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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alterações no transporte hidroviário em tempos de pandemia na travessia Belém-Marajó(2023-12-18) FIEDLER, Luan Carlos Paiva; TOBIAS, Maisa Sales Gama; http://lattes.cnpq.br/9635266655242384; https://orcid.org/0000-0002-0888-0685A pandemia afetou diretamente o transporte hidroviário, com interrupções nas operações, redução de lotação nas viagens e alterações na demanda, exigindo a reorganização do serviço. Assim, este estudo contribuiu para a identificação das alterações no transporte hidroviário, tendo como caso a ligação Belém – Porto do Camará, na Ilha do Marajó. Os dados foram obtidos de uma pesquisa de campo embarcada e no Terminal Hidroviário de Belém, envolvendo os períodos: antes, durante e depois da COVID 19. Dentre os resultados, observou-se alterações do comportamento e percepção de qualidade por parte dos usuários, o que evidenciam a necessidade de investimento no setor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada(2022-06-24) LIMA, Luan Patrick Reis; ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Atualmente há uma necessidade de substituir os métodos empirícos de dimensionamento de pavimentos por novos métodos que utilizam conceitos da mecânica (empírico-mecanísticos), assim como ocorre na transição do método vigente brasileiro para o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa requer muitos parâmetros de entrada que são obtidos através de ensaios pouco acessíveis, e por isso acabam sendo estimados por meio de correlações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise de sensibilidade da porcentagem de Área Trincada Estimada (TRI) e do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em dois pavimentos flexíveis, calculados pelo MeDiNa. Para tanto, foram utilizados dados do Projeto de Duplicação da BR-316 a partir dos quais, mediante correlações empíricas, foram estimados os parâmetros de entrada do cenário de referência tais como: Módulo de Resiliência (MR), Coeficiente de Poisson (μ), Coeficientes de Regressão de deformação permanente (Ψi) e fadiga (K1). Posteriormente estes parâmetros de entrada foram variados, individualmente, em ± 25% e analisados os resultados de ATR e TRI em dois pavimentos de tráfegos diferentes, ambos sobre o mesmo subleito. Para as estruturas estudadas, a técnica de análise de sensibilidade detectou forte susceptibilidade do ATR às variações de coeficiente de regressão Ψ2 e coeficiente de Poisson no subleito e especialmente na base onde geraram respectivamente aumentos de 41,0% e 18,1%, além de indicar que a TRI é muito afetada pela espessura da camada e módulo de resiliência do revestimento, onde registraram respectivamente aumentos de 29,6% e 17,7%. Portanto recomenda-se a realização prioritária desses ensaios, em detrimento dos demais, cujos parâmetros poderiam ser obtidos por correlações, no presente cenário de restrição de ensaios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analise de tráfego de duas interseções da cidade de Belém usando simulação(2024-01-03) DIAS, Ranieri Araújo Farias; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da infraestrutura cicloviária implantada em 2021 e 2022 em Belém-PA(2023-06-22) ALFAIA, Bruno Moraes de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Devido a importância da Infraestrutura Cicloviária para as cidades, houve grandes avanços na Política Nacional de Mobilidade Urbana, dando prioridade ao transporte não motorizado sobre o motorizado. No entanto, embora na Região Metropolitana de Belém tenham ocorrido implantações de ciclofaixas entre os anos de 2021 e 2022, não basta simplesmente criar novas estruturas cicloviárias, precisa-se garantir que elas atendam aos vários aspectos técnicos e legais, afim de atender o dia-a-dia das cidades. Por conseguinte, o objetivo do trabalho consiste em analisar onze ciclofaixas implantadas em Belém-PA, nos anos de 2021 e 2022, quanto ao projeto geométrico, pavimentação e sinalização, identificar os pontos críticos e propor soluções para mitiga-los. Dessa forma, foram feitas pesquisas in loco, através de levantamentos dos dados das ciclofaixas implantadas, tais como, largura das faixas de rodagem e das ciclofaixas, elementos separadores entre as faixas, tipos de sinalização, principais problemas e pontos críticos encontrados em cada trecho das ciclofaixas. Os principais resultados encontrados foram: Em uma análise de 13,6 km de ciclofaixa foram constatados 112 problemas. Das 11 ciclofaixas estudadas, 10 apresentaram irregularidade de projeto geométrico, 9 exibiram irregularidades de pavimentação asfáltica e 8 ciclofaixas tiveram irregularidades de sinalização. A ciclofaixa que mais se aproxima dos padrões do Manual de Planejamento Cicloviário 2001 (GEIPOT), é a do Portal da Amazônia e a ciclofaixa que apresenta mais desconformidades é a da Avenida 16 de Novembro em Mosqueiro. Por fim, constatou-se que apesar de a malha cicloviária ter aumentado, ainda há vários problemas a serem solucionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de ciclovias e ciclofaixas de Belém e Ananindeua utilizando os métodos AHP e IGGVC(2022-12-19) FERREIRA, Victor Henrique; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659O objetivo da pesquisa é avaliar de forma multicritério e com dados tratados pela metodologia AHP a determinação da qualidade de alguns pavimentos rígidos e flexíveis das cidades de Belém e Ananindeua por meio dos limites de IGGVC. E para isso, foram escolhidas ciclovias e ciclofaixas da Avenida Augusto Montenegro, Avenida Marquês de Herval e Avenida Doutor Freitas em Belém, já em Ananindeua arterial 5-B, Travessa sn – 24, Avenida Dom Vicente Zinco e Travessa sn - 03. Todas essas Avenidas, arterial e travessas tiveram um levantamento in loco por meio do catálogo de patologias de Balbo, que compreende defeitos comuns a pavimentos asfálticos e de concreto, defeitos de pavimentos asfálticos e defeitos de pavimentos de concreto. Com esse levantamento in loco, uma ficha do inventário geral de defeitos para cada tipo de pavimento foi realizada. Em seguida, uma nova ficha para o pavimento rígido e flexível foi realizada, a ficha do inventário dos cinco defeitos que mais ocorrem em cada pavimento. Após a definição dessas cinco patologias por meio das fichas para cada tipo de pavimento, iniciou-se a construção do questionário de percepção comparada AHP, que consistiu em hierarquizar manifestações patológicas que tiveram suas respostas de forma verbal e qualitativa ordinal, para que com o auxílio da tabela de Saaty, essas respostas verbais e qualitativas serem convertidas para respostas quantitativas discretas e contínuas, o que possibilitou o cálculo do fator de ponderação (FP), que é essencial para a determinação da qualidade das ciclovias e ciclofaixas pelo IGGVC. A partir do cálculo do IGGVC pôde-se observar que tivemos dois pavimentos de qualidade regular, um pavimento de qualidade boa e um de qualidade ótimaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A bicicleta como instrumento propulsor de mobilidade urbana. Estudo de caso: bairro da Marambaia, em Belém/PA(2021-06-14) PEREIRA, Elisangela Cristina da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Cicloviário é um modo de transporte ativo, portanto priorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porém, pouco se observa essa realidade na cidade de Belém- PA. Por esse motivo, esse trabalho estuda o bairro da Marambaia para propor o melhor tipo de infraestrutura cicloviária que atenda às demandas locais. Para tanto, foram avaliadas espacialmente as concentrações de população e de polos atrativos de tráfego e realizadas contagens de veículos nas vias consideradas promissoras para receber tal infraestrutura. Observou-se que a região central do bairro, entre os arredores das avenidas Tavares Bastos e Rodolfo Chermont concentra as atividades comerciais, enquanto que vias como a Rua da Mata, Rua da Marinha e Avenida Dalva interligam as zonas de maiores concentrações populacionais à região central do bairro. A Av. Tavares Bastos registrou um fluxo de 1041 ucp/hora pico e 192 bicicletas e a Av. Rodolfo Chermont, 1115 ucp/hora pico e 183 bicicletas. Já a Av. Dalva, comportou tráfego de 549 ucp/hora pico e 127 bicicletas, a Rua da Marinha 858 ucp/hora pico e 94 bicicletas e a Rua da Mata, 813 ucp/hora pico e 89. Com base nessas contagens, e considerando que a velocidade máxima permitida nas vias é de 40 km/h, foram propostas ciclofaixas para a Rua da Mata e para as avenidas Dalva, Rodolfo Chermont e Tavares Bastos, sendo que para essas duas últimas foi prevista sinalização para indicar o compartilhamento com ônibus, nos pontos de parada desses. A ciclofaixa da Rua da Marinha foi inviabilizada em virtude da falta de disponibilidade de espaço na via. Por fim, a implementação dessas ciclofaixas representa um grande ganho de mobilidade e qualidade de tráfego no bairro, além de maior segurança e comodidade àqueles que escolhem a bicicleta como modo de transporte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém(2023-12-19) MATOS, Ana Carolina de Almeida; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Com o passar dos anos, a crescente priorização dos modos de transportes motorizados pela sociedade, como principal meio de deslocamento, acarretou consequências negativas para o meio ambiente e desafios significativos para a locomoção. Esse fenômeno impulsionou a relevância da discussão sobre a sustentabilidade das cidades modernas.. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar as condições de mobilidade urbana sustentável no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário – IMSCamp, desenvolvido por Oliveira (2015), com enfoque no domínio de “infraestrutura”. Para isso, foram analisadas as características do campus relacionadas aos modos de deslocamento motorizados e não motorizados, bem como às questões de acessibilidade, através de questionários aplicados aos usuários do campus e a engenheiros especializados em transportes, além da realização de coleta de dados em campo, adotando-se a metodologia proposta por Oliveira (2015). O resultado do índice foi de 0,462 para o campus, em uma escala de 0, considerado muito ruim, a 1, considerado muito bom. Sendo, então, um resultado considerado insatisfatório. No entanto, em um ranking comparativo entre 04 campi universitários que empregaram o mesmo método, embora o resultado do índice tenha sido baixo, o campus de Belém posicionou-se em 2° lugar, dentre os 04 avaliados. Ressalta-se que o principal desafio identificado para o Campus Belém foi o indicador de “Infraestrutura de acesso ao Campus”, que apresentou o menor desempenho dentre os analisados. Já o indicador “Qualidade das vias no Campus” representou a maior satisfação pelos usuários. Estes resultados indicam a necessidade de ações direcionadas para aprimorar as condições de mobilidade sustentável tanto no âmbito macro, referente à cidade de Belém, como no entorno de grandes Polos Geradores de Viagem, como o Campus Belém da UFPA, podendo-se utilizar dos resultados isolados de cada indicador desse estudo para orientar estratégias de intervenção para melhorias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização técnica dos agregados brita 0, pó de pedra e areia para fins de uso em concreto asfaltico: estudo de caso: obras BRT metropolitano de Belém(2023-11-17) PENICHE, Kim Farias; PINHEIRO, Rafael augusto de Lima; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A caracterização tecnológica de agregados é fundamental para obras de pavimentação, pois ela mensura as propriedades e ajuda a prever o comportamento dos agregados na mistura asfáltica, quando em serviço. Entretanto, nem sempre é possível fazer essa caracterização em todas as obras, uma vez que as grandes distâncias, ausência de zoneamento ambiental, precárias condições de acesso e infraestrutura indisponível, limitam o processo de extração e direcionamento do agregado para o consumo. Com isso, estudos de caracterização tecnológica devem ser feitos com a finalidade de se utilizar agregados minerais mais próximas dos centros de consumo das obras. Portanto, o objetivo desse trabalho é caracterizar os agregados: brita 0, pó de pedra e areia natural utilizados para compor o concreto asfáltico do pavimento flexível da obra do BRT da Região Metropolitana de Belém na rodovia BR-316, conforme especificações indicadas por normas do DNIT. Para tanto, foram utilizados os ensaios de análise granulométrica, índice de forma, abrasão Los Angeles e massa específica de agregados graúdo e miúdo. Os principais resultados foram: abrasão “Los Angeles” = 34,11 %; índice de forma = 2,165; massa especifica dos agregados: brita 0 = 2,658 g/cm3, areia natural = 2,625 g/ cm3 e pó de pedra = 2,638 g/cm3; análise granulométrica: brita 0 possui graduação aberta com distribuição granulométrica contínua, areia natural tem graduação densa, com distribuição granulométrica contínua e pó de pedra apresenta graduação densa similar a areia natural. A melhor proporção de agregados, segundo o método das tentativas, para atingir a “faixa C” do DNIT foi de 60 % de brita 0, 25 % de pó de pedra e 15 % de areia natural, com massa específica da mistura de agregados = 2,648 g/cm³. Portanto, conclui-se que os agregados atendem às especificações do DNIT para a “faixa C” do concreto asfáltico (CA).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descoberta de conhecimento em banco de dados da Polícia Rodoviária Federal nos acidentes da BR-316 no Estado do Pará utilizando a ferramenta Weka(2019-01-10) PINHEIRO, Adriana Medeiros; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116Um dos grandes desafios da era da informação é transformar informações em conhecimento. Neste contexto, houve um progresso impressionante em mineração de dados e aprendizado de máquina nos últimos anos. A aprendizagem de máquina, síntese de estatísticas, teoria da informação e computação criou uma ciência sólida, com uma base matemática firme e com ferramentas muito poderosas buscando solucionar este desafio. Diante disso, a mineração de dados surge como extração de informações implícitas, anteriormente desconhecidas e potencialmente úteis. O presente trabalho teve como objetivo principal usar o banco de dados do Departamento de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal e construir associações de acidentes de trânsito buscando regularidades ou padrões, usando o software livre Weka. Foi usado dados de acidentes da BR-316 no estado do Pará entre Janeiro de 2007 a Setembro de 2018. A descoberta de conhecimento se deu por meio de regras de associações geradas pelo software livre Weka através do algoritmo Apriori. Por meio de resultados estatísticos do programa gerou-se gráficos que mostram fatores que mais contribuíram para os acidentes de trânsito na rodovia BR-316 na última década. Os resultados apontam que nos quilômetros iniciais da rodovia capitão Pedro Teixeira (BR-316) no Pará e mais precisamente nos quilômetros 0 e 8, em pleno dia, e nos municípios Ananindeua, Marituba e Castanhal há um alto índice de acidentes de trânsito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de viabilidade de implantação de travessia de pedestres em diagonal. Estudo de caso: cruzamento da Av. Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes em Belém-PA(2021-06-16) ALMEIDA, Marivana Figueredo de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012, estabelece como uma de suas diretrizes a prioridade do transporte não motorizado sobre o transporte motorizado. Acontece que essa prioridade nem sempre é observada no dia-a-dia das cidades brasileiras. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é investigar a viabilidade da implantação de uma travessia de pedestres em X no cruzamento da Av. Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes, no centro de Belém, medida que favoreceria a segurança e fluidez do tráfego de transeuntes no local. Para tanto, foram realizadas contagens dos fluxos de pedestres e de veículos no cruzamento, além da medição das dimensões das vias. O dimensionamento da programação semafórica foi feito segundo as recomendações do Manual do DENATRAN e a sinalização da travessia em X norteou-se nas preconizações da CET-SP. Os principais resultados foram: Constatação de que o semáforo atual não foi dimensionado segundo o Manual do DENATRAN, pois não apresenta o vermelho geral. Fluxo elevado de pessoas, da ordem de cerca de 800 pedestre/hora em uma travessia, que justifica implantação de semáforo de pedestres. Aumento no tempo de ciclo, passando de 105 s para 116 s, aumento de 7% no tempo permitido aos pedestres, redução de 20,35% nos tempos de verde da P. Vargas e de 3% para a C. Gomes. Para o cenário 1 analisado, verificou-se que a redução das faixas de travessia tem um impacto pequeno no tempo perdido para travessia de pedestre e para o cenário 2, foi feito uma programação que prioriza a o pedestre e que é realizável, com 21,9% de redução no tempo de verde para a Presidente Vargas e 4,8% de redução no tempo de verde para a Carlos Gomes. Por fim, recomenda-se a implantação da travessia em X na confluência da Presidente Vargas x Carlos Gomes, devidamente amparada em ações de educação para o trânsito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos das gratuidades na tarifa do sistema de transporte público de Belém - PA(2024-11-25) MELLO, Matheus Viana; SOUZA JUNIOR, Kleber Nogueira de; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ocasionados pelas gratuidades na tarifa do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belém - RMB. Para isso foi aplicado o método dedutivo com relação à abordagem, e a pesquisa teve característica quantitativa e qualitativa. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento de dados e as planilhas tarifárias mais utilizadas no país são as desenvolvidas pelo GEIPOT e pela ANTP. No estudo foi considerado o banco de dados da última planilha tarifária utilizada para o cálculo da tarifa do sistema de transporte público de Belém, homologada em março de 2022, e na RMB é utilizada a planilha do GEIPOT. A metodologia consiste em realizar simulações considerando cenários de gratuidades. O sistema de transporte público de Belém é todo remunerado pela tarifa e as gratuidades sobrecarregam o passageiro pagante. A estrutura tem por base de financiamento a tarifa e os usuários pagantes costumam arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes, ou seja, apesar de ser um direito, conclui -se que as gratuidades tem um impacto forte na tarifa e para sustentabilidade do sistema é necessário outras fontes de financiamento ao sistema além da tarifa, parcela dos custos precisa ser subsidiado, uma realidade em várias cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Medidas de engenharia de tráfego para melhorar o acesso ao portão 1 do Campus Universitários do Guamá(2024-11-04) AMORAS JUNIOR, Antonio Carlos Monteiro; MATOS, Matheus Pamplona de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Engenharia de Tráfego é essencial para qualquer cidade que almeja manter uma boa fluidez de tráfego em suas vias de acesso, pois seu foco está em planejar, organizar e gerenciar o fluxo de veículos e pedestres de forma segura e eficiente. No entanto, existem muitos problemas a serem resolvidos na cidade de Belém, a exemplo o acesso ao Portão 1 do Campus Universitário do Guamá. Portanto, o objetivo geral do estudo é propor medidas de Engenharia de Tráfego para melhorar a fluidez e a segurança na confluência da Avenida Bernardo Sayão com a Rua Augusto Corrêa, por meio da separação física entre os sentidos de tráfego e da instalação de um dispositivo de retorno, como uma rotatória, na Rua Augusto Corrêa. Essa proposta busca reduzir os pontos de conflito viário, garantir a implementação de sinalizações adequadas e além disso, o estudo considera o impacto dos Polos Geradores de Tráfego (PGTs) no local, visto que essas áreas aumentam o volume de veículos e influenciam a segurança e a qualidade do tráfego no entorno. Para isso foram utilizados os métodos de contagem de tráfego; classificação dos veículos através de registro de imagens e avaliação da geometria de intervenção. Essa etapa aconteceu nos três principais horários de pico de um dia normal de atividades acadêmicas na UFPA, durante uma hora em cada período. Os dados indicaram que a separação física e a rotatória proposta reduziriam os pontos de conflito, além da geometria viária acomodando os veículos críticos. A análise evidenciou que essas intervenções atenderiam às demandas de segurança e melhorariam a mobilidade, beneficiando a segurança de pedestres e motoristas. Conclui-se que as intervenções sugeridas são eficazes e potencialmente vantajosas para a organização e segurança do tráfego na área estudada, demonstrando que as propostas contribuem para uma gestão viária mais eficiente e segura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Melhorias na mobilidade fluvial entre Belém e a Ilha do Combu : uma alternativa para moradores e turistas(2023-12-20) LOPES, Mateus Chaves de Sousa Filizzola; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108A Ilha do Combu é um importante destino turístico e lar de comunidades ribeirinhas. Atualmente, a mobilidade dentro da ilha e entre a ilha e a cidade de Belém (PA) é um desafio, o que compromete o desenvolvimento dessa região e o acesso dos moradores locais da ilha aos benefícios que a zona urbana de Belém pode proporciona-lhes. Destarte, este estudo buscou propor rotas fluviais que permitissem a mobilidade de moradores e turistas, onde para alcançar tal objetivo, fora preciso caracterizar as microrregiões da Ilha, bem como quantificar essa população, para que assim determinasse os melhores pontos de embarque dentro da Ilha. Também se levantou a demanda de turistas e moradores em relação a horários e número de viagens, corroborando na sugestão para a rota turística. A pesquisa é de natureza aplicada, possuindo abordagem quantitativa, onde foram realizados os procedimentos de: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os achados apontaram para a criação de uma rota turística, onde serão atendidas as Microáreas Igarapé Combu (M1), Furo do Paciência e Piriquitaquara (M2) e Furo São Benedito (M3), apresentando um total 1.589 moradores. Para a mobilidade turística, embarcações realizarão uma quantidade mínima de dez (10) viagens por dia. Cinco (05) viagens deverão acontecer no sentido THRB – Combu e cinco (05) viagens no sentido Combu – THRB. Além disso, o horário de operação das linhas deve iniciar às 9 horas e finalizar às 20 horas, de acordo com o funcionamento do terminal. Aponta se para futuras pesquisas de demanda aonde os dados possam ser categorizados entre moradores e turistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Micromobilidade em Belém: análise sobre sobre o projeto de bicicletas compartilhadas “Bike Belém”(2021-10-06) CRUZ, Lynnie Ferraz; OLIVEIRA, William Souza de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Micromobilidade refere-se a viagens curtas utilizando veículos leves, sendo eles elétricos ou não. Em Belém o relevo plano favorece a utilização do transporte cicloviário, porém o antigo sistema de bicicletas compartilhadas (micromobilidade) existente na cidade, Bike Belém, foi descontinuado em 2020. Investigar as razões desse insucesso e propor melhorias e modificações para que um novo sistema de bicicletas compartilhadas logre êxito constituem o objetivo deste trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas com prepostos envolvidos na implantação do Bike Belém e aplicou-se um questionário on-line para aferir as opiniões da população quanto a essa temática. Por fim, a partir dos dados obtidos com as entrevistas e com o questionário foram feitas recomendações - à luz do Guia Micromobilidade Urbana da Agência GIZ - para uma eventual implantação de um novo sistema de bicicletas compartilhadas em Belém. Os principais resultados obtidos por meio das entrevistas foram ter conhecimento de que o projeto original foi criado propositalmente para atender apenas o centro histórico e turístico da cidade, que o projeto não sofreu adaptações para se adequar a cidade e que os índices utilizados para determinar o sucesso do projeto se davam pela quantidade de usuários cadastrados e viagens realizadas. Os principais resultados obtidos por meio do questionário foram ter conhecimento que 28% dos respondentes não residem ou trabalham/estudam no centro da cidade, que 56% possui baixa renda, que 100% utilizava as bicicletas para fins recreativos e que a maioria não era assídua na frequência de utilização das bicicletas. Concluiu-se que as principais razões para a diminuição das viagens realizadas no Bike Belém foram a baixa qualidade da estrutura cicloviária de Belém, a falta de incentivo ao uso das bicicletas do projeto e a pouca manutenção realizada nos equipamentos, que culminou com a retirada de patrocínio da iniciativa. Tem-se então que as principais medidas a serem adotadas em um novo sistema de bicicletas compartilhadas seriam envolver a gestão municipal para realizar melhorias na estrutura cicloviária de Belém e adotar um papel fiscalizador do projeto, cobrar da empresa operadora um plano de manutenção atualizado dos equipamentos e trabalhar na promoção ao uso (por meio de campanhas, tarifas atrativas e aumento do tempo de utilização da bicicleta) e educar/estimular a população sobre a importância da assiduidade para manter a iniciativa financeiramente viável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá(2021-02-25) HAGE, João Pedro de Andrade; DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513É crescente a valorização do transporte cicloviário para a promoção de boa mobilidade urbana, sendo incentivado como forma de reduzir o número de veículos motorizados, principalmente os individuais. Para isso, as estruturas cicloviárias tem sido projetadas como forma de organizar a via e proporcionar segurança ao ciclista. No entanto, em Belém observa-se carência de infraestrutura cicloviária em diversos bairros e que a maior parte das ciclovias e das ciclofaixas estão presentes apenas em grandes vias da cidade, causando uma ausência de ligação com bairros periféricos. Por isso, o trabalho pretende propor um projeto de ciclofaixas para as principais vias do Guamá, bairro que encontra-se na situação de isolamento das cicloestruturas existentes e que possui um grande fluxo de ciclistas. Para tanto, foram levantados dados das larguras das vias do bairro e da dinâmica do bairro, como pontos geradores de tráfego e possíveis interferências, como forma de estudar a inserção da ciclofaixa no local. O trabalho encontrou como as vias mais viáveis para a implementação da ciclofaixa a Av. José Bonifácio, no lado direito da via, sentido do bairro do Guamá, e a R. Barão de Igarapé Miri, no lado esquerdo da via, sentido UFPA, através da supressão da faixa de estacionamento e estreitamento das faixas de tráfego para atender larguras recomendadas para ciclofaixas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de melhorias no sistema de informações do transporte público urbano de Tucuruí-PA(2018-01-25) FREITAS, Darlen Leão de; VITALINO, Matheus Rimê Feitosa; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769A cidade de Tucuruí passa pela problemática da falta de um Sistema de Informações (SI) eficiente há anos, o que nos últimos tempos tem trazido grande incômodo para os usuários. Diante da realidade enfrentada pelos usuários do Transporte Público Urbano (TPU) do município, este estudo elaborou um novo SI que disponibiliza aos passageiros todos os informes pertinentes ao deslocamento por meio do ônibus nos próprios pontos de paradas, com dados de itinerário das linhas que atendem aquele Ponto de Ônibus, através de placas e painéis. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de informações o estudo do TPU de Tucuruí por meio da aplicação de questionários com os usuários do serviço e entrevistas com os colaboradores da Viação Tucuruí, então analisou-se o material coletado e constatou-se a necessidade da elaboração de um SI. Assim, visando suprir a lacuna do atual modo de transmissão de informes, arquitetou-se um projeto para os pontos de ônibus com placas informativas eficientes e de baixo custo. Portanto, por meio desta pesquisa, foi possível enxergar sob a visão do usuário as necessidades mais urgentes a serem atendidas para a melhoria do modal em questão, sendo a implantação do novo SI, um aprimoramento fundamental para qualidade da mobilidade urbana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução na oferta de transporte público em função da pandemia de COVID-19. Estudo de Caso: linhas que operam no terminal da UFPA(2021-09-29) OTA, Vitor Hiroshi Barros; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social aplicadas ao longo desse período, o setor de transporte público coletivo (TPC) vem enfrentando um momento difícil. À medida que o deslocamento diário da população foi reduzido, o TPC teve uma abrupta redução na demanda de usuários pagantes, o que desequilibrou as receitas do sistema e fez com que as operadoras reduzissem também a oferta, a fim de encontrar o equilíbrio pela redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo identificar o percentual de redução na oferta de viagens das linhas que atendem à Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, foram registrados em campo o número de viagens reais das linhas que partiam ou passavam pelos terminais de TPC da UFPA e posteriormente essa contagem foi confrontada com o número de viagens programadas para as linhas, segundo informações do aplicativo de mobilidade Moovit. A pesquisa detectou uma redução média de 39,4% na quantidade de viagens ofertadas, sendo que em três linhas (320 / 312 / 999) foram registradas reduções de mais de 70% na oferta de viagens. Dentre os dias da semana analisados, os domingos e feriados foram os que tiveram maior redução (51,6%) na oferta. O turno da tarde apresentou maior redução de viagens (44,0%) do que o turno da manhã (29,5%). Dentre os 3 meses analisados, julho apresentou a maior redução (42,9%). O trabalho registrou também uma correlação positiva moderada entre a extensão da linha e a redução de oferta, indicando que em linhas mais longas, há tendência de maior redução na oferta. Apesar dessas reduções expressivas, foi verificado um aumento gradativo na oferta entre julho e setembro, acompanhando o avanço da vacinação e redução no número de casos e internações na cidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O transporte hidroviário urbano de passageiros em Belém e os fatores relevantes para sua implementação(2022-07-14) MONTEIRO, Kallyfer Natan Torrinha; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A integração entre os modais de transporte hidroviário e rodoviário é uma importante característica das cidades que possuem grande potencial hídrico, devido a capacidade de aumentar a fluidez no trânsito e diminuir o tempo de viagem. No estado do Pará, apesar de possuir uma vasta bacia hidrográfica, o transporte hidroviário é pouco utilizado e não possui integração dos bairros periféricos com o centro econômico da capital. Este estudo investiga como os projetos propostos de integração entre o Distrito de Icoaraci e o centro de Belém não lograram êxito no passado e quais fatores são relevantes para que o usuário utilize o modo hidroviário em detrimento ao modo rodoviário, a partir de uma pesquisa realizada ao público alvo sobre o modal hidroviário. Os dados obtidos no estudo concluem que os usuários utilizariam o transporte hidroviário caso houvesse integração com diferentes modais para os seus destinos nos demais bairros da capital.