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Navegando por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do desempenho térmico das residências construídas em paredes de concreto: um estudo de caso do conjunto habitacional Vivacidade-Tucuruí-PA
    (2015-12-15) SANTOS, Marlon Braga dos; SOUZA, Vanessa da Conceição de; GOUVEIA, Fernanda Pereira; http://lattes.cnpq.br/1772072130947378
    O presente trabalho busca avaliar o desempenho térmico das edificações construídas com paredes de concreto armado moldadas in loco no Conjunto Habitacional Vivacidade – CHV, em Tucuruí – PA, com o intuito de verificar a conformidade com as normas de desempenho vigentes em território nacional. Além disso, procedeu-se uma análise comparativa entre o sistema de vedação empregado no estudo de caso e o sistema convencional típico da região (alvenaria com blocos cerâmicos), a fim de fornecer subsídios para a escolha de soluções construtivas em futuros projetos no município. A metodologia adotada consistiu na execução dos três métodos de avaliação de desempenho térmico recomendados pela NBR 15575:2013: simplificado, com a análise das propriedades térmicas dos materiais que compõem as paredes externas e a cobertura das habitações do CHV, comparando-as com as referências normativas; informativo, baseado na execução de medições de temperatura e umidade relativa do ar em uma unidade habitacional representativa, no período típico de verão; normativo, com realização de simulação computacional por meio do software EnergyPlus da habitação estudo de caso e outra com paredes de alvenaria. Com base nos métodos informativo e simplificado constatou-se que o comportamento térmico da unidade habitacional foi insatisfatório, uma vez que esta não se adequa ao critério de desempenho mínimo estabelecido pela NBR 15575:2013. A partir de uma análise minuciosa dos resultados auferidos na simulação computacional, observou-se que os valores da temperatura interna e externa são numericamente bastante próximos, o que implica em uma avaliação de desempenho satisfatória no limite especificado pelo critério normativo para os dois casos simulados. Ao final das análises pelos três métodos indicados pela norma de desempenho, pode-se inferir que o método a ser considerado como conclusivo é o normativo (realizado pela simulação computacional). Além disso, o sistema de vedação não exerceu grande influência sobre o comportamento térmico global da residência avaliada, sendo que as paredes de concreto proporcionaram desempenho térmico ligeiramente superior em relação ao sistema constituído por blocos cerâmicos para vedação. Logo, conclui-se que o sistema de vedação com paredes de concreto pode ser aplicado na região em estudo, contanto que adeque-se os projetos às condições climáticas locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise experimental de armadura interna para cisalhamento em vigas de concreto armado
    (2017) ABRANTES, Jedson Henryque Corrêa; SIQUEIRA, Leticia Gabrielle dos Santos; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345
    O aprimoramento das técnicas construtivas vem permitindo a praticidade na execução de estruturas aliada a segurança, o conforto e a durabilidade dos membros estruturais. Assim, com o intuito de prevenir rupturas repentinas e frágeis e manter a funcionalidade das estruturas, pesquisas no ramo da resistência ao cisalhamento vêm sendo desenvolvidas, investigando novas propostas de armaduras de cisalhamento com o objetivo de conciliar resistência, eficiência e durabilidade das estruturas. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar a análise do comportamento de armaduras internas de cisalhamento denominadas estribos W e armadura tipo conectores de aço em vigas de concreto armado, comparando-os com os resultados obtidos em relação aos estribos fechados convencionais. Para tanto, foram analisadas experimentalmente 5 vigas de concreto armado nas dimensões (500 x 210 x 2050) mm, sendo 1 viga de referências, sem armadura de cisalhamento, 1 viga com estribo fechado, 1 viga com conectores de aço e 2 vigas com estribos W, com e sem ganchos contra delaminação. O programa experimental apresenta como principais variáveis o tipo de armadura de cisalhamento e o tipo de ancoragem adotado, os quais podem ser externas e internas. São apresentados e discutidos os resultados de deslocamento vertical, deformações no concreto, armadura de flexão e armadura de cisalhamento, mapa de fissuração, carga de ruptura e modo de ruína das vigas. Os resultados obtidos mostram que a viga com estribo W, especificamente com ganchos, apresentou ganho de 36,54% de capacidade de carga em relação a viga de referência, e ainda considerável desempenho em rigidez quanto aos valores de deslocamento, deformações da armadura cisalhamento e do concreto. Todas as vigas apresentaram comportamentos similares quanto a deformação das armaduras de flexão, enquanto que o comportamento das peças foi distinto em relação as deformações obtidas no concreto, sendo que o comportamento mais rígido nesse aspecto foi observado pela viga com conectores de aço (S-3.5-0.16). Com relação as deformações da armadura de cisalhamento, o estribo W apresentou menores deformações, para o mesmo nível de carregamento, em relação as demais vigas e o estribo convencional apresentou maiores deformações, principalmente quando comparadas com as barras mais próximas ao ponto de aplicação de carga.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise experimental de pilares de concreto armado reforçados empregando diferentes técnicas de confinamento
    (2016) SILVA, Ana Paula Romeira; ABREU, Benilcia Gomes de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368
    A cada ano surgem novas técnicas empregadas para o reforço e recuperação de estruturas em concreto armado, especialmente as aplicadas para reforço de pilares, objetivando o confinamento e consequentemente o aumento da capacidade portante do mesmo. Em função deste contexto, esta pesquisa realizou uma análise experimental sobre as diferentes técnicas de reforços aplicadas em pilares de concreto armado. Com o objetivo de avaliar a eficiência do confinamento, efeito este que consiste na restrição da expansão lateral através do encamisamento de pilares, o comportamento da variação da seção transversal, a capacidade resistente, os modos de rupturas e as deformações. A série ensaiada consistiu em 10 pilares submetidos à compressão axial centrada. Foram moldados pilares com comprimento de 500 mm, empregando seções circulares e quadradas para cada uma das situações, respectivamente. Sendo assim, foram moldados dois pilares de referência com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm, dois reforçados com concreto armado tendo diâmetro de 220 mm e base de (220 x 220) mm, dois empregando argamassa armada com tela soldada e diâmetro de 200 mm e base de (190 x 190) mm, dois utilizando argamassa armada com tela de fibra de vidro, dimensões iguais ao de tela soldada e dois empregando um sistema composto por fibra de carbono com diâmetro de 150 mm e base (140 x 140) mm. Os resultados indicaram que os pilares de seção circular apresentaram um desempenho superior quando comparados aos de seção quadrada. Ao se analisar a eficiência dos reforços, os pilares de concreto armado, fibra de carbono e tela soldada, mostraram-se com aumento significativo da capacidade resistente. Os pilares com seção circular atingiram valores superiores a 170%, em relação aos pilares de referência, provavelmente pelo fato da reação de confinamento ser distribuída uniformemente, ao contrário dos pilares de seção quadrada, onde ocorre concentrações de tensões pelo efeito do arqueamento. Dentre os pilares com seção quadrada, o pilar reforçado com fibra de carbono mostrou-se mais eficiente, apresentando um ganho de resistência superior a 80% em relação ao pilar de referência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise experimental de vigas de concreto armado com diferentes tipos de armadura de cisalhamento
    (2017-01-19) SOUZA, Diego Ferreira de; SILVA, Romario Ribeiro da; TAPAJÓS, Luamim Sales; http://lattes.cnpq.br/4291245266120989; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368
    As vigas são elementos estruturais de grande importância para a transferência de esforços verticais, e são, geralmente, dimensionadas para o combate de esforços de flexão e cisalhamento. A fim de apresentarem melhor ductilidade, é necessário que as vigas apresentem resistência ao cisalhamento superior à resistência à flexão. Isso pode ser proporcionado pela adoção da armadura transversal, que auxilia o concreto na resistência aos efeitos cortantes. Logo, esta pesquisa objetiva verificar experimentalmente e comparar os reforços tipo estribo convencional, tipo W e stud, com a intenção de verificar a funcionalidade do estribo tipo W em relação aos outros tipos de reforço, por se tratar de uma armadura transversal interna o seu desempenho está diretamente associado à sua ancoragem. Para isso, foram ensaiadas vigas em concreto armado utilizando-se de estribo convencional, estribo proposto tipo W com e sem gancho, conectores de aço stud rail e uma viga de referência sem armadura transversal. Todas as vigas utilizaram taxa de armadura transversal equivalente a 0,24, com exceção das vigas com estribo tipo W, cujo valor equivale a 0,25. O programa experimental envolve confecção, instrumentação, concretagem e ensaios das vigas. Os principais resultados foram: (i) Para carregamentos superiores a 300kN, a viga com estribo convencional apresentou maior resistência que as demais, contudo, a viga com estribo W com gancho apresentou resistência aproximada; (ii) A viga W sem gancho não apresentou resultados satisfatórios quanto à flexão devido à necessidade de melhor ancoragem, logo a viga com estribo W com gancho se mostrou mais eficiente na transferência e resistência dos esforços. Por esse motivo, pode-se notar a possível aplicabilidade do estribo tipo W como alternativa ao uso de estribos convencionais armados em obra. Além disso, a análise mostrou que as armaduras internas podem apresentar ganho de produtividade na execução.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise normativa de ensaio de prova de carga estática e estudo de caso em ponte de concreto armado
    (2022-04-27) CAMARGO, Luis Faruk Entringer de; ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Maciel Arraes; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065
    Recentemente, houve alteração na malha rodoviária paraense, caracterizada pela substituição de pontes de madeira por pontes de concreto. Nesse contexto, provas de carga são definidas como um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura. Desse modo, este trabalho apresenta uma comparação entre normatizações brasileira (ABNT NBR 9607, 2019), Espanhola (Ministério de Fomento, 2009), Americana (ACI 318, 2019), Alemã (DAfStb, 2000) e Tcheca (CSN 73 6209, 1996), de ensaio de prova de carga estático, bem como a avaliação do ensaio de prova de carga estática realizado na ponte sobre o rio Jacaré. A comparação entre recomendações normativas foi realizada levando em consideração: motivações para realização de uma prova de carga; atividades realizadas pré-prova de carga; pontos de monitoração; intensidade e etapas de carregamento; e critérios de parada e aceitação. Esta comparação mostra que quanto às atividades realizadas antes da prova de carga, a norma brasileira apresenta tópicos mais detalhados que as demais recomendações, também tendo a maior quantidade de motivações para realização de uma prova de carga. Contudo, embora sejam mais detalhadas, estas não obrigam a aplicação de prova de carga em nenhuma de suas motivações, assim minimizando o uso dessa ferramenta. Os critérios adotados para a avaliação do ensaio de prova de carga realizado na ponte sobre o rio Jacaré foram: abertura de fissuras; deformações na armadura longarina e superfície do concreto, deformações no estribo; e deslocamentos verticais máximos e residuais. Em relação ao parâmetro para abertura de fissuras, as recomendações brasileiras mostraram-se condizentes com as demais normas, diferindo apenas da norma alemã, o que se deve a esta ser estabelecida em função de fissuras máximas e variação da abertura de fissuras residuais. Para deslocamentos máximos, as normatizações brasileiras e americanas aderem a limites de projeto, desse modo, divergindo das recomendações espanholas e tchecas que apresentam intervalos em função da previsão teórica. Em função dos deslocamentos residuais, a norma brasileira apresenta o menor deslocamento residual permitido (5%), sendo a mais rigorosa neste critério em comparação com as demais normas (média de 16%). Os resultados obtidos demonstram a aceitação da ponte sobre o rio Jacaré em função de: abertura de fissuras, para todas as recomendações normativas; deformação na longarina e face comprimida do concreto, apenas para a norma alemã; deslocamento máximo, apenas para a norma brasileira (com limites 25 vezes maiores que a média das demais normas); e deslocamentos residuais, para todas as recomendações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das manifestações patológicas das paredes de concreto armado moldadas in loco das casas do residencial Cristo Vive localizado no município de Tucuruí-PA
    (2016-12-21) GOMES, Fagney Brito; MELO, Leonardo dos Santos; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368
    O Residencial Cristo Vive, localizado no município de Tucuruí-PA, o qual faz parte do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, tem como objetivo dar moradia digna a 1000 famílias de baixa renda inscritas nesse programa, tendo suas obras iniciadas no ano de 2012. A construção do residencial foi paralisada em 2013 após uma vistoria técnica da equipe de engenharia da Caixa Econômica Federal – responsável pela fiscalização e financiamento da obra – constatar diversos problemas de infraestrutura e irregularidades, retirando a concessão da então empresa responsável por sua execução. Nesse contexto, após realização de visitas e inspeções visuais, foram observadas diversas manifestações patológicas nas paredes de concreto moldadas in loco das casas desse residencial, sendo uma das principais preocupações a integridade dessas casas quanto à segurança dos usuários e a vida útil das mesmas, tendo em vista a ocupação desordenada do residencial antes do término das obras e reparo dessas manifestações patológicas. Dessa forma, o presente trabalho analisa, através de inspeções visuais e ensaios destrutivos e não destrutivos, as manifestações patológicas, condições funcionais e estruturais das paredes de concreto armado moldadas in loco das casas do Residencial Cristo Vive. Dessa forma, realizaram-se algumas visitas ao local para análise preliminar das construções e em seguida foi efetuada, em algumas habitações, ensaios de carbonatação e esclerometria para verificar a qualidade das paredes. Observou-se diversas inconformidades e manifestações patológicas nas estruturas, tais como: trincas e fissuras, nichos de concreto, deslocamento de armadura durante a concretagem, caixas de passagem elétricas inutilizadas devido a erros durante a concretagem, carbonatação em estado avançado, devido à baixa qualidade do concreto, entre outros. Em função disso, sugeriram-se algumas medidas a fim de melhorar o quadro patológico das mesmas, como combater a penetração de CO2 nas paredes, tratamento da corrosão das armaduras, recuperação de trincas e fissuras e ainda a recuperação de pontos nas estruturas que apresentam falhas de concretagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cálculo automatizado das perdas de protensão utilizando a programação em AutoLISP
    (2010-11-27) BORGES NETO, Osvaldo Sousa; CARNEIRO, Ronaldson José de França Mendes; http://lattes.cnpq.br/9697457188740205
    As estruturas de concreto protendido estão ganhando espaço na construção civil, graças a suas vantagens técnicas e econômicas. Em seu processo de cálculo se faz necessário a verificação das perdas de protensão, que são inerentes a essa tecnologia, buscando o melhor aproveitamento dos materiais e economia na estrutura. Para tanto, é indispensável o uso de ferramentas computacionais a fim de otimizar as etapas de cálculo. A programação em AutoLISP, uma linguagem reconhecida pelo AutoCAD, é muito empregada pelos projetistas, permite a programação das equações das perdas de protensão preconizadas na NBR 6118 e desenha o elemento protendido com os gráficos das perdas de protensão. São apresentados dois exemplos para validar os resultados do programa. Os resultados obtidos pelo programa são comparados aos valores obtidos manualmente. Os resultados mostram que o programa é eficiente no cálculo das perdas de protensão, tanto para o caso ancoragens ativa-ativa quanto no caso de ancoragem ativa-passiva, bem como na visualização dos gráficos das perdas imediatas e progressivas. Outro ponto positivo do uso do programa é a utilização da formulação mais elaborada para cálculo das perdas progressivas prevista na NBR 6118, que resultam em valores mais precisos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elemento de volume representativo do concreto: uma contribuição no aspecto geométrico com a utilização de elipsoides como inclusões
    (2014-10-24) SILVA, Davi Barbosa Costa da; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192
    A importância econômica e social de grandes empreendimentos, como as hidrelétricas, justifica a adoção do maior número possível de medidas de segurança. Em se tratando de estruturas, particularmente as de concreto utilizadas nas barragens, verificam-se a utilização de instrumentos de precisão para se acompanhar o comportamento do maciço e as inspeções visuais. Estas duas abordagens se complementam e são extremamente úteis na adoção de parâmetros que orientem as medidas de manutenção. Com o intuito de se acrescentar e otimizar essas técnicas e métodos, podem ser adotados modelos computacionais que permitam a previsão do comportamento das estruturas de concreto. Entre as abordagens possíveis, menciona-se a análise multiescala, na qual se busca relacionar parâmetros da micro à meso e macroestrutura. Observa-se a existência de algoritmos que procuram viabilizar estas melhorias, gerando, portanto, possibilidade de inovação. Com a intenção de contribuir na área, no presente trabalho procurou-se aprimorar e desenvolver uma das ferramentas adotadas neste ramo. Utilizando as noções de elemento de volume representativo (RVE, sigla em inglês) e focando nos aspectos geométricos da questão, elaborou-se uma sequência de instruções que permitem a geração aleatória de inclusões elipsoidais, representando os agregados graúdos do concreto envoltos pela zona de transição, aplicando ajustes geométricos às quádricas que estejam localizadas nas proximidades das faces do RVE, fundamentando-se no método take-and-place e em trabalhos relacionados. O resultado foi um algoritmo que fornece uma estrutura de dados organizada de maneira a servir como parâmetro de entrada em aplicações próprias para análise estrutural multiescala.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da lixiviação em desenvolvimento no concreto da eclusa 1, estrutura componente do sistema de transposição da barragem de Tucuruí
    (2016-06-27) OLIVEIRA, Thais Valadares; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192
    O concreto é o material de construção mais utilizado no mundo e principal constituinte de importantes empreendimentos, como é o caso das grandes barragens. Isto justifica a preocupação em conhecer o comportamento deste material, de modo manter a integridade e a segurança destas estruturas. Diversos mecanismos são capazes de acarretar a deterioração de elementos de concreto, sejam eles fundamentados em processos químicos ou físicos. A lixiviação é um desses. Por meio dela o concreto sofre, com o tempo, significativa redução de resistência e aumento de permeabilidade, devido principalmente à perda de massa por ela provocada. A lixiviação acarreta, através de processos químicos, a hidrólise dos componentes da pasta de cimento, devido a percolação de águas puras ou ácidas, favorecendo o carreamento de substâncias essenciais. Este meio de deterioração foi identificado em largo desenvolvimento na Eclusa 1, estrutura componente do Sistema de Transposição de Desnível da Barragem de Tucuruí, e analisado por meio da quantificação da perda de massa pelo maciço no período em estudo (doze meses) e da estimativa da consequente redução de resistência e aumento da porosidade do concreto. Além disso, algumas patologias identificadas no decorrer da pesquisa também foram analisadas, como a carbonatação e o desgaste superficial do paramento, de modo a verificar possíveis correlações com a patologia foco deste trabalho. O produto da lixiviação é uma crosta branca, também conhecida na literatura como eflorescência, que se forma devido ao contato entre o material lixiviado do concreto e o gás carbônico em suspensão no ar atmosférico. Para a mensuração da perda de massa no período em análise, foram relacionadas às vazões nos drenos onde se observou maior ocorrência da patologia e as diferenças entre as concentrações das substâncias encontradas em análises químicas realizadas na água que sai dos mesmos e na do reservatório resguardado pela barragem. A estimativa da perda de resistência foi possível por meio tanto de ensaio não destrutivo, em questão a esclerometria, quanto de ensaio destrutivo, englobando extração e rompimento de corpos de prova provenientes do concreto do paramento de montante da eclusa. A verificação do aumento da porosidade, por sua vez, teve o auxílio tanto de imagens obtidas com Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) quanto de ensaios laboratoriais utilizados para a descoberta do índice de vazios, bem como da taxa de absorção dos testemunhos extraídos. A carbonatação foi mensurada com o auxílio de solução de fenolftaleína e paquímetro e o desgaste superficial medido empiricamente, a partir da comparação entre os corpos de prova extraídos abaixo do nível máximo de água (cota 74 m) e acima deste (utilizados como referência). Com efeito, a substância com valor mais expressivo entre as extraídas do concreto foi o cálcio, fato que justifica a intensa formação na saída dos drenos de carbonato de cálcio (eflorescência), bem como a perda de resistência, devido à retirada de produtos da pasta de cimento responsáveis pela conferência de resistência a mesma, e claro, o aumento da porosidade, uma vez que houve uma alteração na microestrutura do material, que teve parte de suas substâncias levadas pela ação da intensa percolação de água. Observou-se ainda ocorrência de carbonatação em todo o paramento e desgaste superficial generalizado e homogêneo abaixo do nível máximo d’água.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações do aumento da resistência do concreto no cálculo da dosagem nas estruturas de concreto armado: estudo de caso com dados de 10 anos de uma concreteira
    (2024-10-23) OLIVEIRA, Marcelo Vasconcelos de; SOUZA, Elber Jorge Amorim; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660
    Este trabalho investiga as implicações do aumento da resistência característica do concreto (fck) no processo no cálculo da dosagem (fcj), simulando a variação desse valor em modelos computacionais baseado em uma estrutura real, tendo como base os dados coletados ao longo de 10 anos das resistências a compressão dos corpos de prova de concreto com 28 dias de idade, produzido por uma central produtora de concreto. Fazendo uma breve análise dos dados coletados observou-se que, para cada classe de resistência, as resistências médias obtidas nos ensaios são compatíveis com os valores do fck e em alguns casos superiores, porém estas são, em sua maioria, maiores que as resistência solicitada no dimensionamento estrutural em concreto armado. Esta discrepância entre a resistência real e a resistência projetada tem implicações significativas no dimensionamento dos elementos estruturais, que por sua vez impacta no consumo de materiais, que pode em alguns casos ocasionar um sobreconsumo de materiais como aço e cimento, considerados como vilões nos custos desse método construtivo. O estudo analisa o impacto dessa variação na resistência do concreto em uma estrutura real, destacando os riscos associados à superestimação da resistência no cálculo de dosagem. Além disso, são explorados os potenciais impactos financeiros dessa disparidade, considerando os custos adicionais. Os resultados destacam os impactos ocasionados por elementos mais rígidos que o solicitado. Além disso, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem proativa para mitigar os riscos associados à variação na resistência do concreto, incluindo uma avaliação rigorosa da qualidade dos materiais, monitoramento contínuo durante a construção e adoção de práticas de controle de qualidade robustas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência do tipo de tratamento e do uso de conectores na resistência de juntas em elementos de concreto
    (2015-01-09) BRANDÃO, Jaciara Santos; PINTO, Rosângela Silva; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485; https://orcid.org/0000-0001-8905-9479
    A utilização de junta de concretagem é um artifício muito comum na indústria da construção civil, podem se fazer necessárias por motivos construtivos, em casos de ampliação de uma edificação, mudança do uso da estrutura ou até mesmo pela necessidade de aumentar a capacidade resistente da estrutura. Observa-se que a NBR 6118 não apresenta recomendações para a execução ou determinação da resistência na ligação de juntas de concretagem. Percebese também que algumas normas internacionais, tais como FIB (2010) e Eurocode 2 apresentam divergências. No objetivo de avaliar a influência do tratamento feito nas juntas e ainda do uso dos conectores na resistência final da ligação, os concretos utilizados neste trabalho apresentaram uma resistência à compressão, na primeira e segunda concretagem, de aproximadamente 18 e 46 MPa, respectivamente. Em todos os espécimes foram realizados apicoamento com a finalidade de aumentar a rugosidade da superfície de ligação. As variáveis foram em relação ao uso de adesivo estrutural e quanto ao número de conectores mecânicos com diferentes arranjos e profundidades na junta de ligação. Para análise da deformação dos conectores foram utilizados extensômetros elétricos. Observou-se tendência para o aumento da resistência cisalhante na peça com maior quantidade de pinos, assim como o uso de resinas epoxídicas nas ligações influenciou na resistência de ruptura, apresentando resistência maior em relação ao pilar de referência. Dentre as expressões propostas nas recomendações normativas para avaliação da resistência de ruptura na interface do concreto, a expressão analítica que mais se aproximou dos resultados experimentais foi a do EUROCODE2, quando analisado a tensão de ruptura pelo FIB (2010), este mostrou-se conservador.
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