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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ao Mestre com carinho: a poética de Ramon Stergman(2018-12-19) PINTO, Andreza da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa surge a partir da necessidade de registrar a importância do dramaturgo Ramon Stergman e do grupo Maromba para a história do teatro na cidade de Belém do Pará, trata-se de uma viajem sobre a vida e a obra do escritor que escolheu falar em sua poética sobre o regionalismo Amazônico. Relata também as vivências de uma estudante de teatro, que fez do grupo Maromba sua segunda família. O período analisado será dos anos de 1980 a 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "Fuzis" educacionais da Senhora Carrar: "pastitura sobre o poste de armas na contemporaneidade a partir da dramaturgia de Brecht (1936)"(2019-12-17) YOGAMA, Mauro; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este trabalho parte como indutor a obra e espetáculo “Os Fuzis da Senhora Carrar” do autor Bertold Brecht, através de questionamentos que a apresentação tem como subtemas o porte de armas, e tendo uma correlação a uma realidade não muito distante que o Brasil possa adotar o trabalho esclarece as consequências que teríamos socialmente caso venha a ser aprovada essa lei, alem tópicos de conscientização esse trabalha visa entrevistar o elenco da peça com o intuito de saber suas opiniões sobre o tema de porte/posse de armas e assim como saber suas opiniões de correlações direta e indireta a respeito do porte/posse de armas pode ter ou não influencia.ao fim todos os entrevistados deram respostas satisfatória a respeito do tema assim como mostraram ter grande conhecimentos das consequências seja por influencias ou não da participação do espetáculo ao qual trata esse tema como subtema.