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Navegando por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da qualidade de calçadas no entorno da Avenida Brás de Aguiar em Belém/PA sob o método IQC
    (2019-11-29) FARIAS, Matheus Kaique Ferreira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A lei brasileira 12.587/12, juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro, assegura o pedestre como prioridade nos meios urbanos, uma vez que priorizam as viagens por transporte não motorizado. Desta forma, a qualidade das calçadas deveria ser uma temática essencial ao se discutir planejamento urbano. Entretanto, o poder público nitidamente não garante que esta realidade seja concretizada, visto que, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, os espaços destinados à circulação de pedestres apresentam configurações insatisfatórias. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de serviço das calçadas da Avenida Comandante Brás de Aguiar e de suas transversais, no perímetro entre as avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt, região localizada no bairro de Nazaré, em Belém/PA. Para tanto, foi utilizado no presente trabalho o método IQC – Índice de Qualidade das calçadas, desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001). Este método é realizado através de uma análise técnica in loco de cinco indicadores de qualidade, atrelada a uma avaliação da percepção dos pedestres. Foram investigados 34 trechos de calçadas e 70 transeuntes foram entrevistados. Através desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos trechos estudados apresentavam resultados satisfatórios – 91% deles obtiveram desempenho ótimo ou bom, enquanto que 9% obtiveram desempenho regular. Apenas 3 trechos enquadraram-se no nível de serviço B, 28 no nível C e os 3 restantes no nível D; nenhum trecho enquadrou-se nos níveis de serviço A, E e F. Os melhores trechos de calçada encontravam-se no entorno do cruzamento da Avenida Brás de Aguiar com a Dr. Moraes, enquanto que os piores estavam na Avenida Rui Barbosa e na Avenida Generalíssimo Deodoro. Além disso, foi constatado que largura efetiva era o índice de qualidade que mais preocupava os usuários. Tendo em vista o número reduzido de entrevistados e a subjetividade da avaliação técnica, foram feitas análises adicionais, (i) comparando o presente estudo com outro feito no centro comercial, (ii) avaliando diferentes cenários com diferentes pesos e (iii) realizando uma análise de sensibilidade dos indicadores de qualidade. Através destas análises constatou-se a robustez do método, uma vez que ele explicitou a superioridade da qualidade das calçadas da Brás, ao serem comparadas às do comércio. Ademais, quando feitas as outras análises, pouca foi a variação expressiva dos resultados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém
    (2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensionamento do semáforo do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos em Tucuruí-PA à luz do novo manual de sinalização semafórica do Denatran
    (2017-01-11) COSTA, Glenda da Silva; SILVA, Jéssica Maysa Santos da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A cada ano, a frota de veículos vem aumentando nas cidades, causando impactos no trânsito e na qualidade de vida das pessoas. A função da Engenharia de Tráfego é minimizar esses impactos, promovendo o movimento cômodo, eficiente e seguro de pessoas e veículos na rede viária. É necessário, no entanto, que este aumento da frota seja acompanhado de estudos de tráfego e de investimentos na infraestrutura das vias. A Engenharia de Tráfego tem sua importância destacada no município de Tucuruí-PA, pois apesar de, num período de dez anos, a frota ter aumentado oito vezes mais que a população, todos os semáforos do município foram programados sem seguir quaisquer recomendações técnicas. Sabe-se que instalações indevidas ou dimensionamentos inadequados de semáforos prejudicam a fluidez do tráfego, promovem o descrédito à sinalização e, por consequência, tornam o trânsito inseguro. Por isso, buscou-se analisar a sinalização semafórica do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos, pois neste local se observa um elevado desrespeito aos semáforos. Esta análise foi feita comparando-se o dimensionamento atual com o dimensionamento realizado seguindo as recomendações do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume V – Sinalização Semafórica. Para a realização deste último foi necessária a determinação do fluxo de saturação, um dos principais parâmetros no dimensionamento de sinalizações luminosas. Tal determinação foi feita de duas formas: por meio do método de estimativa e por meio do método de medição in loco. O segundo método, especialmente devido à consideração das motocicletas durante a coleta de dados, não dispunha de dados suficientes para o alcance de resultados consistentes e satisfatórios. Foi, portanto, utilizado o dimensionamento realizado com o primeiro método na comparação com o dimensionamento atual. Constatou-se que a programação semafórica existente não está adequada às condições de tráfego do cruzamento: todas as aproximações dispõem do mesmo tempo de luz verde e do mesmo tempo de luz vermelha, apesar de apresentarem fluxos de tráfego diferentes. O novo dimensionamento apresentou resultados que se mostram de acordo com as condições de tráfego do cruzamento: diminui-se o tempo de ciclo, o tempo de luz verde das aproximações de menor fluxo, nas quais se observa grande ocorrência de verde ocioso, e o tempo de luz vermelha das três aproximações, o que poderá evitar esperas excessivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da estrutura semafórica da Avenida Pedro Miranda em comparação com a legislação vigente
    (2019-11-29) CUNHA, Luis Henrique Silva da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    A cidade de Belém tem apresentado um aumento da frota de veículos automotores nos últimos anos, saltando de 192.001 veículos em 2006 para 451.776 veículos em 2018, e uma das consequências é o aumento no registro dos números de acidentes em determinadas vias. Dentre as vias que registram esses números acentuados está a avenida Pedro Miranda, que recebeu nos últimos anos a instalação de semáforos com o intuito de racionalizar o trânsito, elevando a segurança, comodidade e fluidez. Apesar disso, a avenida obteve o maior índice de gravidade nos acidentes de trânsito de Belém, de acordo com os dados do CIOP/PA. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo estudar a estrutura semafórica de toda a avenida, verificando se ela estava ou não de acordo com os critérios definidos pela legislação de trânsito, e com isso verificar se há relação da estrutura semafórica da avenida com o número de acidentes e seu grau de severidade. Como método desse trabalho foi feita a enumeração de todos os cruzamentos semaforizados e seus respectivos grupos focais, identificados uma um, e após isso foi elaborada uma lista de checagem acerca da presença e regularidades dos elementos semafóricos instalados. Os resultados obtidos através da coleta desses dados foram agrupados e mostraram que todos os grupos focais possuem irregularidades quanto à sua estrutura e seu posicionamento na via, estando em desacordo com a legislação vigente. A ausência de grupos focais secundários de aproximação (70,73%), elementos estruturais como anteparos (51,22%) e distâncias irregulares para sinalização horizontal como linha de retenção (46,34% para grupos focais principais e 97,56% para secundários) configuram as irregularidades mais frequentes que, muito provavelmente, tem relação direta com as causas dos acidentes que ocorrem na avenida. O cruzamento semafórico mais crítico encontrado foi o cruzamento CS-08 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá), que possui dois dos grupos focais com mais irregularidades GF-31 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa lateral sentido Centro Bairro) e GF-33 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa central sentido Centro Bairro). O cruzamento com menor quantidade de problemas foi o CS-01 (Av. Pedro Miranda com Av. Doutor Freitas), cujos grupos focais possuem entre 56% e 64% de estruturas corretamente instaladas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Heurística de economias: um estudo de caso na empresa atox como estratégia de logística de roteirização
    (2018-07-05) GONÇALVES, Altobele Campos; ANGELIM, Elaine Cristina de Souza; http://lattes.cnpq.br/8865671414276760
    Neste trabalho, foi proposto como estratégia de logística de roteirização o método heurística de economias de Clarke e Wright, aplicado, como estudo de caso, para analisar a cartela de clientes da Empresa Atox, situada em Belém-Pará. Uma Empresa prestadora de serviços voltados para a dedetização e higienização dos espaços onde os clientes buscam os processos. A pesquisa foi caracterizada como sendo de natureza quantitativa e qualitativa, objetivando um estudo de roteirização dos logradouros dos clientes da Empresa para que, a equipe atenuasse as perdas desde a saída até o local onde os serviços são prestados. Assim, melhorar a eficiência dessa locomoção aos devidos fins, propiciando um aperfeiçoamento no momento da entrega, evitando desperdícios de combustíveis e de tempo, garantindo a entrega dos serviços com maior credibilidade a esses clientes solicitados. O método de Clarke e Wright comprovou que as rotas traçadas pelas equipes eram projetadas de forma empírica, portanto, não levando em consideração os fatores do dia-a-dia que acarretavam em perdas, tanto de tempo quanto de custo. Através do método, ficou visível que houve um ganho no tempo e no custo de saída e chegada das equipes aos locais dos serviços diários, uma economia em torno de 62 % com combustível baseado no método de Clarke e Wright.
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