e que não se afastaram por mais de 3 anos. Toma-se como pressuposto teórico a teoria da variação linguística, especialmente em sua versão laboviana (LABOV, 2008). Para o processamento estatístico, utilizou-se o programa Goldvarb X. Os resultados obtidos mostram que o onset vazio ou com consoantes coronais favorece a aplicação da regra, assim como a presença das vogais altas na sílaba tônica e a proximidade entre as silabas tônica e pretônica. Somam-se a esses fatores favorecedores as sílabas leves, a faixa etária e a presença das consoantes dorsais e labiais no onset da sílaba seguinte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook(2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise comparativa entre os sinais de pontuação do português x o parâmetro expressão facial e corporal em uma fábula traduzida para Libras(2022-02-23) SILVA, David Ferreira da; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Nas últimas décadas, as discussões e estudos acadêmicos acerca do ensino e Educação Bilíngue para pessoas surdas têm ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas científicas. Contudo, as (os) estudantes surdas (os) ainda têm dificuldade na compreensão e aprendizagem de alguns aspectos do português escrito – considerado como L2 dessa comunidade no Brasil –, como é o caso dos sinais de pontuação do português. Este trabalho tem como objetivo verificar se o uso de gênero fábula traduzido para Libras pode contribuir para o ensino de sinais gráficos de pontuação do português na modalidade escrita de discentes surdas (os) do ensino Fundamental Maior. Para isso, foi necessário: compreender o funcionamento dos sinais de pontuação em português escrito e em Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal; identificar as possíveis similaridades e as diferenças de pontuação entre as línguas que são de modalidades diferentes; observar quais sinais de pontuação gráfica do português foram traduzidos para a fábula analisada em Libras; e, por fim, definir as contribuições que o gênero fábula traz ao ensino de português escrito para pessoas surdas. Como aporte teórico nesta pesquisa foram utilizados estudos de Pagura (2003); Santiago e Lacerda (2016); Araújo e Carvalho (2017); Jakobson (1969); Segala; Quadros (2015), entre outros, sobre a tradução interlingual entre Libras e Português. Quadros (1997); Carvalho (2017); Soares (1998); e, Pereira (2009) a respeito da compreensão da proposta de ensino bilíngue para alunas (os) surdas (os). Marcuschi (2008); Bagno (2006); Silva (2017); e, Santos (2016) acerca do gênero textual fábula. Soares (2017) e Bechara (2019) no que concerne aos sinais de pontuação do português. E Brito (1997), no que tange ao Parâmetro de Expressão Facial e Corporal da Libras. É uma pesquisa de cunho qualitativa com análise comparativa entre o funcionamento dos sinais de pontuação no português e sua tradução para Libras, por meio do Parâmetro Expressão Facial e Corporal na fábula da escritora Uendy Feitosa E quem disse… que não falo?, escrita em português e traduzida para Libras, registrada em vídeo disponível no YouTube. Os estudos apontaram que há relação entre os sinais de pontuação do português e o Parâmetro Expressão Facial e Corporal da Libras; além disso, assinala que o uso de um gênero textual na língua materna das pessoas surdas pode facilitar sua compreensão e aprendizagem do português escrito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da aprendizagem dos componentes curriculares - Latim I e II: um estudo de caso do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Pará(2022-02-14) DIAS, Dhemiff Quaresma; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O ensino do Latim faz parte do eixo teórico curricular do curso de Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa no Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Neste contexto, este trabalho busca analisar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos discentes dentro dos parâmetros deste componente curricular. A pesquisa foi conduzida através de um questionário individualmente disponibilizado por um link online de maneira a identificar esses entraves para os discentes da UFPA que cursaram o componente Latim.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso(2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana(2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam(2021-10-18) TELES, Izabel dos Santos; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O apelo ao pathos em um pronunciamento político: uma análise textual(2021-10-18) RODRIGUES, Patrícia Aparecida Oleastre; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XNeste artigo, buscamos investigar o funcionamento dos processos referenciais como estratégias textuais de argumentação e de mobilização do pathos no pronunciamento de posse do primeiro mandato do exPresidente Luís Inácio Lula da Silva. A pesquisa baseia-se nos postulados de Rutty Amossy (2018) no que se refere à argumentação no discurso e à mobilização do pathos, estabelecendo uma articulação entre os pressupostos das retóricas clássica e nova e os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa de viés nãomaterialista. Sobre a referenciação, adota-se os pressupostos da Linguística Textual, baseados em Cavalcante (2012), Macedo (2018), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), entre outros. Verificamos, na análise, que o referente “povo brasileiro” tem proeminência nesse texto e o modo como ele foi construído contribui significativamente para o empreendimento argumentativo do locutor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Argumentatividade no gênero narrativo fábula(2019-12-20) CARVALHO, Zaete Farias; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945Este trabalho tem como objetivo analisar como a sequência narrativa funciona em um texto do gênero fábula como estratégia argumentativa. Para atingir nosso propósito,tomaremos como base teórica a Abordagem da Argumentação no Discurso,proposta por Ruth Amossy (2018), os estudos da tese de Macedo (2018) e as colocações de Adam (2019), além de outros teóricos. Sobre a metodologia, faremos análise da estrutura sequencial de uma fábula animada publicada no YouTube, sob o título “A Fábula da Corrupção”.Com base nas teorias de apoio, no que concerne tanto à argumentatividade presente na narrativa como à sua composicionalidade, verificamos que o conjunto de acontecimentos ao longo da narrativa orienta, conforme o que postula Amossy (2019), os modos de pensar, de ver e de sentir do interlocutor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba – PA(2021-10-05) FERREIRA, Amanda Ferreira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Este trabalho discorre sobre os aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba-Pa. Objetiva-se discutir a respeito da ladainha de Nossa Senhora como manifestação de identidade no Furo Panacuera a partir do modo de realização linguístico-discursiva dada pelos membros da comunidade. A base teórica apoia-se em Coelho e Mesquita (2013), Silva (2012) e Nascimento e Paula (2014). Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa de campo, tendo como corpus a ladainha de Nossa Senhora. Os resultados revelam que a ladainha realizada na comunidade Furo Panacuera sofreu algumas modificações se comparada com a versão original em latim, como fenômenos relacionados a adição e omissão de fonemas (epêntese, paragoge, prótese, aférese, síncope, entre outros), troca e substituição de fonemas (dissimilação), além do acréscimo e repetição de algumas invocações. Conclui-se que a ladainha de Nossa Senhora se confirmou como manifestação de cultura e identidade dos ribeirinhos do Furo Panacuera. A população precisou adaptar-se para que a ladainha continuasse acontecendo na comunidade, seja traduzindo algumas partes para o português, bem como transcrevendo a ladainha para que mais pessoas tivessem acesso e aprendessem a letra, visto que a ladainha faz parte da cultura e identidade pertencentes ao povo ribeirinho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brasileirismos na colocação de pronomes clíticos (1908): a língua nacional(2021-10-07) COSTA, Andréia Feio da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho tem como objetivo geral analisar o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na obra Brasileirismos de colocação de pronomes – Resposta ao Sr. Candido de Figueiredo (1908), de Paulino de Brito, no contexto da língua nacional. Como objetivos específicos, busca-se: fazer um estudo sobre a vida de Paulino de Brito e sua importância para educação no Brasil/Pará; compreender os contextos histórico e linguístico de Brasileirismos; entender o fenômeno da colocação de pronomes clíticos sob os aspectos descritivos e prescritivos e analisar, sob os aspectos gramatical e linguístico, o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na forma de falar brasileira na obra Brasileirismos. Como embasamento desta pesquisa, utilizam-se as concepções de Duarte (2018, 2021), Orlandi (2001, 2002), Said Ali (2008/1908), Bechara (2009) e Bagno (2009, 2012). Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. O fenômeno da colocação de pronomes clíticos no Brasil envolve uma discussão histórica. No Pará, Paulino de Brito levanta vários questionamentos sobre o tema no início do século XX. Essa discussão atravessou o século XXI como um tema muito polêmico a respeito das formas do falar brasileiro. As análises empreendidas nesta pesquisa atestam que a colocação de próclise em início de enunciado é recorrente no português do Brasil, tanto na sua forma oral, quanto na sua forma escrita. Portanto, é uma forma legítima do português brasileiro, o que daria ganho de causa para os argumentos de Paulino Brito, sendo justamente este modo de historicização a respeito dos clíticos no PB, inclusive, em sua abordagem nos estudos linguísticos contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará(2021-10-04) MELO, Rosane Barros de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho é um estudo histórico e linguístico que tem como tema A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará. No estudo, são analisados dois compêndios: a Primeira Grammatica da Infancia, de Vilhena Alves, e a Gramática Primária da Língua Portuguesa, de Paulino de Brito. As duas gramáticas foram produzidas no final do século XIX no estado do Pará. As obras foram aprovadas para uso das escolas primárias do Estado. O objetivo geral da investigação é compreender o processo de gramatização brasileira do português no Pará. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos como objetivos específicos: entender o processo de gramatização no Brasil, entender a importância de autores de gramáticas primárias paraenses para a história da educação na Amazônia e analisar as principais características físicas e pedagógicas das duas gramáticas citadas. O método usado é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os principais teóricos que fundamentam a pesquisa são: Auroux (1992), Orlandi (2001), Fávero e Molina (2006), Fávero (2000), Colombat; Fournier; Puech (2017) e Moreira (1979). O estudo sobre o processo de gramatização do Português no Pará é profícuo em razão do grande volume de gramáticas produzidas no estado no final do século XIX e início do século XX. A análise das duas gramáticas revelou que tanto Vilhena Alves quanto Paulino de Brito trazem importantes contribuições para o processo de gramatização brasileira do Português no Pará, pois já apresentam marcas da corrente científica, sobretudo Paulino de Brito, que analisa criticamente fatos da língua à luz da gramática comparativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning(2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Concepções sobre o uso do pronome oblíquo átono em início de enunciado na obra Esthesia Philologica (1909), de Augusto Meira(2022-02-16) MACHADO, Danielly Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Os anos finais do século XIX e os iniciais do século XX concentram discussões muito polêmicas sobre o fenômeno da colocação pronominal. De um lado, gramáticos conservadores buscam legitimar certos usos do português europeu; de outro, intelectuais que legitimam a forma de falar brasileira como parte da construção da identidade nacional. Neste trabalho, discute-se essa temática com o objetivo geral de analisar as concepções sobre o uso do pronome oblíquo átono em início de enunciado na obra Esthesia philologica: variações pronominaes (1909), de Augusto Meira. Para alcançar esse objetivo, busca-se compreender o contexto histórico e linguístico do início do século XX, entender a visão de gramáticos brasileiros e portugueses sobre a colocação pronominal no início do século XX e analisar a visão de intelectuais sobre a próclise em início de enunciado na obra Esthesia philologica (1909). A pesquisa tem como referencial teórico-metodológico Orlandi (2001), Fávero e Molina (2006), Said Ali (2021 [1895], 2008 [1950]), Figueiredo (1909) e Brito (1908). Os dados mostraram que a obra analisada, mesmo tendo sido escrita no início do século passado, traz uma abordagem que busca legitimar a próclise em início de enunciado, variação pronominal que estava (e está) em uso no Brasil. O autor justifica esse uso por meio da ocorrência nos clássicos literários, nas línguas neolatinas e no latim. Considera esse uso superior ao uso em Portugal por julgar que está respaldado na língua latina.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.(2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico do ensino de análise linguística no 9° ano do ensino fundamental na Escola Maria Pereira da Silva em Itaituba-PA(2023-03-30) LUZ, Jorgeleno Gomes da; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho trata de uma análise das metodologias utilizadas no ensino de análise linguística, comumente chamado de ensino de gramática, no 9º ano do ensino fundamental da EMEF Maria Pereira da Silva, escola do campo, situada no garimpo do Crepurizinho, SN- Zona Garimpeira, Itaituba – Pará. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas, observações e materiais coletados, além de levantamento bibliográfico. Buscou-se identificar como os professores lidam com o ensino da gramatica no nono ano do fundamental e se a forma como lidam trazem resultados, como parâmetro, é associado a teorias de autores como Antunes (2003), Freire (1996), Oliveira (2010), Passeggi (2018), entre outros. A partir dos dados coletados, podemos dizer que o ensino de análise linguística está presente nos discursos dos professores entrevistados e é o primeiro passo para uma mudança da prática em sala de aula, em contraponto ao ensino tradicional de gramática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Didatização dos gêneros: análise procedimental das sequências didáticas em trabalhos realizados por graduandos em língua portuguesa a partir do ano de 2018, do campus da UFPA de Abaetetuba-PA(2022-02-09) LIMA, Aldeneide Barbosa de; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho traz como discussão a didatização dos gêneros a partir da análise procedimental das sequências didáticas, buscando averiguar como o conteúdo da didatização dos gêneros é apresentado nos trabalhos realizados por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, do Campus de Abaetetuba, a partir do ano de 2018. Foram 5 trabalhos analisados sob a perspectiva da importância de se trabalhar com a didatização dos gêneros a partir dos saberes procedimentais, a partir de uma sequência didática, como uma ferramenta metodológica que possa contribuir no desenvolvimento do ensino da língua materna. Desta forma, justifica-se a magnitude desta pesquisa, na medida que pode vir a colaborar para que o trabalho com gêneros na educação básica possa ser realizado pelos futuros profissionais de Língua Portuguesa, de uma forma bastante didática, que leve em consideração ferramentas como os saberes procedimentais para que a sequência didática seja aplicada com eficiência. Os procedimentos metodológicos se apresentam como pesquisa aplicada, bibliográfica, com abordagem qualitativa, com procedimento coleta de dados na pesquisa documental, como documentos escritos por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, que foram produzidos entre 2018 a 2019. Nesses trabalhos os autores desenvolvem sequência didática conforme pressupostos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), seguindo as seguintes etapas: Atividades Preparatórias, Apresentação da situação, Produção inicial, Módulos e Apresentação Final. Após analisar os trabalhos realizados, percebemos que os autores seguiram a didatização dos gêneros por meio da sequência didática, o que proporcionou uma organização no ensino, que motivou os alunos a compreender o conteúdo do gênero proposto, realizar as tarefas, e estimular o aprendizado de uma forma significativa. E, sobretudo, as estratégias de sequência didática apresentadas nas 5 pesquisas, observamos que são propostas que se encaixam nas novas diretrizes do processo pedagógico proposto pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o que nos permite entender que as sequências didáticas são positivas para o letramento na educação básica.